Programações de vendas no Planejamento empresarial

Em Sales, é possível usar programações de vendas para clientes que enviam ordens regularmente para um período relativamente longo. As programações de vendas dão suporte a vendas de longo prazo com entregas frequentes. Em uma programação de vendas, é possível armazenar todos as necessidades de um item específico que são vendidos a certo parceiro de negócios.

Uma programação de vendas consiste nas duas partes a seguir:

  • Uma programação de sequência de expedição: a parte confirmada das necessidades. A programação de expedição contém informações detalhadas sobre os tempos de remessa ou os prazos de entrega e as quantidades das mercadorias ordenadas, e é definida em datas exatas em um período e por um período relativamente curto.
  • Uma liberação de material: a parte prevista do período de planejamento total.

Programação de sequência de expedição

O Enterprise Planning gerencia as ordens de venda que resultam de uma programação de venda como ordens de venda normais e armazena as necessidades que se originam da parte de programação de expedição como ordens de programação de venda do tipo de transação - (Baixa planejada) na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000).

No Enterprise Planning, a parte de programação de expedição da programação de vendas é armazenada como ordem de cliente na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000) e é consumida a partir da previsão. Na sessão Plano de ordem de item (cprrp0520m000), é possível ver a parte de programação de expedição como ordens planejadas do tipo programação de vendas.

Liberação de material

O Enterprise Planning armazena as necessidades que se originam da parte de liberação de material da programação de vendas no campo Ordens de cliente não confirmadas da sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000). Essas necessidades não afetam o processo de planejamento do Enterprise Planning e são exibidos somente para mostrar que parte das ordens de cliente ainda não está confirmada. Na sessão Plano de ordem de item (cprrp0520m000), o Enterprise Planning mostra as necessidades de venda da parte de liberação de material da programação de vendas como previsão de programação de vendas.

Planejamento mestre e planejamento de ordem

Ao atualizar ou simular o plano mestre de item ou o plano de ordem de item, o Enterprise Planning lê os dados de fluxo de mercadorias a partir da sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000) para considerar as quantidades de vendas da programação de expedição. Para considerar as quantidades de vendas relacionadas à liberação de material da programação de vendas, o Enterprise Planning lê as programações com tipo de liberação de material na sessão Programações de vendas (tdsls3111m000).

Atualizações de ATP

Se as quantidades de ordens ou datas (de entrega) na programação de expedição ou na liberação de material mudarem e você tiver marcado a caixa de seleção Atualização on-line de ATP no EP na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000), o LN executará uma atualização de ATP para o item. Essa atualização é similar à atualização de ATP que o Enterprise Planning realiza se alguma coisa mudar em recebimentos ou baixas planejados na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000). O Enterprise Planning verifica o aceite das ordens de venda em relação ao valor real de ATP.

Em caso de alterações, o Enterprise Planning também define duas novas datas de alteração líquida, para que as alterações possam ser consideradas durante uma execução de planejamento:

  • A data de alteração líquida na sessão Item - Ordem (tcibd2100m000). Essa é a data a partir da qual o Enterprise Planning deve considerar as alterações na programação de expedição.
  • A data de alteração líquida na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Essa é a data a partir da qual o Enterprise Planning deve considerar todas as outras alterações.

Para realizar uma atualização de ATP e estabelecer novas datas de alteração líquida, o Enterprise Planning lê dados de fluxo de mercadorias do item. O Enterprise Planning recebe as datas e as quantidades relacionadas à programação de expedição do módulo Inventory Planning em Warehousing.

Para executar uma atualização de ATP para alterações na parte de liberação de material da programação de expedição, o Enterprise Planning recebe de Sales os dados sobre a quantidade e data em que as necessidades de vendas são necessárias.

Programações de liberação de material sobrepostas: Extrapolação

O Enterprise Planning recebe as necessidades de vendas relacionadas à programação de expedição de uma data específica do módulo Inventory Planning, enquanto recebe as necessidades de vendas relacionadas à liberação de material como uma quantidade do módulo Sales Control. As programações de expedição geralmente acabam no meio de um período de planejamento e, em resultado disso, existe uma sobreposição entre a programação de expedição e a liberação de material em um período de planejamento específico. Por esse motivo, o LN distingue entre as programações de liberação do material que se sobrepõem a uma programação de expedição e aquelas que não se sobrepõem.

No caso de liberações de materiais que se sobrepõem a uma programação de expedição, o Sales utiliza o método de extrapolação para determinar as quantidades de vendas para os dias não preenchidos com necessidades de vendas que se originam da programação de expedição.

O modo em que o LN extrapola essas quantidades depende de a caixa de seleção Estimativa linear estar marcada ou não na sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000):

  • Se você desmarcar a caixa de seleção Estimativa linear, o LN subtrairá as quantidades de vendas da programação de expedição das quantidades da liberação de material em determinado período de planejamento. A seguir, o LN dividirá a quantidade resultante pelos dias no período de planejamento não atendidos pelas quantidades da programação de expedição.
  • Se você marcar a caixa de seleção Estimativa linear, o LN dividirá a quantidade de liberação de material pelo número de dias no período de planejamento. A seguir, o LN preencherá com o valor resultante os dias no período de planejamento que não têm quantidades de programação de expedição.

