Exemplo de multiplanta - modelo empresarial do LN para fabricante de aeronave

O fabricante da aeronave é modelado usando os vários blocos de construção da Enterprise Modeling Management disponíveis no LN.

Este diagrama exibe as unidades empresariais, plantas, departamentos e armazéns envolvidos na logística, produção e fluxos financeiros do fabricante de aeronave:

Companhias

O fabricante da aeronave é modelado como uma companhia logística e uma companhia financeira correspondente.

O fabricante é modelado como uma companhia logística. Isso acontece porque, no LN, a companhia logística é usada para manter dados transacionais de toda a empresa e dados mestre de logística e comerciais.

Como os relatórios financeiros são realizados de forma centralizada, e todas as partes da organização compõem uma entidade legal, uma companhia financeira também é definida para o fabricante da aeronave.

Unidades empresariais

Para refletir o fluxo financeiro do fabricante da aeronave, cada unidade de produção é modelada como uma unidade empresarial. A unidade de produção A é modelada como a unidade empresarial EUA; B é modelada como a unidade empresarial EUB; e C como EUC.

A unidade de venda S é modelada como a unidade empresarial EUS.

A unidade empresarial EUA inclui todas as instalações, como armazéns e centros de trabalho, envolvidas na produção das máscaras de oxigênio e do Eagle Long Range. Ela não inclui os armazéns de mercadorias finalizadas, de onde a aeronave concluída é enviada aos clientes.

A unidade empresarial EUB inclui estas entidades:

  • Os armazéns e a área de produção envolvidos na fabricação do Eagle Midrange, exceto os armazéns de mercadorias finalizadas, de onde a aeronave concluída é enviada aos clientes.
  • Os armazéns envolvidos no recebimento e na distribuição para produção das máscaras de oxigênio compradas.
  • O departamento de compras responsável pela compra local das máscaras de oxigênio na unidade de produção B.

A unidade empresarial EUC inclui estas entidades:

  • Os armazéns e a área de produção envolvidos na fabricação do Buzzard Pro, exceto os armazéns de mercadorias finalizadas, de onde a aeronave concluída é enviada aos clientes.
  • Os armazéns envolvidos no recebimento e na distribuição para produção das máscaras de oxigênio compradas.
  • O departamento de compras responsável pela compra local das máscaras de oxigênio na unidade de produção C.

A unidade empresarial EUS inclui estas entidades:

  • O departamento de vendas que gerencia a venda da aeronave fabricada em cada unidade de produção.
  • Os armazéns de mercadorias finalizadas, de onde a aeronave fabricada nas unidades de produção A, B e C é enviada aos clientes.

    Esta tabela exibe as plantas em que os armazéns de mercadorias finalizadas para cada tipo de aeronave estão localizados:

    Tipo de aeronave Local
    Eagle Long Range SA
    Eagle Midrange SB
    Buzzard Pro SC

No LN, uma unidade empresarial representa uma parte de uma organização que é responsável por seu próprio gerenciamento financeiro. Ela reflete, assim, o fluxo financeiro de uma unidade de negócios. Além disso, os custos padrão são definidos pela unidade empresarial.

Cada unidade de produção e de venda deve ser definida como unidades empresariais separadas. Isso acontece porque o fabricante da aeronave realiza a contabilidade de gestão no nível da unidade, e os custos padrão são diferentes em cada unidade de produção e de venda.

Plantas

Para refletir o fluxo logístico e de produção do fabricante da aeronave, estas plantas são definidas:

  • SA

    Na planta SA, estas partes da organização estão localizadas:

    • Todas as instalações, como armazéns e centros de trabalho, envolvidas na produção das máscaras de oxigênio e do Eagle Long Range. Essas instalações pertencem à unidade empresarial EUA.
    • Os armazéns de mercadorias finalizadas, de onde a aeronave concluída Eagle Long Range é enviada aos clientes. Esses armazéns fazem parte da unidade empresarial EUS.
    • O departamento de vendas da unidade de venda S, que pertence à unidade empresarial EUS.
  • SB

    Na planta SB, estas partes da organização estão localizadas:

    Entidades Utilizar Pertence à unidade empresarial
    Armazéns Envolvido na produção do Eagle Midrange EUB
    Centros de trabalho Produção do Eagle Midrange EUB
    Armazéns Recebimento e distribuição para produção de máscaras de oxigênio compradas EUB
    Departamento de compras Compra local de máscaras de oxigênio para a unidade de produção B EUB
    Armazéns de mercadorias finalizadas Recebimento da Eagle Midrange concluída e envio para os clientes EUS
  • SC

    Na planta SC, estas partes da organização estão localizadas:

    Entidades Utilizar Pertence à unidade empresarial
    Armazéns Envolvido na produção do Buzzard Pro EUC
    Centros de trabalho Produção do Buzzard Pro EUC
    Armazéns Recebimento e distribuição para produção de máscaras de oxigênio compradas EUC
    Departamento de compras Compra local de máscaras de oxigênio para a unidade de produção C EUC
    Armazéns de mercadorias finalizadas Recebimento da Buzzard Pro concluída e envio para os clientes EUS

As plantas foram modeladas para que você defina estes dados:

  • Os dados logísticos e de produção específicos para cada unidade de produção.
  • Os armazéns e departamentos localizados em cada planta.

