Exemplos de multiplanta - a estrutura da companhia de um fabricante de aeronaves

O nosso fabricante fictício de aeronaves de passeio tem três unidades de produção e uma unidade de venda. Todas as unidades de negócios e departamentos dele são localizados e registrados nos EUA.

As unidades de produção A, B e C fabricam um tipo diferente de aeronave. A tabela exibe o tipo de aeronave fabricado em cada unidade de produção.

Unidade de produção Local Tipo de aeronave
A Pittsburgh Eagle Long Range
B Nova York Eagle Midrange
C Filadélfia Buzzard Pro

A unidade de venda S gerencia a venda da aeronave fabricada pelas unidades de produção A, B e C.

Cada unidade de produção instala o mesmo tipo de máscaras de oxigênio nas aeronaves fabricadas.

A unidade de produção A produz as máscaras de oxigênio por conta própria. Já B e C compram de um fornecedor local diferente.

Cada unidade é responsável pela sua própria contabilidade de gestão.

Finança

O relatório financeiro é realizado de forma centralizada para toda a organização. No entanto, as unidades de produção e a de venda têm sua própria contabilidade de gestão.

Custo

Como as unidades de produção e a de venda têm sua própria contabilidade de gestão, os custos padrão da aeronave concluída e as máscaras de oxigênio são registrados para cada unidade de negócios.

Nas unidades de produção A, B e C, os custos padrão da aeronave concluída são baseados na produção local. Os custos de produção são diferentes para cada unidade de produção.

Na unidade de venda S, os custos padrão de cada tipo de aeronave são baseados nas transferências internas das unidades de produção.

Na unidade de produção A, os custos padrão das máscaras de oxigênio são baseados na produção local.

Nas unidades B e C, os custos padrão das máscaras são baseados na aquisição local. As unidades de produção B e C têm custos padrão diferentes para o mesmo tipo de máscara de oxigênio.

Produção

Na unidade de produção A, as máscaras de oxigênio são fabricadas em um centro de trabalho dedicado. Neste exemplo simplificado, a máscara é um componente de uma aeronave. A aeronave é fabricada em uma área de produção. Nela, as máscaras de oxigênio são instaladas nas cabines da aeronave.

Nas unidades de produção B e C, a aeronave também é produzida na mesma área. Lá, as máscaras compradas são instaladas nas cabines da aeronave.

Planejamento

As unidades de produção A, B e C são responsáveis por seu próprio planejamento de produção.

Logística

Em cada unidade de produção, a aeronave concluída é transferida de um armazém de inspeção para um de mercadorias finalizadas. O estoque guardado nos armazéns de mercadorias finalizadas é de propriedade da unidade de venda S. Neles, a aeronave é expedida aos clientes. Cada unidade de produção contrata uma transportadora diferente para entregar a aeronave aos clientes.

Na unidade A, as máscaras de oxigênio concluídas são transferidas do centro de trabalho correspondente para um armazém de chão de fábrica. Lá, as máscaras são distribuídas para os centros de trabalho, onde são instaladas na cabine do avião.

Na unidade B e C, as máscaras compradas são recebidas em um armazém normal, de onde são distribuídas para os centros de trabalho.

Compra

Na unidade de produção B, o departamento de compras B cuida da compra das máscaras de oxigênio do fornecedor local da unidade de produção B. Da mesma forma, na unidade de produção C, o departamento de compras C cuida da compra local das máscaras de oxigênio do fornecedor local da unidade de produção C.

Vendas

A venda da aeronave concluída a partir de cada unidade de produção é gerenciada pela unidade de venda S. O departamento de vendas da unidade de venda S está localizado nas instalações da unidade de produção A. A unidade de venda S é proprietária do estoque dos armazéns de mercadorias finalizadas nas unidades de produto A, B e C.

Comércio intercompanhia

Cada unidade de produção faz cobranças à unidade de venda S relacionadas às transferências de uma aeronave concluída do armazém de inspeção para o de mercadorias finalizadas.