Cumulativos de programação de venda

Cumulativos (CUMs) são os totais do ano até o momento para quantidades expedidas, recebidas e faturadas. Use os cumulativos para rastrear se a programação de venda está atrasada ou adiantada em comparação com a demanda.

Os tipos a seguir de cumulativos de programação de venda estão disponíveis:

  • Cumulativos expedidos

    A quantidade acumulada total expedida para uma programação de venda específica. É possível visualizar os CUMs expedidos na sessão CUM expedido (tdsls3532m000) e na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000)
  • Cumulativos recebidos

    A quantidade acumulada total que o parceiro de negócios receptor recebeu para uma programação de venda específica. É possível visualizar os CUMs recebidos na sessão CUM expedido (tdsls3532m000), na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000) e na sessão Autorizações FABRICADAS/NÃO PROCESSADAS (tdsls3134m000)
  • Cumulativos faturados

    A quantidade acumulada total faturada para uma programação de venda específica. É possível visualizar os CUMs faturados na sessão CUM faturado (tdsls3533m000) e na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000).
Nota

Se a programação de venda for baseada em um contrato de venda com acordos de termos e condições vinculados, na sessão Termos e condições de programação (tctrm1131m000):

  • Use o campo Atualização CUM exped. para definir quando os CUMs expedidos são atualizados na sessão CUM expedido (tdsls3532m000).
  • Use o campo Método de determinação de ID da última expedição para definir como a última expedição é determinada para calcular os cumulativos recebidos.

Sincronizar cumulativos da programação

  • Com base no modelo de cumulativo

    Se tanto clientes quanto fornecedores usarem o LN para comunicar necessidades de programação, os cumulativos expedidos serão atualizados por você. Dados dos cumulativos são sincronizados conforme um modelo de cumulativo baseado em ordem ou recebimento. Para obter mais informações, consulte Sincronização de CUMs com base no modelo de cumulativo.
  • Com base em dados do componente externo

    Se um componente externo comunicar as necessidades de programação para o LN, os cumulativos expedidos poderão ser atualizados pelo componente externo. Nesse caso, os cumulativos serão sincronizados com os dados dos cumulativos recebidos do componente externo. Para obter mais informações, consulte Sincronização de CUMs com base em dados de componente externos.

Usar cumulativos da programação de venda

No procedimento de programação de venda, os cumulativos são usados:

  • Para acompanhar as quantidades totais acumuladas
  • Para verificar e ajustar as programações de venda para entrega excedente e insuficiente. Para obter mais informações, consulte Ajustar programações de venda.
  • Para monitorar se o CUM recebido do parceiro de negócios corresponde ao CUM expedido. Caso contrário, são geradas disputas que devem ser resolvidas. Para obter mais informações, consulte Reconciliar programações de venda.
Nota
  • Programações de venda referidas, liberações de material, folhas pick-up e contratos de entrega não são verificados nem ajustados quanto a entrega excedente ou insuficiente
  • Se você sincronizar cumulativos da programação de venda com base em dados do componente externo, continuará sendo possível executar a funcionalidade de ajuste. Porém, isso não é lógico, uma vez que o ajuste de programação provavelmente também é tratado pelo componente externo
  • Se você sincronizar CUMs com dados de componente externo, a funcionalidade de reconciliação da programação de venda não se aplica.