Dados mestres para unidade de efetividade

Item de unidade de efetividade

Uma unidade de efetividade existe somente em combinação com um item, não de modo independente. Os itens para os quais as unidades são geradas são chamados de itens de unidade de efetividade. Em geral, o item de unidade de efetividade é o item de nível superior de uma estrutura de vários níveis para a qual uma odem de venda é criada. Porém, itens finais não precisam ser de unidade de efetividade. Se, por exemplo, você criar uma odem de venda ou ordem de produção para um item, poderá inserir uma unidade de efetividade mesmo que o item não seja de unidade de efetividade, ou mesmo que a unidade pertença a um item de unidade de efetividade diferente. Dessa forma, há suporte para a venda de peças sobressalentes ou submontagens para uma configuração específica.

Se existirem vários itens finais de unidade de efetividade, será possível usar a conexão entre a unidade e o item final para rastrear facilmente para qual item de nível superior uma atividade é realizada a montante no processo de produção.

Suponha que uma correia transportadora seja um item final de unidade de efetividade, e que a unidade 15 esteja definida para o transportador. Nessa situação, um usuário pode rastrear até as ordens de compra de nível inferior e ordens de produção para esse transportador específico. Consulte a figura a seguir:

Para definir um item como de unidade de efetividade, na sessão de detalhes de Itens (tcibd0501m000), na guia Unidade de efetividade, marque a caixa de seleção Item final de unidade de efetividade.

Série de efetividade

As unidades são números únicos gerados pelo LN. Esses números não fazem sentido aos usuários. Em vez disso, os usuários desejam ter códigos que façam sentido para eles. Portanto, antes de gerar uma unidade, os usuários podem inserir um código de identificação para cada ocorrência de um item. Esse código consiste em um código de série e um número de sequência. Para definir vários números de sequência ao mesmo tempo, é possível simplesmente inserir o primeiro e o último número de sequência que deseja definir. Para cada número de sequência em combinação com o código de série, o LN gera um código de unidade exclusivo.

Por exemplo, é possível gerar 20 números em sequência para a série AGR (agrícola). Esse processo pode ser realizado na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000).

Unidades

Depois de definir o primeiro e o último número de sequência da série, o LN gera as unidades para cada número de sequência da série. Inicie a sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000) e clique em Gerar unidades no menu adequado.

O LN gera uma unidade pra cada número de sequência.

Configuração padrão e exceções

Para muitas entidades no LN, é possível determinar se as entidades pertencem à configuração padrão ou se são válidas somente para uma unidade específica.

Você deve definir na entidade, por exemplo, a linha da BOM, se a entidade pertence à configuração padrão ou a uma unidade específica. A chamada exceção, que está relacionada à entidade, é usada para definir se a entidade é válida ou não para uma unidade específica. O LN usa a lógica a seguir para verificar se uma entidade específica é válida, se é efetiva ou foi selecionada:

Se nenhuma das afirmativas for verdadeira, uma entidade é válida para uma unidade:

  • A entidade pertence à configuração padrão.
  • A entidade não pertence à configuração padrão, mas é válida para a unidade especificada.

Se uma das afirmativas a seguir for verdadeira, uma entidade é inválida para uma unidade:

  • A entidade não pertence à configuração padrão.
  • A entidade pertence à configuração padrão, mas é inválida para a unidade especificada.

Em outras palavras, se a entidade pertencer à configuração padrão, ela será válida para todas as unidades, a menos que uma exceção especifique que ela é inválida para uma unidade. Se a entidade não pertencer à configuração padrão, ela será inválida para todas as unidades, a menos que uma exceção especifique que ela é válida para uma unidade específica.

Por exemplo, é possível definir que duas linhas da BOM do transportador, CORREIA LONGA e CORREIA GROSSA, pertencem a unidades específicas. Essas linhas da BOM não pertencem à configuração padrão. As outras linhas da BOM do transportador pertencem à configuração padrão.

Para definir exceções, especifique se as entidades são válidas ou não para unidades específicas. Para definir exceções, é preciso usar a sessão Exceções (tcuef0105m000), que pode ser iniciada nas sessões em que as entidades de unidade de efetividade são definidas, por exemplo, a sessão Lista de material (tibom1110m000) e a sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).

No exemplo, o componente do transportador CORREIA LONGA é válido para a unidade 9584. Você especifica isso em uma exceção para essa linha da BOM. Para iniciar a sessão Exceções (tcuef0105m000), clique em Exceções na sessão Lista de material (tibom1110m000).

A sessão Exceções (tcuef0105m000) já contém os dados da linha da BOM. É preciso especificar somente para qual unidade a linha da BOM é válida ou inválida. No exemplo, você especifica que a BOM é válida para a unidade 9584:

Depois de definir as exceções para uma entidade de unidade de efetividade, é possível excluir a entidade, neste caso, a linha da BOM, da configuração padrão desmarcando a caixa de seleção Configuração padrão na sessão Lista de material (tibom1110m000).

Se a entidade não tiver nenhuma exceção, não será possível especificar se ela pertence ou não à configuração padrão. Se não houver nenhuma exceção vinculada, e você puder desmarcar a caixa de seleção Configuração padrão, a entidade não será válida nem para a configuração padrão nem para a unidade de efetividade.

