Para bloquear e desbloquear

É possível bloquear a movimentação de entrada, a movimentação de saída, a transferência (recebimento, baixa) ou a montagem de itens nestes das seguintes maneiras:

  • Com o bloqueio dos pontos de estoque
  • Com o bloqueio dos tipos de entrada e saída da transação.
Como bloquear pontos de estoque

Um bloqueio de ponto de estoque bloqueia esses tipos de transação pelos pontos de estoque afetados:

  • Movimentação de entrada
  • Movimentação de saída
  • Transferência (recebimento, baixa)
  • Montagem

Além disso, um bloco de ponto de estoque aumenta a quantidade do estoque em espera e diminui a quantidade do estoque disponível.

Ao impor um bloqueio de ponto de estoque, é necessário especificar um código de motivo de um destes tipos:

  • Bloqueio de estoque excluindo EP
    O Planejamento empresarial poderá ignorar o bloqueio e considerar os pontos de estoque bloqueados como estoque disponível.
  • Bloqueio de estoque incluindo EP
    Os pontos de estoque bloqueados estão indisponíveis para planejamento.

Para impor bloqueios de ponto de estoque, é possível bloquear qualquer um destes objetos:

  • Os pontos de estoque armazenados nos locais da zona são bloqueados.
  • Os pontos de estoque do local são bloqueados.
  • Os pontos de estoque do lote são bloqueados.
  • O ponto de estoque e, se presente, os números de série do ponto de estoque são bloqueados.
  • Números de série específicos de pontos de estoque bloqueados parcialmente são bloqueados.
  • Os pontos de estoque contidos na unidade de gestão são bloqueados. Se as unidades de gestão tiverem unidades de gestão filhas, o LN bloqueará as unidades de gestão filhas e os pontos de estoque contidos nas unidades de gestão filhas.

Depois de bloquear uma zona, um local, um lote, uma unidade de gestão ou um ponto de estoque, os pontos de estoque bloqueados restantes serão exibidos na sessão Pontos de estoque bloqueados (whwmd6550m000).

Como bloquear estoque rastreado por projeto

Se você bloquear uma zona, um local, um lote, uma unidade de gestão ou um ponto de estoque, o estoque rastreado do projeto contido nesses objetos também será bloqueado Consulte Bloqueio manual e estoque rastreado por projeto.

Vários blocos para os mesmos pontos de estoque

Vários bloqueios podem afetar os mesmos pontos de estoque. Nesses casos, a quantidade de ponto de estoque bloqueado mais alta prevalece.

Exemplo

Um usuário bloqueia um local manualmente. Entre vários outros itens, esse local contém seis peças de um lote em particular. Outro usuário bloqueia o lote, que tem uma quantidade total de 25. Das quantidades bloqueadas para o lote, 25 é a maior. Portanto, o LN define a quantidade do ponto de estoque bloqueado do lote para 25.

Como bloquear transações

Um bloqueio de transação é um bloqueio imposto sobre transações desses tipos:

  • Movimentação de entrada
  • Movimentação de saída
  • Transferência (recebimento, baixa)
  • Montagem

Se você bloquear tipos específicos de transações, o estoque em espera dos itens afetados não será aumentado. O estoque é apenas bloqueado para entrada, saída, montagem ou transbordo.

Com blocos de transação, os pontos de estoque individuais são bloqueados, e os níveis de estoque ou o Planejamento empresarial não são afetados.

É possível impor blocos de transação nestes objetos:

Como bloquear armazéns para transações de entrada e saída

É possível bloquear um armazém para todas as transações de entrada, todas as transações de saída ou ambas. Um bloqueio em um armazém é total ou interativo. Bloqueio completo significa que nenhuma transação é permitida. Bloqueio interativo significa que o usuário pode substituir manualmente alguns dos bloqueios em transações de entrada ou saída.

Como bloquear transações para zonas, locais, lotes e pontos de estoque

Para zonas, locais, lotes e pontos de estoque, é possível impor um bloqueio de transação a cada tipo de transação. Para esses objetos, os blocos interativos não estão disponíveis.

Um bloqueio completo ou interativo aplicado a um armazém também se aplica a qualquer zona ou local do armazém. Se o armazém estiver bloqueado para transações de entrada, as zonas e os locais do armazém que acomoda recebimentos também serão bloqueados. Da mesma forma, um bloqueio de armazém em transações de saída bloqueia as zonas ou os locais para transações de saída.

Se um armazém não estiver bloqueado para transações de entrada, será possível impor bloqueios de entrada nas zonas e nos locais do armazém. Se um armazém não estiver bloqueado para transações de saída, será possível impor bloqueios de saída nas zonas e nos locais.

Da mesma forma, bloqueios definidos para zonas substituem aqueles definidos para locais. Se uma zona estiver bloqueada para um tipo de transação, os locais da zona também serão bloqueados para esse tipo de transação.