Operações subcontratadas por item final (tisfc2102m000)

Utilize esta sessão para exibir operações subcontratadas por item final.

Você pode planejar a subcontratação de operações ao definir o roteiro das operações ou optar posteriormente pela subcontratação de uma operação na sessão Subcontratar operações (tisfc2210m000).

 

Ordem de produção

O número da ordem da operação subcontratada.

Status da ordem

O status de ordem da ordem de produção.

Valores permitidos

Status da ordem

Item final

Um item que está pronto para ser entregue a um armazém. Um item final é produzido no fim de um roteiro oscilante (coprodutos e subprodutos) ou um roteiro principal.

Geral
Documento de compra

O número do documento de compra de subcontratação.

O LN trata a subcontratação como a compra de um serviço. É possível gerar ordens de compra de subcontratação ou solicitações de compra de subcontratação na sessão Gerar documentos de compra de subcontratação (tisfc2250m000).

/

O número de posição da ordem de compra de subcontratação.

Subcontratado

Um parceiro de negócios contratado para realizar determinados serviços, como a execução de uma parte de um produto ou ordem de produção. Os serviços são entregues por meio de uma ordem de compra.

Item

O item principal da ordem de produção.

Item operado

O item principal, ou o fantasma, no qual a operação é executada.

Se o campo Item operado não contiver o mesmo item que o campo Item, o item operado será um fantasma. Nesse caso, o roteiro do fantasma será conectado ao roteiro do item principal.

Se o item operado não for um fantasma, o item principal e o item operado serão o mesmo.

Projeto (PCS)

O projeto do qual a ordem de produção faz parte.

Operação

O número de sequência da operação a ser realizada pelo subcontratante.

Status da operação

O status atribuído a uma operação. Por exemplo, Planejado, Pronto para iniciar ou Completada. Esse status indica o quanto uma operação prosseguiu.

Valores permitidos

Valores possíveis

Próxima operação

A operação que sucede a operação atual na estrutura de roteiro.

Tópico relacionados

Tarefa

A tarefa da operação subcontratada.

Centro de trabalho

O centro de trabalho de subcontratação em que a operação é executada.

Máquina

A máquina na qual a operação é executada.

Texto da operação

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um texto estará presente para a operação de ordem de produção, que é vinculada no planejamento de produção.

Texto da tarefa

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um texto estará presente para a tarefa, que é vinculada na sessão Tarefas (Operações de referência) (tirou0103m000).

Documento de subcontratação

O tipo de documento vinculado à operação de subcontratação.

Datas/horas
Data inicial restante

A data em que planeja iniciar a operação ou, se a operação já tiver sido iniciada, a data que planeja retomar a operação.

Para escolher se o LN utilizará a quantidade da ordem restante ou as horas já lançadas para calcular o trabalho já realizado, use o campo Método de cálculo tempo restante de produção na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000).

Data inicial do movimento

A primeira data em que uma operação pode ser finalizada.

A data inicial do movimento é calculada subtraindo o tempo ocioso do número de dias do tempo restante de produção após a data inicial restante.

Quantidades
Quantidade planejada de entrada

A quantidade com a qual planeja iniciar a operação, incluindo a quantidade completada e rejeições.

Se você alterar os valores de descarte ou rendimento, o LN recalculará esse campo para manter a quantidade planejada de saída inalterada.

Unidade

A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro.

A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque.

Quantidade planejada de saída

A quantidade com a qual planeja concluir a operação, que inclui a quantidade completada e as rejeições.

Quantidade devolvida da subcontratação

A quantidade relatada como recebida do subcontratante na sessão Linhas de ordem de compra (tdpur4101m000).

Mat.Sub.
Subcontratação com fluxo de materiais

Se esta caixa de controle estiver selecionada, haverá suporte à subcontratação com fluxo de material para os itens finais dessa ordem de produção.

Nota

Durante a criação da ordem de produção, o valor dessa caixa de seleção é obtido por padrão da caixa de seleção Subcontratação com fluxo de materiais na sessão Item - Produção (tiipd0101m000). Após a criação da ordem, não será mais possível alterar a configuração dessa caixa de seleção na ordem de produção.

Submontagem

Um produto intermediário de um processo de produção que não é armazenado nem vendido como um produto final, mas é passado para a próxima operação.

Para fins de subcontratação, um fabricante pode enviar um subconjunto a um subcontratante para realizar um trabalho no subconjunto. Esse subconjunto tem seu próprio código de item definido nos Dados básicos do item.

Após o trabalho ser concluído, o subcontratante envia o subconjunto de volta ao fabricante. Além disso, esse subconjunto retrabalhado tem seu próprio código de item definido nos Dados básicos do item.

Armazém de submontagem

O armazém do qual a submontagem é enviada ou no qual a submontagem é recebida.

Visão geral
Data inicial de Configuração+Execução

A data e hora planejadas pelo LN para iniciar a operação.

Se a data e/ou a hora do campo Data inicial restante na sessão Planejamento de produção (tisfc0110m000) forem alteradas, o LN recalculará o valor do campo Data inicial de Configuração+Execução.

A data inicial da operação é copiada de ordens de produção planejadas, que são geradas no Planejamento empresarial, quando as ordens são transferidas do Planejamento empresarial para o Controle de produção por encomenda.

Se a ordem de produção tiver sido transferida da sessão Aconselhamento de ordem de produção (whina3100m000) em Armazenamento, o LN copiará a data inicial da operação dessa sessão.

Quando você insere manualmente uma ordem na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000), o LN calcula o valor do campo Data inicial de Configuração+Execução utilizando os elementos de lead time da operação especificada na sessão Operações de roteiro (tirou1102m000).

Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um texto da operação ou um texto da tarefa estará presente.

  • Um texto da operação é vinculado no planejamento de produção.
  • Um texto da tarefa é vinculado na sessão Tarefas (Operações de referência) (tirou0103m000).
Pronto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a ordem de compra terá sido concluída. É possível fechar a ordem.

 

Aplicar

Exibe somente as operações subcontratadas para o item final inserido no campo Item final.