Unidades em fabricação

Dados mestres

No Infor LN Manufacturing, é possível definir exceções nestas sessões:

  • Lista de material de engenharia (tiedm1110m000)
  • Lista de material (tibom1110m000)
  • Item - Roteiros (tirou1101m000)
  • Operações de roteiro (tirou1102m000)
  • Atribuições da operação (tiapl1510m000)
  • Lista de material de montagem genérica (tiapl2510m000)
  • BOM de montagem e operações (tiapl2520m000)

Unidades em JSC

Se a rota e a BOM do item forem iguais para várias unidades, será possível combinar as unidades em uma ordem de produção. Se a rota ou a BOM diferir para unidades de efetividade devido à definição de exceções, não será possível combinar essas unidades em uma ordem de produção. O Order Planning no Infor LN Enterprise Planning combina unidades, se possível.

As unidades de uma ordem de produção são armazenadas na distribuição de ordem. No segundo plano, todas as atividades de uma ordem de produção são realizadas no nível da unidade. Os dados disponíveis no nível da ordem para itens sem unidade também estão disponíveis para itens com unidades de efetividade. É possível usar a sessão Distribuição de ordem de produção (tisfc0105m000) para obter informações sobre as unidades. A sessão exibe unidades que:

  • são solicitadas
  • são relatadas como concluídas na última operação
  • são entregues a um armazém
  • são rejeitadas
  • devem passar por backflush
  • passam por backflush

Além disso, a sessão Distribuição de ordem de produção (tisfc0105m000) exibe, por unidade, o número de itens solicitados no momento da liberação. A sessão também exibe o código de lote designado à unidade ao entregar o item a um armazém. Se vários itens com a mesma unidade estiverem designados a vários lotes, o último lote é exibido.

Nas seguintes situações, é possível adicionar ou alterar a ordem de distribuição:

  • Se a ordem de produção tiver o status Criado, será possível especificar manualmente uma unidade de distribuição que seja especialmente relevante para ordens criadas manualmente.
  • Se a quantidade solicitada for alterada, será possível alterar a quantidade solicitada na sessão Ordem de produção (tisfc0101m100), mesmo que uma ordem de produção JSC já tenha sido liberada. Nesse caso, a quantidade alterada é, por padrão, distribuída pela distribuição da unidade existente na sessão Distribuição de ordem de produção (tisfc0105m000). Para alterar as quantidades solicitadas, no menu adequado, é possível clicar em Alterar quantidade ordenada. Porém, a quantidade total de todas as unidades precisa ser igual à quantidade solicitada da ordem de produção. Se, por exemplo, você tiver uma quantidade de ordem de 10 peças, cinco para a unidade 1 e cinco para a unidade 2, será possível alterar a quantidade de ordem para 14 peças. O LN altera a distribuição da ordem: sete peças para a unidade 1 e sete peças para a unidade 2. Se você clicar na opção Alterar quantidade ordenada, poderá editar os campos Quantidade ordenada na distribuição de ordem. Por exemplo, é possível ter seis peças para a unidade 1 e oito peças para a unidade 2.

Relatar operações como concluídas

Se uma ordem de produção consistir em unidades, as operações devem ser relatadas como concluídas por unidade. A unidade inserida deve existir na distribuição de ordem.

Com base nos dados inseridos na sessão Completar operações (tisfc0130m000), o LN atualiza as quantidades na distribuição de ordem. A distribuição de ordem, porém, não contém informações no nível da operação. Assim, nem toda ação realizada na sessão Completar operações (tisfc0130m000) aciona uma atualização da distribuição de ordem.

Somente quando a última operação é concluída, a produção é finalizada. Quando você conclui a última operação, as quantidades na distribuição de ordem também são atualizadas. Porém, se você rejeitar um item na primeira operação, o item será rejeitado para mais produção. Assim, as rejeições em cada operação resultam em uma atualização das quantidades rejeitadas na distribuição de ordem.

Ao concluir a operação final, é possível transferir o produto final para o estoque. Nesse caso, o LN atualiza a quantidade entregue na distribuição de ordem de acordo.

Relatar ordens como concluídas

Se uma ordem de produção tiver uma distribuição de unidade, será preciso relatar a ordem como concluída por unidade. Relatando as quantidades como concluídas na sessão Completar ordens (tisfc0520m000), a distribuição de ordem é atualizada.

