Sistema de moeda padrão

O sistema monetário padrão fornece amplo suporte para organizações multinacionais que operam em vários países.

Para cumprir as necessidades financeiras e de relatório tributário de companhias multinacionais com subsidiárias em muitos países, o sistema monetário padrão no LN dispõe dos seguintes recursos:

  • Conversão direta de transações em moeda estrangeira

    Transações em moeda estrangeira são convertidas diretamente da moeda da transação para a moeda local, sem triangulação por meio da moeda de referência. Por padrão, as moedas de relatório são diretamente convertidas da moeda da transação para a moeda de relatório. Porém, as moedas de relatório também podem ser convertidas da moeda local.

  • Integrações e múltiplas moedas de relatório

    As transações podem ser registradas em uma moeda local e em até duas moedas de relatório. Somente os valores na moeda local são registrados nas transações de integração, ativos fixos e dados de reconciliação. Antes de relatar em uma das moedas de relatório, é preciso reconciliar as sublivro-razão na moeda local da companhia. É possível ajustar os saldos da moeda de relatório para variações cambiais na sessão Baixar variações cambiais (tfgld5201m000), que pode ser executada para as moedas local e de relatório de modo independente. Para cada uma das moedas locais, as diferenças serão lançadas em transações separadas. A reconciliação de transações de integração no nível do objeto de negócio é possível somente na moeda local.

  • Múltiplas moedas locais

    Uma moeda local é a moeda doméstica ou de relatório usada por uma companhia para preparar o demonstrativo financeiro. Valores em moedas estrangeiras são convertidos para uma das moedas locais usando as taxas de câmbio direto da moeda local e, dependendo da configuração do Método de tradução na sessão Companhias (tcemm1170m000), o valor na moeda local ou da transação para a conversão para os valores na moeda de relatório.

  • Rotação de moeda

    A funcionalidade de rotação de moeda está disponível:

    • Em General Ledger, sessões de histórico contábil e histórico de dimensões.
    • Nas sessões Accounts Payable e Accounts Receivable, que exibem informações sobre itens em aberto.

    Nessas sessões, dentro de uma única companhia, a rotação de moeda está disponível para cada moeda local implementada. Dentro de uma seleção multicompanhias, a rotação de moeda está disponível para cada moeda comum usando grupos de moeda do relatório.

    Uma vez que as moedas de relatório são convertidas conforme regras e tipos de taxas predefinidos, as taxas monetárias para as moedas de relatório não podem ser modificadas durante a entrada da transação.

  • Taxas monetárias recuperadas da Internet

    A importação de taxas de câmbio da Internet é habilitada pelo campo Código de moeda ISO na sessão Moedas (tcmcs0102m000).

    Para importar as taxas de câmbio, é preciso escrever seu próprio programa. O LN fornece somente a interface.

  • Cálculo e lançamento de diferenças de moeda

    A sessão Baixar variações cambiais (tfgld5201m000) pode ser executada para cada moeda local de modo separado e independente. O processo de cálculo de diferenças da moeda também considera o tipo de taxa de câmbio, especificado na conta contábil para as moedas local e de relatório de modo independente.

    Transações de diferença de moeda sempre são criadas para cada moeda local separadamente.

    O método para calcular variações cambiais depende da configuração Método de tradução na sessão Companhias (tcemm1170m000).

  • Contas provisionais

    Para várias contas provisionais, o lançamento original e o lançamento de liberação da conta não são processados na mesma moeda. Por exemplo, os recebimentos de compra/recebimentos de armazém que fazem lançamentos para a conta de trânsito provisional 3 podem ter moedas de transação diferentes. O recebimento de compra pode estar em dólares dos EUA, enquanto o recebimento de armazém sempre é processado na moeda local do armazém. Nesse caso, uma conversão de moeda será feita usando a conta definida na sessão Parâmetros da companhia financeira (tfgld0503m000). O LN detectará qualquer diferença entre as moedas de transação em um par de lançamentos de débito/crédito (sendo um deles a moeda local da companhia em particular) e criará automaticamente as transações de conversão adicionais.

  • Transações intercompanhias

    Transações intercompanhias são reconciliadas na moeda da transação. Para calcular os valores da moeda de relatório e local nas transações intercompanhia, somente o valor da transação é usado.

    Se necessário, no sistema monetário padrão, contas intercompanhia podem ser definidas pela moeda da transação, o que significa que a moeda da transação determina a qual conta intercompanhia a transação é lançada.

  • Gráfico de contas

    Para cada companhia financeira, é possível definir características de tipo de taxa de relatório no nível da conta contábil na sessão Configurações da conta contábil por conta individual (tfgld0128m000). Aqui, é possível definir o tipo de taxa de relatório para:

    • Adotar tipo de taxa de câmbio da trans.
    • Tipo de taxa de câmbio própria
    • Padrão da companhia

    Se definido para Tipo de taxa de câmbio própria, um tipo de taxa para a moeda de relatório em particular deve ser inserido. Se nenhuma característica for inserida para uma conta contábil específica, o LN usará o padrão da companhia definido na sessão Companhias (tcemm1170m000).

