Comércio intercompanhia – introdução

Quando um projeto ou uma ordem é criada, como uma ordem de venda, várias entidades dentro de uma organização realizam atividades para executar essa ordem. Por exemplo, o departamento de vendas fatura o cliente e o armazém entrega as mercadorias.

Se as entidades de uma organização tiverem o próprio processo de registro de lucro e perda, as transações de custo e receita internas deverão ser registras para equilibrar as contas para cada atividade. É possível configurar o comércio intercompanhia para permitir que o aplicativo crie transações de custo e receita internas e faturas internas.

O departamento de vendas S1 e o armazém W1 fazem parte da organização A, mas estão localizados em países diferentes. Para atender uma ordem de venda para um cliente externo, S1 instrui W1 a entregar as mercadorias ao cliente. W1 envia uma fatura interna para S1 para cobrir os custos das mercadorias e da entrega.

Preços internos

Várias opções estão disponíveis para configurar regras de preço de transferência ou valores fixos que determinam a preços de interno.

Ordens de comércio intercompanhia

Se você configurar um relacionamento de comércio intercompanhia, o aplicativo criará ordens de comércio intercompanhia para as entidades envolvidas para dar suporte ao próprio processo de registro de lucros e perdas. Ordens de comércio intercompanhia acionam a criação de transações de custo e receita internas e, se especificadas, as faturas internas.

Em uma ordem de comércio intercompanhia, é possível visualizar os detalhes das atividades do comércio intercompanhia, como datas e horas, as entidades envolvidas, os valores e as regras de preço de transferência em que os valores são baseados. Dependendo das regras de preço de transferência, é possível realizar manutenção de alguns detalhes de preço.

Aprovação

As ordens de comércio intercompanhia podem incluir uma etapa de aprovação. Se a aprovação for especificada, as entregas não serão permitidas até que a ordem de comércio intercompanhia seja aprovada.

O processo de aprovação pode ser apoiado por um aplicativo de workflow.

Quando as linhas de ordem de venda da ordem de vendas do exemplo anterior são criadas, uma ordem de comércio intercompanhia também é criada. Se a aprovação for especificada na configuração, W1 não poderá entregar as mercadorias ao cliente até que a ordem de comércio intercompanhia seja aprovada.

Configuração

O LN distingue vários tipos de processos de comércio internos e detalhes de comércio, que são especificados nos cenários de comércio intercompanhia e nos acordos de comércio intercompanhia. Esses cenários e acordos são vinculados a relações de comércio intercompanhia.

Uma ordem de comércio intercompanhia será criada se:

  • Houver uma relação de comércio intercompanhia para as entidades envolvidas no atendimento de uma ordem.
  • A relação de comércio intercompanhia inclui um cenário de comércio intercompanhia que corresponde ao processo de negócios envolvendo a ordem.

A ordem de comércio intercompanhia inclui informações de:

  • Linhas de ordem de origem, como datas de entrega e quantidades de item
  • Configurações do acordo comercial e cenário comercial aplicáveis
  • Outros dados mestres, como informações do parceiro de negócios e dados do imposto

Essas configurações determinam os valores de transações de custo e receita e, se especificadas, as linhas de fatura interna. Dependendo das configurações, é possível ajustar as regras de preço de transferência ou os valores da ordem de comércio intercompanhia.