Intercâmbio eletrônico de dados

O Intercâmbio eletrônico de dados (EDI) é usado para o processamento de mensagens padrão entre dois parceiros de negócios e para o intercâmbio de documentos de negócios entre dois sistemas. Por exemplo, um cliente envia uma ordem de compra para um fornecedor através de EDI, após o que o fornecedor responde enviando uma fatura ao cliente eletronicamente.

Muitos padrões externos desses documentos de negócio são definidos, fornecendo regras para os processos de negócio relacionados, a estrutura de documentos de negócio e o conteúdo. Na Europa, o padrão UN/ EDIFACT é usado; nos Estados Unidos, o padrão se chama ANSI. Além disso, padrões específicos do setor também são usados, como SPEC2000 e AECMA para os setores aeroespacial e de defesa, e VDA /ODETTE no setor automotivo.

O LN possui o próprio padrão interno, chamado BEMIS (Sistema de intercâmbio eletrônico de mensagens Baan). O LN usa o padrão BEMIS para gerar e ler mensagens. Todos os padrões externos podem ser traduzidos para o padrão BEMIS interno ou gerados do BEMIS por um tradutor EDI, que usa os formatos de mensagem EDI padrão suportados pelos parceiros de negócios.

Esse diagrama mostra o desenvolvimento de vários padrões: