Planejamento mestre infinito

No planejamento mestre infinito, o LN gera um plano de fornecimento sem considerar qualquer restrição de capacidade ou de materiais. Portanto, esse método de planejamento é comparável ao tradicional paradigma de planejamento MRP II.

O planejamento infinito é especialmente apropriado em situações em que a quantidade de capacidade disponível e a disponibilidade de materiais para produção podem ser facilmente expandidas quando necessário.

O planejamento infinito é o método de planejamento padrão no planejamento mestre. É usado para:

  • itens de planejamento que não foram vinculados a uma unidade de planejamento específica.
  • Itens de planejamento que foram vinculados a uma unidade de planejamento na qual o Planejamento infinito é o mecanismo de planejamento mestre utilizado.
Nota
  • A escolha do mecanismo de planejamento mestre faz diferença somente para o planejamento da produção. O planejamento de compras e de distribuição são sempre realizados da mesma forma, independentemente de o planejamento infinito ou o controle de carga de trabalho ser usado como mecanismo de planejamento mestre.

  • Abaixo, há uma visão geral do procedimento de planejamento usado no planejamento infinito (e que também tem uma função no controle da carga de trabalho). Consulte Controle de carga de trabalho. Para obter uma descrição passo a passo do modo como os planos mestre de item são atualizados, consulte também Atualizar os dados do plano mestre.

  • Produção e compra são usadas como origens de fornecimento somente se o campo Atualização automática de plano de produção ou Atualização automática de plano de compra na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) estiver definido como Gerar ou Atualizar sempre.

  • Os dados de ATP são mantidos somente dentro do Horizonte CTP.

Procedimento de planejamento

Durante uma simulação de plano mestre na sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000) ou na sessão Gerar planejamento mestre (item) (cprmp1203m000), o LN gera um plano de fornecimento para atender à demanda em um período de planejamento e para atingir a meta de estoque expressa no plano de estoque.

O procedimento é bastante similar ao procedimento para atualizar um plano mestre de item (consulte Atualizar os dados de plano mestre). Mas há uma grande diferença. No procedimento de atualização, o estoque projetado é simplesmente recalculado. Uma simulação, por outro lado, envolve a detecção de escassez no estoque projetado e a geração de um plano de fornecimento para abranger essa escassez.

Um plano de fornecimento é gerado somente dentro do horizonte de planejamento mestre do item.

Determinar o fornecimento necessário

Para cada período de planejamento para o qual o fornecimento deve ser planejado, a quantidade necessária deve ser calculada. Em primeiro lugar, é calculado o nível de estoque esperado no fim do período. Para o procedimento básico, consulte Para calcular o estoque projetado. Tenha em mente, porém, que nessa fase do cálculo, as quantidades do plano de fornecimento que devem ser recalculadas são ignoradas (ou seja, definidas como zero). Isso significa que:

  • As ordens de distribuição planejadas são ignoradas (elas sempre são geradas novamente durante uma simulação de plano mestre).
  • O plano de produção será ignorado se o campo Atualização automática de plano de produção da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) for definido como Gerar ou Atualizar sempre.
  • O plano de compra será ignorado se o campo Atualização automática de plano de compra da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) for definido como Gerar ou Atualizar sempre.

Se o nível de estoque esperado calculado dessa maneira for igual ou maior do que o plano de estoque para o período de planejamento em questão, não será preciso planejar mais fornecimento para esse período de planejamento. Nesse caso, o algoritmo de planejamento continua com o período seguinte.

Se o nível de estoque esperado for menor do que o plano de estoque, a diferença entre os dois é a quantidade para a qual um plano de fornecimento deve ser gerado.

Selecionar as origens do fornecimento

Para o fornecimento que deve ser planejado, o sistema de planejamento deve determinar que origens usar (produção, compra, distribuição ou uma combinação desses) e como dividir o fornecimento por essas origens. Isso é feito de acordo com as configurações de recurso registradas para o item envolvido. Para obter mais informações, consulte Fontes de fornecimento.

Dependendo dessas configurações de recurso, a quantidade do plano de fornecimento é alocada em uma das seguintes formas:

  • Somente uma origem é usada para fornecimento (na produção, compra ou distribuição).
  • O fornecimento é dividido em termos percentuais por duas ou três origens diferentes.

Recalcular o estoque projetado e o ATP

Após o planejamento de fornecimento ser atualizado, o estoque projetado será recalculado (consulte Para calcular o estoque projetado).

Além disso, o ATP e o ATP cumulativo são recalculados (consulte ATP de item previsto).