Componente CTP

Em uma verificação de componente CTP de um item, o LN verificará se uma quantidade suficiente dos componentes do item está disponível para produzir esse item.

Como regra, uma verificação de componente CTP é executada na seguinte situação:

  • O ATP de um item é verificado.
  • O valor do ATP do item é insuficiente para cobrir a demanda envolvida.
  • As verificações de componente CTP estão ativadas para o item envolvido (consulte a sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000)).

Uma verificação de componente CTP é executada nos itens da lista de material (BOM), em sua lista de materiais críticos (BCM) ou em sua BOM genérica, no caso de itens personalizados. Em qualquer situação, sempre marque a caixa de seleção Crítico em CTP na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) dos itens de componente que o LN deve levar em consideração durante uma verificação de componente CTP, de modo que o LN os reconheça como críticos em CTP.

Para cada componente crítico de CTP, o LN executa uma verificação de CTP completa. Essa verificação pode ser composta de vários tipos de verificações de ATP e CTP, com base nas configurações na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000). Note que isso pode resultar em verificação de componente multinível, na qual o LN também verifica componentes de nível inferior.

Nota

A verificação de componente CTP ignora a especificação, independentemente do valor do campo Rastreamento de demanda herdado na sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000) ou do campo Rastreamento de demanda herdado em Lista de material (tibom1110m000), se o parâmetro Produção (JSC) por planta na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) for Inativo.

O LN simplesmente presume que todo o ATP dos componentes está disponível.

Nota

Se você usar o Pacote de conteúdo do Enterprise Modeler com o LN, utilize o assistente do MPL1110 (Planejamento do ATP cumulativo e/ou CTP) para configurar o ATP e o CTP. É possível executar esse assistente predefinido na sessão Assistentes por modelo de projeto (tgwzr4502m000), após especificar o modelo de função de negócios para sua companhia.

Exemplo

Você produz 4 itens: A, B, C e D.

  • D é componente crítico de C
  • C é componente crítico de B
  • B é componente crítico de A

Na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), a caixa de seleção Componente CTP foi marcada para todos os itens, e a caixa de seleção Crítico em CTP foi marcada para os itens B, C e D. As caixas de seleção Capacidade de CTP, Canal ATP ou CTP do item de família não foram marcadas.

O LN inicia uma verificação de CTP para o item A com uma verificação de ATP padrão. Se o ATP do item A for insuficiente, o LN executará uma verificação de CTP multinível completa para o item B. Isso significa que os seguintes dados serão verificados:

  • O ATP do item D
  • O ATP do item C, mais o volume que pode ser produzido com base no ATP do item D
  • O ATP do item B, mais o volume que pode ser produzido com base no ATP do item C

Data da necessidade do componente

Se você executar uma verificação de componente CTP, o LN calculará a data da necessidade do componente com base na data da necessidade do item principal. A diferença entre a data da necessidade do item principal e a data da necessidade do componente é a compensação do lead time.

O LN planeja a compensação com relação ao calendário aplicável e ao tipo de disponibilidade definido na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000). O valor do campo Período de CTP do componente na sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000) também impacta a compensação do lead time.

Como usar a lista de materiais da produção (JSC)

  • Se a verificação de componente CTP for baseada na lista de materiais de produção (JSC), o LN calculará a data da necessidade do componente usando os dados das sessões Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000) e Item - Produção (tiipd0101m000).

  • Se a sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000) tiver a caixa de seleção Especificar compens. de material marcada para a combinação específica de produto e planta, o valor desse campo será usado como compensação do lead time.

  • Se a sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000) tiver a caixa de seleção Especificar compens. de material desmarcada, o lead time da ordem do produto será usado como a compensação do lead time. O lead time da ordem do item é definido no campo Unid de lead time da ordem da sessão Item - Produção (tiipd0101m000).

Como usar a lista de material (BOM) - antigo

  • A verificação de componente CTP se baseia na lista de material (BOM). O LN calcula a data da necessidade do componente usando os dados das sessões Lista de material (tibom1110m000) e Item - Produção (tiipd0101m000).

  • Se, na sessão Lista de material (tibom1110m000), a caixa de seleção Especificar compens. de material estiver marcada, o LN usará o valor do campo Compensação do lead time nessa sessão como compensação do lead time.

  • Se, na sessão Lista de material (tibom1110m000), a caixa de seleção Especificar compens. de material estiver marcada, o LN usará o lead time da ordem ou o item principal como compensação do lead time. O lead time da ordem do item é definido no campo Unid de lead time da ordem da sessão Item - Produção (tiipd0101m000).

Usar a lista de materiais críticos (BCM)

Se a verificação de componente CTP for baseada na lista de materiais críticos, o LN calculará a data da necessidade do componente usando os dados da sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000).

Se, na sessão Lista de material genérica (tipcf3110m000), a caixa de seleção estiver marcada, o LN usará o valor do campo Compensação do lead time na sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000).

Como usar a lista de materiais críticos (BCM) - antigo

Se a verificação de componente CTP for baseada na lista de materiais críticos, o LN calculará a data da necessidade do componente usando os dados da sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000).

Se, na sessão Lista de material (tibom1110m000), a caixa de seleção estiver marcada, o LN usará o valor do campo Compensação do lead time na sessão Planejamento de lista de materiais críticos (cprpd3120m000).

Como configurar verificações de componente CTP

Configurar o item principal

  • Se a caixa de seleção Componente CTP da sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000) estiver marcada para um determinado item, será possível realizar verificações de componente CTP para o item correspondente.

  • Desmarque a caixa de seleção Componente na sessão Gestão ATP (cprrp4800m000) para desativar as verificações de componente CTP desse item.

Nota

Também é possível usar verificações de componente CTP em situações de configurar conforme ordem.

Configure os componentes na sessão Itens - planejamento (cprpd1100m000), marque a caixa de seleção Crítico em CTP para todos os componentes que devem ser verificados.

  • Especifique uma compensação do lead time de uma das seguintes maneiras:

    • Na sessão Lista de material (tibom1110m000), marque a caixa de seleção Especificar compens. de material e insira a compensação do lead time no campo Compensação do lead time. Se um item for usado como componente de vários itens principais, será preciso especificar essa compensação do lead time em todas as listas de material onde o componente ocorre.
    • Na sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000), desmarque a caixa de seleção Especificar compens. de material. Na sessão Item - Produção (tiipd0101m000), insira a compensação do lead time no campo Unid de lead time da ordem. Se o item for usado como componente de vários itens principais, o LN usará esse valor nos cálculos de CTP para cada item final.