Verificação de CTP com base em mestre

Para a verificação de CTP baseada em mestre, os itens padrão e genéricos não diferem uns dos outros. A verificação de CTP de componente baseado em mestre é realizada entre o horizonte da ordem e o horizonte de planejamento do item final. A lista de materiais críticos é usada para localizar os componentes críticos em CTP.

O LN leva em consideração a quantidade necessária e a compensação do lead time definidas na linha da lista de materiais críticos (BCM) ao adicionar o ATP de componente ao ATP do item final.

Nota

Note que o valor de LTO já inclui lead time de entrada, de saída e extra, além do tempo de segurança. Portanto, ao contrário da compensação baseada em ordem, os lead times não são adicionados separadamente ao compensar o componente no horizonte baseado em mestre.

A quantidade de componente CTP é derivada do plano mestre de item, por isso, é verificada com base nos períodos do período de planejamento, conforme definidos na sessão Cenários - períodos (cprpd4120m000). Como resultado disso, o componente CTP cumulativo de cada período de planejamento subsequente é obtido durante a verificação.

O componente CTP aumenta o ATP com a quantidade que se pode produzir na data t, com base no ATP de componente:

Exemplo

Considere o aceite de uma ordem de venda do item A na data t.

O item A tem o material crítico B e C. A ordem de produção leva três dias e exige C no início. O material B é necessário um dia mais tarde, de modo que a BCM tem uma compensação de dois dias para o material B e de três dias para C.

A ordem de venda é para 10 peças e o ATP do item A na data t é cinco. Visto que essa quantidade é insuficiente, o componente CTP é verificado. O ATP para C em t-3 é 12 e para B em t-2 é 15. Portanto, é possível produzir mais 12. Como resultado, a CTP é 5 + 12 = 17, e a ordem pode ser aceita.

A capacidade CTP baseada em mestre verificará a disponibilidade do centro de trabalho entre o horizonte da ordem e o horizonte de planejamento. A lista de capacidades críticas é usada para localizar as capacidades críticas em CTP.

O valor da capacidade CTP é derivado do plano mestre de recursos, por isso, a capacidade é verificada com base nos períodos do período de planejamento, como definidos na sessão Cenários - períodos (cprpd4120m000). Como resultado, o LN usa a capacidade CTP cumulativa de cada período de planejamento subsequente durante a verificação.

A capacidade CTP cumulativa para um recurso aparece na sessão Plano mestre de recursos (cprmp3501m000) e é expressa em horas. Ao usar os campos Compensação do lead time e Capacidade necessária, na sessão Planejamento de lista de capacidades críticas (cprpd3130m000), essa capacidade será convertida em uma quantidade de ATP cumulativa adicional para a mercadoria acabada que pode ser prometida.

Exemplo

Se a Capacidade CTP cumulativa for de quatro horas e a Capacidade necessária for de 0,5 hora, a quantidade de ATP cumulativa das mercadorias acabadas aumentará em oito peças. Para determinar o tempo correto dessas quantidades, a compensação do lead time é levada em conta. Esse cálculo é realizado da seguinte forma:

Usando o mesmo exemplo de ordem de venda, com o centro de trabalho crítico CT.

A lista de capacidades críticas (BCC) tem compensação de três dias para CT, e uma peça exige capacidade de 0,5 hora.

A capacidade livre de CT em t-3 é de quatro horas, ou oito peças. Portanto, a CTP é de 5+8.