Por exemplo, se a CORREIA PADRÃO fizer parte da configuração padrão, mas o item precisar ser inválido para as unidades 9584 e 9585, você pode especificar isso por meio de exceções.

Necessidades

Você pode definir a validade das entidades no nível do requisito. Nas exceções, pode definir para qual requisito uma entidade é válida ou inválida.

Você pode definir necessidades na sessão Necessidades (tcuef0106m000).

Para cada necessidade, defina as unidades de efetividade relacionadas na sessão Necessidade - Unidades de efetividade (tcuef0107m000).

Vincular unidades de efetividade a requisitos é útil se você desejar definir uma exceção para várias unidades de efetividade ao mesmo tempo. Se, por exemplo, uma exceção for necessária na BOM do transportador do item, é possível definir a exceção para um requisito específico, depois do que a exceção é válida para todas as unidades de efetividade vinculadas ao requisito. Assim, não há necessidade de definir a exceção para cada unidade de efetividade separadamente.

No exemplo, a correia longa, um componente da BOM do transportador, é válido para o requisito LB. Se você definir isso em uma exceção, a linha da BOM será automaticamente válida para as unidades 9584 e 9587.

Não é possível indicar tanto um requisito quanto uma unidade em uma exceção. É possível definir uma exceção no nível do requisito ou no nível da unidade.

Agrupar requisitos

Na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000), é possível agrupar necessidades vinculando-as a uma entidade ou combinação de entidades específica. As seguintes entidades podem ser usadas para agrupar requisitos:

  • Parceiro de negócios cliente
  • País receptor
  • Armazém expedidor
  • item final

E possível usar requisitos agrupados durante a entrada de odem de venda. Se você inserir uma ordem de venda para um parceiro de negócios cliente específico, país receptor, armazém expedidor, item final ou combinação de entidades, pode iniciar a sessão Item - necessidades (tcuef0108m000) usando a sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000) para encontrar as necessidades aplicáveis. Se necessário, porém, você ainda pode selecionar necessidades que não tenham sido definidas na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000).

Requisitos padrão

Na sessão Item - necessidades (tcuef0108m000), você também pode definir as necessidades como padrão. Se você inserir uma ordem de venda e vários conjuntos de necessidades se aplicarem a ela, o LN recuperará somente as necessidades padrão.

Por exemplo, você define vários requisitos para um item final especifico, do qual alguns dos requisitos são padrão. Você também define alguns requisitos padrão para um parceiro de negócios cliente específico. Se você criar uma ordem de venda para esse item final e parceiro de negócios cliente específicos, o LN recuperará somente as necessidades padrão.

Configurar intercambialidade

Você pode configurar a intercambialidade em vários níveis:

  • Nível da companhia
  • Nível de item
  • Nível da série

Nível da companhia

Se a caixa de seleção Todas uns. efetividade são intercambiáveis estiver marcada na sessão Parâmetros da unidade de efetividade (tcuef0100s000), todas as unidades em uma companhia específica serão intercambiáveis. Essa configuração substitui todas as outras configurações de intercambialidade em níveis inferiores.

Nível de item

Se a caixa de seleção Unidades de efetividade são intercambiáveis estiver marcada na sessão de detalhes Itens (tcibd0501m000), todas as unidades de um item específico serão intercambiáveis. Essa configuração substitui as configurações de intercambialidade no nível da série.

Nível da série

O nível mais detalhado em que você pode definir a intercambialidade é no nível da série. No nível da série, é possível selecionar as seguintes caixas de verificação:

  • Se a caixa de seleção Intercambiável em série estiver marcada na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), todas as unidades na série especificada no campo Série de unid. serão intercambiáveis.
  • Se a caixa de seleção Intercambiável com outra série intercambiável estiver marcada na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), as unidades da série especificada no campo Série de unid. serão intercambiáveis com as unidades de qualquer outra série do mesmo item para o qual a caixa de seleção Intercambiável com outra série intercambiável estiver marcada.
  • Se a caixa de seleção Intercambiável com configuração padrão e vice-versa estiver marcada na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000), as unidades da série especificadas no campo Série de unid. serão intercambiáveis com a configuração padrão. Falando tecnicamente, a configuração padrão é a unidade 0 (zero).

As caixas de seleção Todas uns. efetividade são intercambiáveis e Item final intercambiável na sessão Itens - Série de efetividade (tcuef0101m000) exibem as configurações feitas no nível da companhia ou do item. Se uma das caixas de verificação estiver selecionada, você não poderá selecionar a outra.

Configurar unidades

É possível configurar unidades na sessão Unidade de efetividade (tcuef0102m000). Nessa sessão, é possível realizar os seguintes processos:

  • Necessidades de vínculo
  • Calcular os custos padrão por unidade
  • vincular características de vendas
  • Definir variáveis do processo

Você normalmente configura unidades nas linhas da odem de venda. Porém, é possível configurar cada unidade no LN.

Preço de vendas

É possível especificar um preço de upgrade para cada requisito. Com base nas necessidades selecionadas para uma unidade de efetividade, o LN adiciona os preços de upgrade ao preço de venda, o que pode resultar em um preço de venda diferente para cada unidade de efetividade. O preço de venda final exibido na linha de ordem de venda inclui os preços de upgrade das necessidades.

Você deve definir os preços de upgrade na sessão Necessidades (tcuef0106m000).