Distribuição de material estimada

Um item com uma unidade específica solicita material para a mesma unidade. Se várias unidades forem combinadas em uma ordem de produção, o material para várias unidades é necessário. Para cada unidade, um conjunto separado de material estimado é necessário. A única diferença entre os conjuntos separados é o número de unidades.

É possível encontrar os materiais estimados por unidade na sessão Materiais estimados (ticst0101m000). Uma linha de material estimado representa a quantidade total estimada do item em questão.

As unidades do material estimado são armazenadas na sessão Distribuição de material estimada (ticst0508m000), que pode ser iniciada clicando em Distribuição de material estimada no menu adequado da sessão Materiais estimados (ticst0101m000).

Unidades em cabeçalhos as-built

Quando uma ordem de produção é criada para um item serializado, o LN pode gerar uma estrutura integrada. A estrutura as-built consiste em um cabeçalho as-built e componentes as-built. Um cabeçalho as-built representa um produto final único em uma ordem de produção. O cabeçalho é identificado pelo número da ordem de produção e o número de série é gerado com base em uma máscara.

Quando a estrutura as-built é gerada, um número de unidade á atribuído com base na distribuição de ordem.

O número da unidade é um padrão, que pode ser alterado. Alterações às informações da unidade refletem-se na distribuição de ordem. Se um número da unidade que não fizer parte da distribuição de ordem for atribuído a um cabeçalho as-built, a ordem de distribuição será atualizada. Uma nova linha é criada para a unidade.

Unidades em componentes as-built

Assim como para materiais estimados, as unidades são atribuídas a componentes as-built. É possível alterar as unidades. Alterações aos componentes as-built não se refletem nos materiais estimados.

Unidade de efetividade e projetos de PCS

Itens personalizados fazem parte de um projeto de PCS. A unidade de efetividade também está disponível para itens personalizados. Assim, é possível criar exceções para linhas, roteiros e operações de roteiro de itens personalizados. Também é possível definir unidades para itens finais personalizados.

Gerar estrutura de projeto

Ao inserir um item padrão com a Ordem de destino da política de ordem em uma linha de ordem de venda, é possível gerar uma estrutura de projeto para o item. Em vez de inserir um item padrão, também é possível inserir uma unidade de efetividade na linha de ordem de venda:

Vincular a unidade a uma parte do projeto

Ao selecionar uma unidade na linha de odem de venda e gerar a estrutura do projeto, a unidade é vinculada à parte do projeto relacionada.

Exemplo

A política de ordem do transportador é alterada para Ordem de destino. A linha de odem de venda é inserida para a unidade 9584.

Para essa linha de odem de venda, uma estrutura do projeto é gerada, o que significa que o item é personalizado. O item faz parte do projeto 123001032.

Para o transportador, uma parte do projeto com as informações de unidade é gerada automaticamente, o que pode ser visualizado na sessão Partes do projeto (tipcs2111m000).

Copiar exceções

Ao copiar um item padrão para um item personalizado, as exceções relacionadas também serão copiadas. O LN copia exceções definidas para as seguintes entidades:

  • BOM
  • Roteiro
  • Operações de roteiro
  • item — parceiro de negócios de compra
  • estratégia de recurso

Copiar configurações de item

As configurações de item, definidas nos dados gerais de item, que estão relacionados à unidade de efetividade, são copiadas do item padrão para o item personalizado quando a estrutura do projeto é gerada.

Custo estimado da unidade de efetividade

Quando uma estrutura do projeto é gerada, você pode atribuir uma unidade à parte do projeto manual ou automaticamente. O custo estimado para o projeto é calculado para a unidade definida para a parte do projeto.

Unidades e PCF

No PCF, é possível definir unidades de efetividade para itens genéricos com SIC de sistema de ordem, planejado ou manual. Itens genéricos com FAS do sistema de ordem são geridos pelo Assembly Planning e Assembly Control.

Não é possível definir exceções no PCF. Assim, não é possível configurar uma BOM genérica ou roteiro usando exceções. No PCF, as restrições são usadas na configuração de itens genéricos.

O Enterprise Planning, no entanto, o explode as informações da unidade para componentes de nível inferior. Para esses componentes de nível inferior, é possível definir exceções. Se, por exemplo, um item fabricado fizer parte de um item genérico, você poderá usar exceções para configurar o item fabricado.

