Compensação de lead time

O Planejamento empresarial compensa os lead times para localizar as datas inicial e final da ordem. Se, durante o planejamento de ordem, for gerada demanda, haverá recebimentos de ordem planejada em determinado período de planejamento. Esse recebimento planejado de mercadorias exige a liberação dessa ordem em um período anterior, de modo que o local de fabricação possa iniciar o processo de produção, o departamento de vendas possa despachar a quantidade solicitada ou o fornecedor saiba quando expedir as mercadorias para transporte.

O diagrama abaixo mostra os pontos cruciais no tempo do processo de compensação de lead time:

A Data inicial
B Data final
C Data da necessidade

Com base nos componentes de lead time a partir dos quais o lead time total de uma ordem planejada é criado, e que variam de acordo com o tipo de origem de ordem (compra, produção ou distribuição), o Planejamento empresarial calcula a data em que a ordem planejada deve ser liberada. Esse processo é chamado de compensação de lead time.

Os dados básicos de que o Planejamento empresarial precisa para executar a compensação de lead time são:

  • Dados de lead time: componentes de lead time são parcialmente comuns, parcialmente específicos da origem.
  • Calendários: calendários determinam quando os recursos necessários para produzir ou comprar as mercadorias necessárias estão disponíveis e qual a sua capacidade.

Antes que o Planejamento empresarial possa compensar os lead times, os componentes de lead time devem ser convertidos de dias em horas. Somente então o Planejamento empresarial pode comparar as horas resultantes com as horas de planos disponíveis no calendário apropriado.

Durante o processo de compensação de lead time, o Planejamento empresarial usa a data de necessidade como ponto de partida e, a partir daí, leva em conta os componentes separados do lead time em ordem cronológica inversa fixa para dar passos retroativos. O tamanho dos passos no Planejamento empresarial depende do tipo de componente de lead time e do espaço disponível (tempo do plano) no calendário utilizado para compensar o componente de lead time.

Esse processo finalmente leva o Planejamento empresarial ao ponto no tempo em que o fornecedor envolvido deve iniciar as atividades para ser capaz de entregar a tempo as mercadorias necessárias: a data inicial da ordem.

Para compensar os componentes individuais de lead time, o Planejamento empresarial usa diferentes calendários. Um calendário no LN não representa somente as datas em ordem cronológica, mas para cada data inclui também uma programação diária que indica:

  • se um recurso está disponível ou não em determinado dia.
  • as horas exatas em que o recurso estará disponível
  • qual a capacidade/taxa de eficiência do recurso nas horas específicas.

O calendário que o Planejamento empresarial seleciona para compensar um componente de lead time específico depende do recurso em que é realizada a atividade logística à qual o componente do lead time se refere. Para obter informações detalhadas sobre calendários, consulte o tópico de ajuda Calendários no Planejamento empresarial.

Quando o Planejamento empresarial tiver terminado a compensação de um componente de lead time específico, o mecanismo de compensação ficará parado por certo tempo em determinada data. A partir desse momento, o processo continua a compensar o próximo componente do lead time da ordem total, para o qual o Planejamento empresarial muda para o calendário vinculado ao recurso que realiza a atividade à qual se relaciona aquele componente de lead time.

Dependendo do horizonte de lead time fixo, o Planejamento empresarial pode compensar de forma detalhada ou de forma mais agregada. Quando o Planejamento empresarial compensa o lead time de forma detalhada, ele compensa individualmente todos os componentes de lead time a partir dos quais é criado o lead time da ordem para cada tipo de ordem. Na forma mais agregada, o Planejamento empresarial compensa somente um componente de lead time entre a data inicial e a data final da ordem.

Nota

É possível definir componentes de lead time em dias ou em horas. Se houver somente uma hora/um segundo disponível em um dia, o Planejamento empresarial considerará esse um dia disponível no planejamento de lead time.