    Contas tributárias para a mesma companhia financeira e origem de imposto (compra/vendas), bem como contas de controle da mesma companhia financeira e origem (fornecedor/cliente) devem ter as mesmas características de tipos de taxa de relatório. Portanto, características de tipo de taxa de relatório poderão ser definidas nestes níveis também.

  • Uso de tipos de taxa de câmbio

    Para converter o valor das transações para o valor na moeda local, o LN usa a taxa que pertence ao tipo de taxa de câmbio especificado na transação. A taxa monetária usada para a conversão para a moeda de relatório depende do tipo de taxa de câmbio especificado na conta contábil à qual ela é lançada.

    Transações em dinheiro geralmente serão convertidas com relação à taxa de câmbio pontual, enquanto taxas mensais podem ser usadas para estoque e trabalho em andamento. Tipos de taxa de câmbio típicos conhecidos são taxas diárias, taxas médias e taxas mensais.

    O processo de cálculo de diferenças de moeda pode recuperar uma taxa com base no tipo de taxa de câmbio da conta contábil.

  • Várias moedas de relatório em contas a pagar e contas a receber

    As entradas em aberto nos módulos Accounts Payable e Accounts Receivable são registradas na moeda local e nas moedas de relatório da companhia.

    No sistema monetário padrão, os valores em moeda local são convertidos usando o tipo da taxa de câmbio especificado na transação. Os valores da moeda de relatório são calculados usando o tipo de taxa de câmbio especificado na conta contábil de controle. Dentro de uma companhia financeira, todas as contas contábeis de controle em um grupo de parceiros de negócio devem ter os mesmos tipos de taxa de câmbio para as moedas de relatório.

  • Múltiplas moedas de relatório em análise e relatório de imposto

    Uma vez que a mesma moeda pode ser usada como moeda local mais de uma vez, é possível escolher qual moeda local será usada para análise de imposto e qual será usada para declarações de impostos. Isso é útil para facilitar relatório em conformidade legal usando um conjunto específico de taxas para imposto. No mestre de declaração de imposto, é possível selecionar a posição da moeda local a ser usada na declaração de imposto.

    O LN calcula os valores da moeda de relatório usando o tipo de taxa de câmbio especificado na conta contábil de imposto. Dentro de uma companhia financeira, todas as contas contábeis de imposto devem ter os mesmos tipos de taxa de câmbio para as moedas de relatório. O mesmo se aplica às contas contábeis de imposto sobre vendas.

  • Dar baixa nas diferenças de moeda nas contas de controle ACP/ACR

    O LN calcula as variações cambiais nas moedas de relatório usando o tipo de taxa de câmbio e a taxa especificada na conta contábil de controle para cada moeda local. Para cada uma das moedas locais (doméstica e de relatório), a diferença de moeda é lançada usando uma transação financeira separada.

  • Moeda de referência

    No sistema monetário padrão, a moeda de referência:

    • Pode ser definido de modo independente para as moedas de relatório e local.
    • Pode ser, mas não precisa ser, uma das moedas locais.
    • Pode ser usado para expressar valores que representam valores entre múltiplas companhias, por exemplo, preços de lote em Warehousing.
  • Relatórios

    Em várias sessões de impressão, é possível selecionar dados entre várias companhias. No sistema monetário padrão, os relatórios financeiros somente podem ser impressos entre companhias financeiras que tenham pelo menos uma moeda em comum. Se houver mais de uma moeda em comum, escolha em qual moeda comum o relatório deve ser impresso usando o grupo de moeda do relatório.

    Se nenhuma moeda comum existir, não será possível imprimir relatórios através de várias companhias.

  • Relatórios logísticos com moedas

    O tipo da taxa a ser usado na conversão para a moeda de relatório também está disponível nas sessões de relatório.

  • Determinador de taxa

    No sistema monetário padrão, o determinador de taxa é usado somente para trocar para taxas inseridas manualmente. Todas as outras funções do determinador de taxa foram movidas para o tipo de taxa. Nas sessões de entrada da transação, o campo Determinador de taxa mostrará a Data do documento por padrão. Se desejar substituir a taxa assumida como padrão, defina o determinador de taxa como Inserida manualmente.

  • Relatórios de finalização

    Relatórios de finalização devem sempre ser impressos na moeda local da companhia das transações em questão. Como resultado, se um lote para a Companhia 100 contiver transações para a Companhia 200, as transações da Companhia 200 são impressas em uma página de relatório separada na moeda local da Companhia 200.

  • Saldos compartilhados

    No LN, vários saldos são mantidos no nível de todo um grupo de companhias, por exemplo, saldos do parceiro de negócios e limites de crédito. No sistema monetário padrão, os saldos também são mantidos no nível da companhia na moeda local da companhia. Os saldos da companhia do grupo são mantidos na moeda de referência ou em uma moeda definida pelo usuário. Quando esses saldos são recalculados, eles são atualizados na moeda local. Quando a moeda local é atualizada, os saldos do grupo são recalculados também.