Data de alteração líquida antes de horizonte firme

Se o LN detectar alterações que influenciam as ordens planejadas, por exemplo, uma BOM alterada, o LN definirá a data de alteração líquida como a data dessas alterações. Uma data de alteração líquida zero indica que nada mudou desde a última simulação. Após a simulação de um item, o LN redefine a data de alteração líquida como zero.

Se a data de alteração líquida fica antes da data de horizonte firme, surgem dois problemas:

  • Se você não simular dentro do horizonte firme, seu planejamento talvez não fique atualizado.
  • Não é possível ver se a data de alteração líquida deve ou não ser redefinida.

Redefinir a data de alteração líquida

Se uma simulação de ordem for executada por meio da sessão Gerar planejamento de ordem (cprrp1210m000) ou da sessão Gerar planejamento de ordem (item) (cprrp1220m000), a caixa de seleção Redefinir alteração líquida no horizonte firme determinará se o LN redefine a data de alteração líquida que fica dentro do horizonte firme.

Nota

Se a caixa de seleção Gerar dentro de estiver marcada, o LN sempre redefinirá a data de alteração líquida. Nesse caso, a caixa de seleção Redefinir alteração líquida no horizonte firme estará indisponível.

Se a caixa de seleção Redefinir alteração líquida no horizonte firme estiver desmarcada, o LN não redefinirá a data de alteração líquida dentro do horizonte firme.

Essa configuração tem as seguintes consequências:

  • A vantagem é que, se você ignorar o horizonte firme durante a simulação seguinte, as informações corretas de alteração líquida ainda estarão disponíveis.
  • A desvantagem é que, enquanto essa data de alteração líquida existir, qualquer simulação de alteração líquida geralmente começará no horizonte firme. Como resultado disso, você efetivamente perde a vantagem do método de alteração líquida.

Se a caixa de seleção Redefinir alteração líquida no horizonte firme estiver marcada, o LN sempre redefinirá a data de alteração líquida.

Essa configuração tem as seguintes consequências:

  • A vantagem é que o método de alteração líquida continuará a funcionar após a simulação.
  • A desvantagem é que, após a simulação, o status redefinido de alteração líquida sugere que o planejamento está atualizado, o que possivelmente não é o caso. Mesmo que você ignore o horizonte firme na simulação seguinte, as informações corretas de alteração líquida não estarão mais disponíveis.

No planejamento mestre, uma data de alteração líquida que cai antes do horizonte firme sempre é redefinida durante uma simulação.