Controle de carga de trabalho, algoritmo de planejamento

O método de planejamento de controle de carga de trabalho é basicamente um algoritmo de nivelamento que nivela os planos de produção de vários itens simultaneamente. Se o plano de produção em determinado período de planejamento cria uma sobrecarga da capacidade de produção disponível, o LN move uma parte do plano de produção para um período anterior ou posterior. Se os materiais disponíveis forem insuficientes, o LN também reagirá movendo parte do plano de produção.

Esse algoritmo é aplicado a unidades de planejamento para as quais o campo Método de planejamento mestre na sessão Unidade de planejamento (cprpd6100m000) é Controle de carga de trabalho.

O procedimento de planejamento é iniciado pela execução de uma simulação do plano mestre em uma das seguintes sessões:

  • Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000)
  • Gerar planejamento mestre (item) (cprmp1203m000)

O algoritmo completo é composto de três passos:

  1. Gerar o plano não-restrição
  2. Planejamento retroativo
  3. Planejamento futuro

É possível ignorar o passo de planejamento retroativo ou futuro definindo os parâmetros Planejamento retroativo e Planejamento futuro na sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000). Para obter detalhes, consulte Controle de carga de trabalho, planejamento retroativo e futuro.

O efeito desses passos de planejamento é demonstrado graficamente no tópico Controle de carga de trabalho, exemplo gráfico.

Uma descrição dos passos do algoritmo de planejamento:

  1. Gerar o plano não-restrição

    O LN gera um plano de produção em que as restrições de capacidade e materiais são ignoradas. Nesse plano, cada item é produzido exatamente quando necessário. Esse plano é gerado da mesma maneira como descrito para o método de planejamento infinito. Para obter detalhes, consulte Planejamento mestre infinito. Nota: esse passo será ignorado se o campo Ponto inicial WLC, na sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000), tiver o valor Plano mestre real.
  2. Planejamento retroativo

    O planejamento retroativo se inicia a partir do planejamento de produção não restritivo e faz novamente esse planejamento de produção levando em conta eventuais restrições de capacidade e de materiais. Todos os períodos de planejamento são planejados um a um, começando pelo último período e retornando até o primeiro período de planejamento. Se o volume de produção não puder ser planejado completamente devido a restrições de material ou de capacidade, parte dele será movido para o período anterior.
  3. Prioridade relativa de itens de planejamento

    A ordem em que os itens são planejados em cada período tem grande influência sobre o plano resultante. Essa ordem pode ser definida especificando uma regra de prioridade nos parâmetros de planejamento com base em fatores como:

    • volume de produção movido
    • custos de material e produção
    • prioridade do item de planejamento.
    Para obter detalhes, consulte Controle de carga de trabalho, calcular as prioridades de planejamento. Se o algoritmo chegar ao primeiro período de planejamento e o volume de produção desse período ultrapassar as restrições de capacidade ou material, o método deixará de gerar um plano viável em que sejam cumpridas todas as datas de entrega desejadas.
  4. Planejamento futuro

    O planejamento futuro sempre resulta em um plano viável. No entanto, é possível que um volume de produção seja entregue atrasado. O passo de planejamento futuro se inicia no primeiro período e planeja cada um dos períodos. Os volumes de produção que não podem ser completamente planejados devido a restrições de material ou capacidade serão movidos para o próximo período.

Restrições de capacidade

As necessidades de capacidade dos itens de planejamento são registradas na sessão Planejamento de lista de capacidades críticas (cprpd3130m000). Somente os recursos para os quais a caixa de seleção Restrição da sessão Recurso (cprpd2100m000) estiver marcada serão considerados como restrição no planejamento. O LN presume uma capacidade infinita para os outros recursos.

A divisão das necessidades de capacidade ao longo dos períodos de planejamento é determinada pelo valor do campo Consumo de capacidade baseado em na sessão Parâmetros de controle de carga de trabalho (cpwlc2101m000).

As restrições de capacidade serão consideradas no planejamento somente se a caixa de seleção Considerar restrições de capacidade for marcada durante uma simulação de plano mestre.

Restrições de material

As necessidades de material dos itens de planejamento são registradas na sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000). Somente os materiais para os quais a caixa de seleção Restrição da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) estiver marcada serão considerados como restrição no planejamento.

As limitações de material serão consideradas somente se a caixa de seleção Considerar restrições de material for marcada durante uma simulação de plano mestre.

Nota

Se o campo Número de iterações da sessão Gerar planejamento mestre (cprmp1202m000) for maior que zero, o LN sempre iniciará pela criação de um plano de não restrição. As restrições de material podem ser consideradas durante iterações posteriores.