Unidades em vendas

Introdução

Na linha de odem de venda, é possível usar unidades de efetividade. Em geral, você insere uma unidade predefinida, caso em que uma ocorrência específica de um produto é inserida.

Também é possível gerar uma unidade na entrada de odem de venda. Nesse caso, a unidade de efetividade é usada como configurador e para rastreamento.

Uso padrão da unidade de efetividade

Para usar a unidade de efetividade em Sales do modo padrão, desmarque a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000).

Na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000), agora é possível inserir uma unidade de efetividade de um item que foi vendido. Se desejar, pode aplicar zoom do campo Un. de efetivid. a uma unidade predefinida.

Unidade de efetividade como configurador

A funcionalidade em Unit Effectivity pode ser usada como configurador. Nesse cenário, uma unidade nova ou existente é configurada. Para alterar as necessidades da unidade, é possível clicar em Necessidades na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).

Se você não selecionar uma unidade existente na linha de ordem de venda, uma nova unidade será gerada quando você clicar em Necessidades. O LN exibe uma mensagem que pergunta se você tem certeza de que uma unidade de efetividade deve ser gerada. Se você clicar em Sim, o novo número de unidade é gerado e a sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000) tem início para configurar a unidade de efetividade. Também é possível iniciar essa sessão mais tarde clicando em Necessidades na linha de ordem de venda.

O LN também pode gerar automaticamente uma nova unidade para um item final da unidade de efetividade diretamente depois de você inserir um item de unidade de efetividade na linha de ordem de venda. Nesse caso, a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda deve ser marcada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000). A descrição de uma unidade de efetividade gerada consiste no código da odem de venda e no número de linha da odem de venda.

Se você tiver definido necessidades padrão na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000) para o item final, parceiro de negócios cliente, país receptor e/ou armazém expedidor, essas necessidades devem ser recuperadas.

É possível visualizar a unidade inserida ou gerada na linha de ordem de venda na sessão Unidades de efetividade (tcuef0502m000).

A série usada para o número da unidade de efetividade é recuperada da sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000).

É possível executar os seguintes processos na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000):

  • Necessidades de vínculo
  • Calcular os custos padrão por unidade
  • definir características de vendas
  • Definir variáveis do processo

Esses processos são descritos nas sessões a seguir.

Requisitos de vínculo

Para configurar em Unit Effectivity, é preciso atribuir uma unidade aos requisitos. Para isso, adicione as necessidades na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), que pode ser iniciada na linha de ordem de venda.

Para atribuir requisitos adicionais a uma unidade de efetividade, clique em Novo da guia. Também é possível remover requisitos. Para reimportar o conjunto padrão predefinido de necessidades, no menu adequado da guia Requisito - Unidades de efetividade, clique em (Re-)importar necessidades.

É possível definir um conjunto padrão de necessidades na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000).

Indicadores exclusivos

Durante o processo de configuração, é possível usar indicadores exclusivos. Para usar indicadores exclusivos, marque a caixa de seleção Indicador exclusivo para as necessidades adequadas na sessão Necessidades (tcuef0106m000).

Indicadores exclusivos impedem que requisitos que estejam em conflito com outros requisitos sejam selecionados ao mesmo tempo. Não é possível selecionar vários requisitos para uma unidade que tenha o mesmo indicador exclusivo. No exemplo, é possível evitar que uma correia longa e uma correia grossa sejam selecionadas ao mesmo tempo. Por esse motivo, é preciso definir o mesmo indicador exclusivo (CORREIA) para ambas as necessidades na sessão Necessidades (tcuef0106m000). Se você tentar selecionar o requisito TB (correia grossa) enquanto o requisito LB (correia longa) já estiver selecionado, o LN exibirá uma mensagem.

