Execução RRP, seleção de item

Esta sessão descreve como o LN seleciona os itens para planejar nas sessões Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) e Gerar planejamento de ordem (item) (cprrp1220m000).

  • Planejamento de alteração líquida

    Para cada item de planejamento, o LN registra se ocorreu uma alteração desde a última simulação, por exemplo, uma alteração na lista de material ou nos valores de demanda. O LN também registra a primeira data em que uma alteração ocorreu (data de alteração líquida).

    É possível fazer as sessões de planejamento de ordem planejarem somente itens para os quais os dados de planejamento foram alterados desde a última execução de planejamento.

  • Seleção de item ascendente

    Para investigar os efeitos de uma alteração na disponibilidade de algum componente crítico usado em muitos produtos finais, é possível usar a característica de seleção de item ascendente.

    Em uma execução de planejamento ascendente, o LN planeja cada item que, de alguma forma, depende da disponibilidade do item de planejamento inicialmente selecionado.

  • Seleção de item descendente

    Para realizar uma execução de planejamento completa com algumas ordens de venda de alta prioridade, por exemplo, para um item final personalizado e sofisticado (produção por projeto), é possível usar a característica de seleção de item descendente.

    Em uma execução de planejamento descendente, o LN planeja cada item comprado e a submontagem cuja disponibilidade em tempo hábil pode influenciar a produção do item de planejamento inicialmente selecionado.

  • Restrições

    O LN aplica as seguintes restrições à seleção de itens de planejamento, para os quais o LN gera o planejamento de ordem:

    • O LN inclui somente os itens de planejamento definidos no nível de planejamento especificado.
    • A seleção de item ascendente não funciona para itens com estrutura de padrão para ordem (STO).
    • Tanto descendente como ascendente selecionam itens relacionados em uma companhia. O algoritmo de seleção é interrompido assim que encontra uma alteração na companhia.
  • Procedimento de seleção

    O LN determina o conjunto de itens de planejamento a planejar da seguinte forma:

    1. Intervalo de seleção

      O LN seleciona o item de planejamento especificado na sessão Gerar planejamento de ordem (item) (cprrp1220m000) ou o intervalo de itens de planejamento especificado na sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000).
    2. Seleção ascendente

      Ao marcar a caixa de seleção Incluir itens pai para os itens de planejamento selecionados, o LN também incluirá os seguintes itens:

      • Itens pai na lista de material (BOM).
      • Itens de recebimento especificados na sessão Relações de fornecimento (cprpd7130m000).
      • Itens primários na lista genérica de material (BOM) para itens genéricos incluídos no intervalo de itens.
      • Itens derivados: Os itens de projeto para os quais foi criado um projeto no módulo Project Control em Manufacturing.
      • Alternativos

        • Os materiais esgotados e materiais alternativos dos itens selecionados.
        • Todos os itens para os quais um item selecionado é um material esgotado ou alternativo.

      A seleção ascendente funciona de forma multinível. Por exemplo: o LN também seleciona o item primário do item primário, até os itens finais que podem ser vendidos aos clientes.

    3. Seleção descendente

      Ao marcar a caixa de seleção Incluir itens filho para os itens de planejamento selecionados, o LN também incluirá os seguintes itens:

      • Componentes da lista de material.
      • Itens de fornecimento especificados na sessão Relações de fornecimento (cprpd7130m000).
      • Componentes na lista genérica de material (BOM) para itens genéricos incluídos no intervalo de itens.
      • Itens derivados: Os itens genéricos ou normais usados para criar itens de projeto no módulo de Controle de projeto (PCS) da Fabricação e dos quais são derivados os itens de projeto incluídos no intervalo de itens especificado.

        Se, durante o planejamento baseado em ordem, for preciso criar a estrutura de projeto de um item de projeto, isso também funciona em conjunto com o algoritmo de seleção de item descendente. Por exemplo: se, durante o planejamento baseado em ordem, o LN descobrir que o fornecimento deve ser gerado pelo item de projeto PX, o LN copiará a estrutura do item X. Nesse caso, o LN também deverá criar novos itens de projeto. Esses itens de projeto recém-criados também são levados em conta durante o planejamento.

      • Alternativos

        • Os materiais esgotados e materiais alternativos dos itens selecionados.
        • Todos os itens para os quais um item selecionado é um material esgotado ou alternativo.

      A seleção descendente funciona de forma multinível. Por exemplo: o LN também seleciona componentes dos componentes até as peças compradas.

    4. Restrições

      O LN aplica as restrições relacionadas anteriormente em "Restrições" à seleção de item de planejamento.
    5. Se a caixa de seleção Executar um planejamento de alteração líquida estiver marcada, o LN restringirá a execução de planejamento para itens de planejamento cujos parâmetros de planejamento ou estrutura de item tiverem sido alterados desde a execução de planejamento de ordem anterior. Para obter detalhes, consulte simulações de alteração líquida.
    6. Itens fantasma

      Se a caixa de seleção Herdar armazém se item principal for um fantasma da sessão Lista de material (tibom1110m000) for marcada para qualquer dos itens de planejamento selecionados, o Enterprise Planning selecionará itens de planejamento para todos os agrupamentos do material. Para obter mais informações, consulte Fornecimento direto de material (DMS)

Para obter exemplos deste procedimento, consulte a Seleção de item no planejamento de ordem, exemplos.