Bshells para processamento paralelo

É possível dividir a execução de planejamento ao longo de vários bshells no LN, o que permite o processamento paralelo de itens de planejamento.

Cada bshell tem sua própria capacidade de processamento e, por isso, quando vários bshells estão em uso, a capacidade de processamento total para execução de planejamento aumenta. Aos bshells são atribuídos itens de planejamento a partir do nível de planejamento superior até que o nível completo tenha sido atribuído e calculado. Em cada passagem, uma média de 500 itens de planejamento são atribuídos a um bshell. Os itens de planejamento de nível inferior são atribuídos a um bshell somente após o nível acima ter sido totalmente atribuído.

O número de itens de planejamento alocados a cada bshell é definido no campo Carga de trabalho por servidor da sessão Parâmetros de performance (cpcom0100m000).

Configuração

Para configurar vários bshells para processamento paralelo:

  1. Marque a caixa de seleção Processamento paralelo na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000).
  2. Selecione a sessão relevante do campo Sessão na sessão Aceleradores de performance (tcmcs0597m000).
  3. No campo Acelerador de performance forneça o número de bshells em execução.
  4. Para otimizar a performance, os parâmetros em Parâmetros de performance (cpcom0100m000) precisam ser definidos.

    • Exibir intervalo de tempo

      Insira o intervalo de atualização para a barra de progresso ao executar a sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000).
    • Carga de trabalho por servidor

      Insira o número máximo de itens de planejamento incluídos em cada lote distribuído pelos bshells paralelos.

      Se forem utilizados vários bshells, o LN usará um cálculo dinâmico para determinar a carga de trabalho ideal por servidor. A carga de trabalho é utilizada como limite superior para cada um dos bshells. Recomenda-se uma carga de trabalho média de 500 itens de planejamento por bshell.

    • Carga de trabalho baseada em operações

      Se essa caixa de seleção estiver marcada, a composição de roteiro de cada item será utilizada como parâmetro para distribuição de carga de trabalho pelos bshells disponíveis.

      Nota: Quanto mais operações um roteiro contiver, mais peso terá.

      Se essa caixa de seleção estiver marcada, o desempenho aumenta em caso de grandes diferenças no número de operações entre os diferentes itens. Se essa situação não se aplicar, esse parâmetro deverá ser desativado.

    • Cálculo dinâmico da carga de trabalho

      Se essa caixa de seleção estiver marcada, a carga de trabalho total será igualmente distribuída pelos bshells disponíveis.
Nota

O processo de planejamento pode usar vários bshells, mas o processo de transferência pode ser implementado somente em um por vez.