Configurações de subentidade de planta

As plantas exigem estas configurações de subentidade:

  • Produção

    Na planta SA, são necessárias configurações de subentidade de produção para configurar centros de trabalho e definir dados de produção. Os dados de produção incluem séries de ordem, configurações de operação e gestão de materiais relacionadas às máscaras de oxigênio e à aeronave concluída. Nas plantas SB e SC, são necessárias configurações de produção somente para a aeronave concluída.
  • Armazenamento

    Em todas as plantas, as configurações de subentidade de armazenamento são necessárias para configurar armazéns e definir o controle do fluxo de entrada e saída de cada planta. Consulte Armazenamento - Guia do usuário para multiplanta.
  • Vendas

    Em todas as plantas, são necessárias configurações de subentidade de vendas para expedir a aeronave concluída com base em ordens de venda.
  • Aquisição

    As plantas SB e SC também exigem configurações de subentidade de aquisição. Elas são necessárias para receber as máscaras de oxigênio compradas com base em ordens de compra.

Armazéns

Os armazéns normais, de chão de fábrica, de inspeção e de mercadorias finalizadas de cada unidade de produção são definidos como armazéns no LN e vinculados à planta em que estão localizados.

Exceto pelos de mercadorias finalizadas, os armazéns de cada planta também são vinculados à unidade empresarial definida para a unidade de produção.

Os armazéns de mercadorias finalizadas de cada planta são vinculados à unidade empresarial EUS por estes motivos:

  • O estoque é de propriedade da unidade de venda.
  • Os custos padrão da EUS são baseados na transferência interna entre as unidades de produção e de venda.

Assim, os armazéns de mercadorias finalizadas estão vinculados à planta da unidade de produção a que pertencem e à unidade empresarial da unidade de vendas. Dessa forma, os dados logísticos da planta, como lead times e a transportadora, e os custos padrão da unidade empresarial se aplicam aos armazéns de mercadorias finalizadas.

Departamentos

Departamento em Nome do modelo Definido como Tipo Planta vinculada Unidade empresarial vinculada
Unidade de venda S SO Departamento Departamento de vendas SA EUS
Unidade de produção B PB Departamento Departamento de compras SB EUB
Unidade de produção C PC Departamento Departamento de compras SC EUC

O departamento de venda da unidade de venda S é definido como o departamento de vendas SO. Isso acontece porque os dados comerciais como preço de venda e informações da ordem de venda são definidos nos departamentos de venda no LN. O departamento de vendas SO está vinculado à unidade empresarial EUS, pois a contabilidade de gestão é realizada no nível da unidade. Além disso, também pertence à unidade de venda S. O departamento de vendas está vinculado à planta SA para indicar que o departamento de vendas está localizado nela.

O departamento de compras PB está vinculado à planta SB porque ele está localizado nela, e o preço de compra das máscaras de oxigênio é definido no nível da planta no LN.

O departamento de compras PB está vinculado à unidade empresarial EUB, pois o fabricante da aeronave realiza a contabilidade de gestão no nível da unidade. Além disso, as transações financeiras envolvidas na compra das máscaras de oxigênio na unidade de produção B devem ser registradas na companhia financeira, que é vinculada à unidade empresarial EUB. De forma semelhante, o departamento de compras PC está vinculado à planta SC e à unidade empresarial EUC.

Centros de trabalho

Os centros de trabalho e as áreas de produção de cada unidade de produção são definidos como departamentos do tipo centro de trabalho no LN e vinculados à planta definida para a unidade de produção.

Agrupamentos de planejamento

Como cada planta executa o próprio planejamento de produção, um agrupamento de planejamento separado é definido para cada planta. Para a planta SA, o agrupamento de planejamento PLA é definido. Para as plantas SB e SC, os agrupamentos de planejamento PLB e PLC, respectivamente, são definidos.

Relações de comércio intercompanhia

Para definir o preço de comércio intercompanhia para cada unidade de produção e unidade de venda S, é necessário configurar estas relações de comércio intercompanhia:

De Até
EUA EUS
EUB EUS
EUC EUS