Nos períodos de planejamento em que a liberação de material não se sobrepõe à programação de expedição, o Sales enviará a quantidade total de liberação de material para o Enterprise Planning ao realizar uma verificação de ATP.

Outra caixa de seleção que desempenha uma função importante no processo de extrapolação é a caixa de seleção Demanda acumulada na data inicial do período da sessão Itens - Parceiro de negócios de vendas (tdisa0510m000):

  • Se você selecionar Demanda acumulada na data inicial do período, o LN preencherá o primeiro dia do período de planejamento com a quantidade total da parte de liberação de material da programação de vendas.
  • Se você desmarcar a caixa de seleção Demanda acumulada na data inicial do período, o LN distribuirá a quantidade total da liberação de material pelo número de dias do período de planejamento.

Exemplo 1

Caixa de verificação  
Estimativa linear selecionada
Demanda acumulada na data inicial do período selecionada
Semana 1 2 3
Dia 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5
Liberação de material 50 50 50
Programação de expedição 10 9 8 12 10 12 9
Planejamento 10 9 8 12 10 12 9 10 10 10 50

Na semana 1, ocorre uma liberação de material, mas todo o período é preenchido pela programação de expedição e o Enterprise Planning considera somente a programação de expedição.

Na semana 2, há uma sobreposição: a semana não é completamente preenchida pela programação de expedição, de modo que os dias restantes são preenchidos pela liberação de material. Como a caixa de seleção Estimativa linear está marcada, o LN extrapola a quantidade de liberação de material para o número de dias no período (50: 5 = 10). Os dias não preenchidos pela programação de expedição recebem a quantidade extrapolada (10).

A semana 3 contém somente a liberação de material, e o LN considera a quantidade relacionada. O primeiro dia da semana 3 é preenchido com a quantidade total da liberação de material, porque a caixa de seleção Demanda acumulada na data inicial do período está marcada.

Exemplo 2

Caixa de verificação  
Estimativa linear desmarcada
Demanda acumulada na data inicial do período desmarcada
Semana 1 2 3
Dia 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5
Liberação de material 50 50 50
Programação de expedição 10 9 8 12 10 12 9
Planejamento 10 9 8 12 10 12 9 10 10 9 10 10 10 10 10

O LN distribui então a liberação de material na semana 2 sem estimativa linear, porque a caixa de seleção Estimativa linear não está marcada. Como resultado disso, o Sales subtrai a quantidade da programação de expedição da quantidade total de liberação de material para o período, e divide a quantidade resultante pelo número de dias não preenchidos por quantidades da programação de expedição.

Na semana 3, o LN distribui uniformemente a quantidade total da liberação de material pelo número de dias no período, porque você não marcou a caixa de seleção Demanda acumulada na data inicial do período.

Exemplo 3

Caixa de verificação  
Estimativa linear desmarcada
Demanda acumulada na data inicial do período desmarcada

O exemplo a seguir mostra o que acontece se a quantidade de liberação de material muda de 50 para 60 na semana 2.

Semana 1 2 3
Dia 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5
Liberação de material 50 50 → 60 50
Programação de expedição 10 9 8 12 10 12 9
Atualizar +3 +3 +4
Planejamento 10 9 8 12 10 12 9 13 13 13 10 10 10 10 10

Na semana 2, a quantidade restante para cada dia que não é atendido pela programação de expedição agora é 13 (60 - 12 - 9 = 13). Sales informa ao Enterprise Planning que três quantidades de liberação de material aumentaram e o Enterprise Planning subsequentemente reduz os valores de ATP.

Exemplo 4

O exemplo a seguir mostra o que acontece se a quantidade de programação de expedição muda em um dia específico.

Caixa de verificação  
Estimativa linear desmarcada
Demanda acumulada na data inicial do período desmarcada
Semana 1 2 3
Dia 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5 1 2 3 4 5
Liberação de material 50 60 50
Programação de expedição 10 9 8 12 10 12 15
Atualizar -2 -2 -2
Planejamento 10 9 8 12 10 12 9 11 11 11 10 10 10 10 10

A quantidade da programação de expedição no dia 2 da semana 2 muda de 9 para 15. Essa alteração resulta em uma mudança da sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000), que é enviada ao Enterprise Planning para atualização de ATP.

Obviamente, as alterações nas quantidades da programação de expedição também afetam a liberação de material da semana 2. A nova quantidade para a liberação de material restante na semana 2 no exemplo é 33 (60 - 12 - 15 = 33). A quantidade para cada um dos três dias restantes é, então, 11. Sales comunica essa alteração para o Enterprise Planning que, com isso, aumenta os valores de ATP.