Algoritmo para previsão de demanda

O LN calcula a previsão de demanda com base na demanda histórica usando o seguinte algoritmo.

Os principais passos do cálculo são:

  1. Recuperar o histórico de demanda.
  2. Verificar o histórico de demanda.
  3. Determinar o fator de tendência.
  4. Determinar o padrão sazonal.
  5. Prever a demanda.
  6. Calcular erros de previsão e correlação sazonal.
  7. Converter a previsão de demanda em períodos de planejamento.

Nas sessões a seguir, cada passo do cálculo será explicado.

1. Recuperar o histórico de demanda

A previsão de demanda é baseada nos dados de demanda histórica no período entre a data inicial do cenário e o período de planejamento atual.

Os dados de demanda histórica são compostos pelos seguintes campos na sessão Plano mestre de item (cprmp2101m000) ou Plano mestre de canal (cpdsp5130m000):

  • Recebimentos de produção programados
  • Entregas internas (*)

(*) Considerado somente se a caixa de seleção Prev. demanda dependente na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) estiver marcada.

O LN converte o histórico de demanda no plano mestre atual de períodos de planejamento em períodos de previsão de duração fixa, com base no campo Duração do período de previsão da sessão Cenários (cprpd4100m000). Consulte Para distribuir quantidades de plano mestre ao longo dos dias civis.

Ajustar para os dias não úteis

O LN aumenta a demanda real com uma demanda fictícia para dias não úteis, como feriados, a fim de evitar flutuações de demanda. A demanda fictícia é igual à demanda média no período de previsão.

O calendário da unidade empresarial do item (consulte a sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000)) define quais dias são dias úteis. O LN reverte o ajuste no passo final do cálculo quando a previsão de demanda é convertida novamente em períodos de planejamento.

2. Verificar o histórico de demanda

Após o LN recuperar o histórico de demanda disponível de um item de planejamento, ele verifica se o histórico de demanda é suficiente para realizar uma previsão de demanda. O LN conta os períodos de previsão do primeiro período com a demanda real até o período atual.

Os critérios do número mínimo de períodos de previsão dependem do método de previsão aplicado e do tempo de ciclo sazonal. Se os dados históricos não forem suficientes, o LN abortará o cálculo da previsão de demanda e relatará o motivo.

3. Determinar o fator de tendência

A determinação do fator de tendência depende de:

  • Tipo de influência de tendência
  • Tipo de influência sazonal

Esses parâmetros se localizam na sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000).

Nota

Na parte do texto a seguir, supõe-se que a caixa de seleção Atualização automática de parâmetros de previsão esteja desmarcada. O efeito da atualização automática de parâmetros de previsão é descrito posteriormente.

Linear

Se o campo Tipo de influência de tendência for Linear, a influência da tendência poderá ser descrita por meio da seguinte fórmula:

FD(t) = CS + TF *	t 

Onde CS = demanda constante TF = fator de tendência FD(t) = previsão de demanda para o período t

O LN calcula o fator de tendência (TF) e a demanda constante (CS) com base em um polinômio de primeiro grau por meio de regressão polinomial. Consulte o Princípio de regressão polinomial. Se houver um ciclo sazonal, o LN determinará o polinômio de primeiro grau com base em um número inteiro de ciclos sazonais.

Progressivo

Se o campo Tipo de influência de tendência for Progressivo, a influência da tendência poderá ser descrita por meio da seguinte fórmula:

FD(t) = BS * (TF ^ (t-1)) 

Onde BS = demanda base (a demanda estimada para o período 1) TF = fator de tendência FD(t) = previsão de demanda para o período t

O LN determina o fator de tendência (TF) e a demanda base (BS) por meio do seguinte cálculo:

  • O cálculo baseia-se no primeiro e no último período com histórico de demanda. Se existir influência sazonal, dois períodos, que se encontrem a um número inteiro de ciclos sazonais de distância, serão selecionados.
  • A demanda estimada dos períodos selecionados é determinada por meio de um polinômio de segundo grau. O LN determina esse polígono com regressão polinomial. Se não for possível determinar um polinômio de segundo grau, a demanda real no primeiro e no último período com histórico de demanda será usada em vez da demanda estimada.
  • O fator de tendência e a demanda base são calculados da seguinte forma:
BS demanda base
TF fator de tendência
ED(t1) a demanda estimada no primeiro período com histórico de demanda
ED(t2) demanda estimada no último período com histórico de demanda
n nº de períodos de histórico de demanda menos 1

Não aplicável

Se o campo Tipo de influência de tendência for Não aplicável, o fator de tendência não será utilizado.

Nota

O LN verifica se há uma tendência. O LN relata as seguintes situações sem realmente alterar o tipo de influência de tendência:

  • O campo Tipo de influência de tendência é Linear ou Progressivo, mas não é possível detectar nenhuma tendência.
  • O campo Tipo de influência de tendência é Não aplicável, mas, mesmo assim, é detectada uma tendência.

Atualização automática de parâmetros de previsão

Se a caixa de seleção Atualização automática de parâmetros de previsão da sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000) estiver marcada, o LN realizará uma detecção automática de tendência.

