Compensação da data final até a data inicial

Compensação da data final até a data inicial, dependendo do tipo de ordem. A compensação é diferente para as ordens de produção, programações de produção, ordens de compra e ordens de distribuição.

  • Compensação de ordens de produção

    Esses fatores determinam como uma ordem de produção é planejada/compensada:

    • Planejamento de roteiro

      Se a data inicial estimada da ordem de produção for anterior à data no campo Horiz. de operações da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), você lidará com planejamento de curto prazo. Portanto, as ordens de produção serão planejadas de forma detalhada. A ordem de produção é planejada com roteiro, operações de roteiro e quantidade. O lead time da ordem é a soma dos lead times de operação.

    • Lead time da ordem fixa

      Se a data inicial estimada da ordem de produção for posterior à data no campo Horiz. de operaçõesda sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), você lidará com planejamento de longo prazo. Portanto, ordens de produção são planejadas de forma menos detalhada (para aumentar a performance). Se a data inicial estimada cair após a data no campo Horiz. de operações, os detalhes serão ignorados. Em vez disso, será usado o prazo de entrega de ordem fixa para planejar sem usar roteiro e operações.

      A data inicial estimada será determinada pelo planejamento retroativo da Ordem planej. fixa definida na sessão Item - Produção (tiipd0101m000).

    • Itens genéricos

      Às vezes, a ordem de produção envolve um item genérico. O roteiro genérico tem um conjunto de operações possíveis. A escolha das operações depende da configuração, de modo que, em uma ordem planejada, para uma demanda genérica ainda não configurada, todas as operações são planejadas. Essa compensação difere dos itens normais.

  • Planejamento de roteiro

    Uma ordem de produção inclui uma série de operações. A sequência de operações é gerenciada pelo roteiro. Um item pode ter várias rotas, com vários conjuntos de operações, dependendo da quantidade da ordem. Além disso, é possível modelar itens fantasma, o que resulta em uma rede de operações paralelas. O impacto de itens fantasma no planejamento é descrito posteriormente.

    Uma operação planejada inclui estes componentes de prazo de entrega:

    • Fila (Próxima operação)
    • Tempo médio de configuração
    • tempo de execução da produção, com base no Tempo ciclo
    • Tempo de espera (wait)
    • Mover

    O tempo de produção pode ser dependente da quantidade ou fixo. Isso é determinado pela caixa de seleção Duração fixa.

    As seguintes opções estão disponíveis:

    • Normal, sem duração fixa (a caixa de seleção Duração fixa está desmarcada)

Planejamento de roteiro

Tempo de produção = tempo do ciclo * quantidade da ordem/quantidade de roteiro
  • Duração fixa (a caixa de seleção Duração fixa está marcada)
Tempo de produção = tempo do ciclo

Se você usar as informações de roteiro detalhadas, a compensação de duas operações será a seguinte:

Ordens de produção, operações de compensação

Sobreposição de operação

A figura anterior mostra como planejar duas operações em sequência. A operação 20 começa quando a operação 10 é finalizada. Ao usar uma quantidade de lote de transferência ou porcentagem, a operação 20 poderá iniciar quando a operação 10 estiver parcialmente finalizada.

Ordens de produção, sobreposição de operação

Rede de operações fantasma

Se o item A tiver os itens fantasma B e C como componentes, a ordem de produção terá as operações do item A, bem como dos itens B e C. Se, por exemplo, o fantasma B for necessário na terceira operação do item A, e C for necessário na segunda operação, o planejamento será o seguinte:

Ordens de produção, rede de operações

Capacidade

A capacidade necessária para uma ordem de produção é derivada dos lead times de operação. Os fatores de ocupação indicam quanto de mão de obra ou máquina está envolvido na operação. Somente os tempos de configuração e de produção exigem capacidade.

Para os dois tipos de tempos de produção, os cálculos de capacidade são os seguintes:

  • Normal, sem duração fixa:
Horas de mão de obra = configuração média * ocupação de mão de obra para configuração + tempo do ciclo * quantidade da ordem * ocupação de mão de obra para produção / quantidade de roteiro
Horas de máquina = configuração média * ocupação de máquina + tempo do ciclo * quantidade da ordem * ocupação de máquina / quantidade de roteiro
  • Duração fixa:
Horas de mão de obra = configuração média * ocupação de mão de obra para configuração + tempo do ciclo * ocupação de mão de obra para produção / quantidade de roteiro
Horas de máquina = configuração média * ocupação de máquina + tempo do ciclo * ocupação de máquina / quantidade de roteiro

Nos planos de recurso do Enterprise Planning, a capacidade de mão de obra ou máquina será armazenada com base no campo Mostrar no plano mestre de recursos na sessão Centros de trabalho (tirou0101m000).