Calcular os custos padrão por unidade

Para calcular os custos estimados da unidade, selecione a guia Preços no cabeçalho da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000) e clique em Calcular custo estimado. O LN exibe os custos na sessão e armazena-os para a unidade de efetividade. O preço de venda também é exibido, o que torna a sessão importante para controle de margem.

Variáveis do processo

Uma variável de processo é uma configuração ou um valor de entrada relacionado a uma máquina, ferramenta ou qualidade do processo que é relevante para realizar uma operação ou um passo de operação. Exemplos de variáveis de processo são profundidade de corte, velocidade de corte e assim por diante. Para uma variável de processo, é possível definir um valor de destino, um limite de controle superior e um limite de controle inferior. Esse tipo de informação pode variar por unidade.

Na parte inferior da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), na guia Unidade de efetividade - Variáveis do processo, é possível definir as variáveis do processo para uma unidade de efetividade. Clique em Novo para iniciar a sessão Unid de efetividade - Variáveis do processo (tirou1114m000), na qual é possível inserir variáveis de processo para a unidade de efetividade.

Se você definir variáveis de processo padrão no nível do item na sessão Variáveis do processo padrão por item (tirou1115m000), poderá importá-las para uma unidade de efetividade específica clicando em Importar variáveis do processo no menu adequado da sessão Unid de efetividade - Variáveis do processo (tirou1114m000).

Também é possível definir variáveis de processo para uma operação específica ou etapa de operação no Infor LN Manufacturing. Essas informações fazem parte da ordem de produção. Se, na sessão Unid de efetividade - Variáveis do processo (tirou1114m000), você definir um valor para uma variável de processo que difira do valor definido na operação para a mesma variável de processo, nas ordens de produção, o LN usa os valores definidos na sessão Unid de efetividade - Variáveis do processo (tirou1114m000), que substitui as variáveis do processo definidas para operações.

Características de vendas

No cabeçalho da sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), é possível visualizar e manter as seguintes características de vendas para uma unidade de efetividade na guia Características de vendas:

  • Parceiro de negócios cliente
  • País receptor
  • Armazém expedidor

Ao gerar um novo número de unidade único em uma linha de ordem de venda, o LN automaticamente exibe as características de vendas na guia Características de vendas. As características de vendas originam-se da linha de ordem de venda. Devido à ligação entre as características de vendas e a unidade de efetividade, você pode visualizar as características de vendas em todo lugar no LN por meio da unidade de efetividade.

Se você selecionar uma unidade de efetividade predefinida na linha de ordem de venda e iniciar a sessão Necessidade - Unidades de efetividade (tcuef0107m000) na linha de ordem de venda, poderá selecionar as características de vendas na guia Características de vendas. Se você clicar em (Re-)importar necessidades, as características de vendas serão recuperadas da linha de ordem de venda.

Na guia Características de vendas, é possível clicar em Calcular preço de upgrade para calcular o preço de upgrade total da unidade de efetividade.

Congelar a configuração

Depois de criar a configuração, é possível congelá-la. Você não pode mais adicionar nem excluir necessidades na sessão Necessidade - Unidades de efetividade (tcuef0107m000). Para congelar a configuração, na guia Unidade de efetividade na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000), é preciso marcar a caixa de seleção A configuração está pronta.

Unidade de efetividade e rastreamento

É possível usar a unidade de efetividade como um meio de rastrear um item específico para a ordem de venda.

É possível usar a unidade de efetividade para rastreamento se a caixa de seleção Gerar unid. efetividade durante entrada de demanda estiver marcada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000).

Quando a linha de ordem de venda é criada, o LN automaticamente gera uma nova unidade de vendas. Observe que cada ordem de venda deve ter uma unidade diferente.

Com cada unidade de efetividade, é possível combinar o cenário de rastreamento com a funcionalidade do configurador. Se você usar a funcionalidade de rastreamento, ainda poderá clicar em Necessidades na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).

Cotações

É possível usar unidades de efetividade em cotações da mesma maneira que em ordens de venda.