Se o campo Tipo de influência de tendência for Linear ou Não aplicável, o LN calculará um fator de tendência de acordo com o método para tendências lineares. Se o fator de tendência for zero, o LN definirá o campo Tipo de influência de tendência como Não aplicável.

O LN relata qualquer alteração automática do campo Tipo de influência de tendência.

4. Determinar o padrão sazonal

Um padrão sazonal é definido por uma série de fatores sazonais: um fator sazonal para cada período de previsão em um ciclo sazonal.

Se você tiver especificado um padrão sazonal fixo no campo Padrão sazonal para previsão da sessão Item - Ordem (tcibd2100m000), o LN determinará o fator sazonal para cada período com base nos fatores sazonais definidos no nível de execução. Se o campo Padrão sazonal para previsão estiver vazio, o LN determinará o padrão sazonal com base no histórico de demanda ajustado à tendência.

A determinação do padrão sazonal com base no histórico de demanda depende dos seguintes campos da sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000):

  • Tipo de influência sazonal
  • Tempo ciclo sazonal
  • Atualização automática de parâmetros de previsão

Se a caixa de seleção Atualização automática de parâmetros de previsão estiver marcada, o LN poderá atualizar automaticamente os seguintes campos:

  • Tipo de influência sazonal
  • Tempo ciclo sazonal

Os fatores sazonais são calculados da seguinte forma:

(1) TD(t) = AV
(2) TD(t) = CS + TF * t
(3) TD(t) = BS * TF ^ (t-1)
(1) sem influência sazonal
(2) com influência de tendência linear
(3) com influência de tendência progressiva
(*) A demanda média é determinada como a soma dos valores de demanda histórica por período, dividida pelo número de períodos com histórico de demanda.

Onde:

TD(t) demanda baseada em tendência
AV demanda média
CS demanda constante
BS demanda estimada para o período 1
TF fator de tendência

Constante

Se o campo Tipo de influência sazonal for Constante, o fator sazonal será igual à demanda real reduzida pela demanda média ajustada pela tendência para o período relevante. Isso é calculado como segue:

SF(t) = AD(t) -	TD(t) 

Onde:

SF(t) o fator sazonal para o período t
AD(t) a demanda real para o período t
TD(t) a demanda baseada em tendência para o período t

Progressivo

Se o campo Tipo de influência sazonal for Progressivo, o fator sazonal será igual à demanda real dividida pela demanda média ajustada pela tendência para o período relevante. Isso é calculado como segue:

SF(t) = AD(t) /	TD(t) 

Onde:

SF(t) o fator sazonal para o período t
AD(t) a demanda real para o período t
TD(t) a demanda baseada em tendência para o período t

O fator sazonal acima é calculado como um fator sazonal médio para cada período.

Nota

O LN verifica se há padrão sazonal. O LN relata as seguintes situações:

  • O campo Tipo de influência sazonal é Constante ou Progressivo, mas não é possível detectar nenhum padrão sazonal.
  • O campo Tipo de influência sazonal é Não aplicável, mas, mesmo assim, é detectado um padrão sazonal.

Supõe-se que há padrão sazonal se o valor do campo Fator de correlação sazonal for, pelo menos, de 0,8.

Se a caixa de seleção Atualização automática de parâmetros de previsão estiver marcada e uma das situações mencionadas acima estiver presente, o LN alterará o campo Tipo de influência sazonal em conformidade com isso.

Atualização automática de parâmetros de previsão

Se a caixa de seleção Atualização automática de parâmetros de previsão da sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000) estiver marcada, o LN realizará uma detecção automática de padrão sazonal.

Se o campo Tipo de influência sazonal for Constante ou Não aplicável, o LN calculará o padrão sazonal de acordo com o método de padrões constantes. Se não for possível detectar nenhum padrão sazonal, o LN definirá o campo Tipo de influência sazonal como Não aplicável.

Se o campo Tipo de influência sazonal for Progressivo, o LN calculará o padrão sazonal de acordo com o método de padrões progressivos. Se não for possível detectar nenhum padrão, o LN definirá o campo Tipo de influência sazonal como Não aplicável.

O LN relata qualquer alteração automática de Tipo de influência sazonal.

5. Prever a demanda

O LN aplica o método de previsão especificado no campo Método de previsão da sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000).

6. Calcular erros de previsão e correlação sazonal

Após o LN prever a demanda de um item de planejamento, ele determinará as seguintes informações de erro e correlação:

  • Média de erro de previsão
  • Desvio médio absoluto
  • Desvio médio relativo
  • Desvio padrão
  • Fator de correlação sazonal

Essas informações são exibidas na sessão Itens de planejamento - configurações de previsão (cpdsp1110m000).

7. Converter a previsão de demanda em períodos de planejamento

O LN converte a previsão de demanda calculada para os períodos de previsão a partir de uma duração de período fixo em períodos de planejamento com duração de período variável. Esse processo é o inverso do primeiro passo: Recuperar o histórico de demanda.

Ajustar para os dias não úteis

O LN trata dias úteis e dias não úteis de forma diferente. O calendário do provedor de calendário da companhia define quais dias são dias úteis. Na prática, isso significa que uma previsão de demanda para um dia com zero de capacidade disponível é ignorada, de modo que nenhuma previsão de demanda é gerada para feriados e outros dias de folga.