Se uma estrutura de projeto for gerada para um item genérico em uma linha de ordem de venda, o LN cria um item personalizado para o item genérico. Na linha de ordem de venda, o item personalizado substitui o item genérico. Para esse item personalizado de nível superior, o LN gera uma parte do projeto. A unidade inserida na linha de ordem de venda está vinculada à parte do projeto pelo LN. Depois da geração da estrutura do projeto, a funcionalidade do PCS se aplica, o que é descrito na sessão anterior.

Com frequência, na estrutura de um item genérico, os itens padrão estão presentes com a política de ordem de Ordem de destino. Se a estrutura do projeto for gerada, esses itens também são personalizados. Porém, exceções relacionadas a esses itens, por exemplo, exceções vinculadas à BOM e ao roteiro, não são copiadas para os itens personalizados.

Unidades em Engineering Data Management

A unidade de efetividade também tem suporte na Engineering Data Management. Primeiro, itens de engenharia e BOMs de engenharia são definidos no EDM. Depois da aprovação, os itens de engenharia são copiados para itens nos dados gerais de item e as BOMs de engenharia são copiadas para as BOMs de produção.

Definir várias ocorrências de um item geralmente é uma tarefa de engenharia, em que as unidades de efetividade podem ser úteis. Você pode atribuir unidades a itens de engenharia e vincular exceções a linhas da BOM de engenharia. Se você vincular unidades a um item de engenharia e, então, copiar o item de engenharia a um item nos dados gerais do item, as unidades são copiadas também. Se uma BOM de engenharia for copiada (finalizada) para uma BOM de produção, as exceções também são copiadas.

Exemplo

Um novo transportador é projetado no EDM. O nome do novo transportador é transportador NE (nova edição). As séries de efetividade são definidas para esse item na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000). Você deve marcar a caixa de a caixa de seleção Item de engenharia na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), pois um item de engenharia está envolvido.

As unidades são geradas para a série.

É possível definir exceções na BOM de engenharia.

Se o item de engenharia for copiado para um item nos dados gerais do item, é exibida uma mensagem perguntando onde as unidades devem ser revinculadas ao item de destino.

Se você clicar em Sim, deve inserir os dados na sessão Rev. item - Série de efetividade (tcuef0201m000).

O resultado aparece na sessão Unidades de efetividade (tcuef0502m000). As unidades agora estão relacionadas ao transportador NE, um item não de engenharia.

Depois de finalizar a BOM, as exceções também são copiadas. Essas exceções ainda se referem às unidades revinculadas.

Depois de copiar e revincular as unidades a um item nos dados gerais do item, as unidades não são mais vinculadas ao item de engenharia. Porém, ainda é possível usar as unidades de efetividade no processo de engenharia para revisões posteriores. Nas exceções da BOM de engenharia, é possível se referir a unidades revinculadas ao item nos dados gerais do item.

Também é possível criar novas unidades para o item de engenharia e revincular essas unidades como descrito anteriormente.

Unidades em APL e ASC

Assembly Planning e Assembly Control controlam itens genéricos com sistema de ordem FAS. Esses itens genéricos não podem ser usados no PCF.

No APL, é possível definir exceções para o seguinte:

  1. Atribuições de operação
  2. Lista de material genérica (que é outra BOM que não a genérica no PCF)
  3. Peças e operações de montagem aplainadas

É possível inserir a unidade de efetividade em uma variante de produto no APL. Essa variante difere daquela usada no PCF. Se a variante de produto for criada em uma linha de ordem de venda, a unidade da variante será obtida da ordem de venda.

Com base nos dados de engenharia e nos dados de planejamento, o APL gera ordens de montagem controladas pelo ASC. Uma ordem de montagem tem um link para uma variante de produto. A unidade de efetividade relacionada é exibida na ordem de montagem.

O LN não comunica as informações da unidade para os componentes (peças de montagem) necessários para a ordem de montagem. As peças de montagem sempre são alocadas e recebem baixa para a unidade 0. Em um ambiente de montagem, as unidades de efetividade são usadas somente para variar o conteúdo das ordens de montagem. Os componentes de nível inferior são itens padrão para os quais nenhuma informação da unidade é armazenada.