Dados de item

As companhias podem conter várias unidades de negócio em diferentes locais e países. Para cada local, a gestão logística e administrativa de um item pode ser diferente. Aqui são alguns exemplos:

  • O item é comprado de diferentes fornecedores a um preço diferente
  • O item é fabricado usando diferentes produtos semiacabados
  • O item é produzido usando diferentes máquinas
  • O item é processado de modo diferente em ordens de compra, de venda ou de serviço

Se uma companhia usar a funcionalidade multiplanta, os locais serão modelados usando plantas e departamentos (escritórios). Os itens usados nesses locais também devem ser configurados por planta e departamento. Assim, se usar a multiplanta, você deverá especificar os dados do item nos níveis global (companhia) e local (planta, departamento). Se não usar a multiplanta, você especificará os dados do item somente no nível global.

Dados de item local e global

Dados de item global incluem os dados do item controlado centralmente no nível da companhia, como código e descrição do item, tipo de item, grupo de itens, unidade de medida e definições sobre configuração, customização, unidade de efetividade, sistema da ordem, rastreabilidade, rastreamento e controle de alteração de engenharia. Se você usar multiplanta, especificará que plantas e departamentos podem armazenar, comprar, produzir e vender o item.

Dados do item do local podem ser especificados somente se você usar multiplanta. Eles incluem os dados do item controlado localmente nos níveis da planta e do departamento, como grupo de produtos, origem de fornecimento e todos os dados específicos do país. Você especifica como o item é armazenado, comprado, fabricado e vendido.

Nos níveis global e local, subentidades dos dados do item podem ser especificadas. As subentidade do item incluem os dados do item específicos dos vários pacotes do LN, como dados de venda do item, dados de produção do item e dados de compra do item por planta.

Nota

Todos os itens usados em uma companhia são exibidos na sessão de visão geral de Itens (tcibd0501m000).

Se você deseja realizar a manutenção dos dados do item somente no nível global, em vez de no nível local, em vários dados do item por planta e dados do item por sessões do departamento, é possível indicar que você deseja usar os dados do item global para a planta ou o departamento. Assim, as alterações nos dados do item no nível da companhia serão sincronizadas automaticamente com o nível da planta ou do departamento.

Configurar os dados do item – multiplanta ativa

Se a sua companhia usar a multiplanta, você especificará os dados do item nos níveis global (companhia) e local (planta, departamento).

Esta tabela mostra as referências a tópicos que descrevem a configuração do item para multiplanta:

Fluxo de processo do item Consulte Novos itens em um ambiente multiplanta – fluxo de processo
Padrões do item

Consulte:

  • Configurar padrões de item para multiplanta
  • Padrões do item por planta
  • Padrões do item por departamento
Dados de item

Consulte:

  • Configurar dados de item para multiplanta
  • Dados do item para planta
  • Dados do item por departamento

Configurar os dados do item – multiplanta inativa

Se a sua companhia não usar multiplanta, você especifica os dados do item somente no nível global. Consulte Configurar os dados do item.

Copiar os dados do item

Em vez de criar novos itens com base nos padrões do item, também é possível criar novos itens copiando os itens existentes. Consulte Copiar os dados do item.

Dados opcionais do item

O uso de alguns dados do item é opcional, dependendo de situações específicas. Consulte Dados opcionais do item.