Lançamentos de impostos retidos na fonte

Se você processar uma fatura de compra para a qual se aplique imposto retido na fonte, o LN criará uma sequência de lançamentos para os diversos valores de imposto de renda e contribuição social retidos na fonte.

Se você concluir uma declaração de impostos, o LN criará os seguintes lançamentos financeiros:

  1. Enviar a declaração de imposto

    Se você enviar a declaração de imposto, o LN criará contralançamentos dos valores do imposto nas contas contábeis vinculadas aos códigos do imposto e lançará o valor total a pagar na conta provisional para imposto a pagar.

  2. Fazer os pagamentos

    Se você processar a ordem não provisionada, o LN criará um contralançamento do valor pago na conta provisional para o imposto a pagar. Se você usar um método diferente para pagar o imposto ou excluir a ordem não provisionada, será preciso criar um lançamento para limpar a conta provisional.

O Tipo de imposto do código de imposto de grupo indica o momento em que a obrigação fiscal surge.

Para imposto e contribuições sociais retidos na fonte, o tipo de imposto pode ser:

  • Normal

    a obrigação fiscal surge no registro da fatura de compra. O pagamento é feito periodicamente quando você paga a declaração de imposto.
  • Em pagamento

    a obrigação fiscal surge no pagamento da fatura de compra. Ao pagar uma fatura de compra, o LN automaticamente gera uma ordem não provisionada em Cash Management para pagar o imposto ao departamento de cobrança.