Mostrar detalhes de CTP

Se a caixa de seleção Exibir detalhes de CTP for marcada na sessão Gestão ATP (cprrp4800m000), será gerado um navegador gráfico chamado Visão geral de capacidade para promessa, além do relatório de Visão geral de ATP. A visão geral fornece informações detalhadas abaixo de cada linha de entrega sobre as restrições de componentes e capacidade encontradas durante a verificação de CTP.

Essa visão geral Capacidade de vendas, portanto, fornece somente informações adicionais quando a CTP de componente ou capacidade é aplicada. Caso contrário, ambos os relatórios retornam o mesmo resultado.

Exemplo de visão geral de capacidade para promessa:

Suponha que seja necessária uma quantidade de 247 peças do item final JOSUEF11. Esse item tem a seguinte lista de material multinível:

Os componentes JOSUEF14 e JOSUEF17 são os únicos nessa estrutura de produto que são críticos em CTP.

Todos os outros itens na lista de material terão a caixa de seleção Componente CTP marcada na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000).

A capacidade é excluída desse exemplo.

Nota

A caixa de seleção Componente será marcada como tipo de verificação. A caixa de seleção Exibir detalhes de CTP também será marcada, o que indica que uma visão geral separada de capacidade para promessa será gerada, além do relatório de visão geral de ATP.

O seguinte é mostrado no relatório da verificação de armazém fixo:

A visão geral de capacidade de vendas dessa verificação de armazém fixo é a seguinte:

Ambos os relatórios mostram que a quantidade necessária de 247 peças pode ser entregue em três partes:

  • 101 peças em 17 de dezembro
  • 83 peças em 21 de dezembro
  • 63 peças restantes em 30 de dezembro

Como se vê, as principais linhas do relatório e do navegador gráfico são idênticas. Contudo, quando o relatório de visão geral de ATP para nesse ponto, a visão geral de capacidade de vendas mostra que componentes ou capacidades eram restritivos para a entrega de toda a quantidade.

Essa visão geral é vista da seguinte forma:

  • O material para o qual foi encontrada disponibilidade suficiente em um ramo da estrutura do produto é marcado em preto. O ramo subjacente de tal componente (se houver) não é mais representado, porque a informação é considerada irrelevante para essa visão geral. Essa visão geral concentra-se somente nos componentes e capacidades restritivos.
  • Um exemplo na figura anterior é o item JOSUEF15, onde 247 peças podem ser construídas com base na disponibilidade do seu componente crítico JOSUEF17. Além disso, a última linha principal de JOSUEF11 está marcada em preto porque foi encontrado ATP suficiente para esse item em 30 de dezembro para atender às 63 peças restantes da demanda. Portanto, você não encontrará problemas em termos de disponibilidade das linhas pretas. Também é possível ver isso pelo fato de que a quantidade disponível é igual à quantidade necessária.
  • O ramo para o qual foi encontrada disponibilidade insuficiente será marcado em vermelho. A primeira linha principal será expandida para todo o ramo no exemplo acima. Visto que foi encontrada disponibilidade insuficiente de JOSUEF14 e esse é o componente mais baixo nesse ramo, todo o ramo é vermelho. Além disso, a segunda linha principal é marcada em vermelho, mas ainda não é expandida.

Determine as datas da seguinte forma:

  • A CTP do item final JOSUEF11 é verificada a cada período com base no parâmetro Período de CTP do componente do EP. Se o valor desse parâmetro for definido, por exemplo, como 1 hora, em cada hora subsequente, a CTP será calculada. Ao calcular essa CTP, a compensação do lead time será usada para determinar a data necessária de cada componente. Essa compensação é visível na imagem anterior, no ramo da primeira linha principal. JOSUEF14 é necessário antes de JOSUEF13, e assim por diante.

A quantidade disponível é determinada como segue:

  • As principais linhas, que são itens finais para os quais a CTP é calculada, sempre retratam a quantidade disponível adicional em comparação com a linha principal anterior.
  • No entanto, as linhas de componentes sempre representam quantidades cumulativas.
  • Por conseguinte, cada linha de componente subsequente aumenta a quantidade disponível em comparação com a linha de componente anterior.

Exemplo

Exemplo: Se forem necessárias 300 peças de JOSUEF11:

As linhas principais de JOSUEF11 mostrarão 101 peças disponíveis em 20 de dezembro e mais 83 peças em 21 de dezembro.

As linhas de componente para JOSUEF14 mostram 101 peças disponíveis em 16 de dezembro (compensação do lead time aplicada) e 184 peças em 17 de dezembro. Como resultado disso, a quantidade disponível de 184 é uma quantidade acumulada de 101 + 83 peças.

Embora esse método de mostrar a quantidade disponível possa ser menos transparente, ele mostra extensas quantidades adicionais para os componentes, em vez das quantidades acumuladas. A partir da linha principal, sempre é possível ver a quantidade adicional.