Calculando o custo padrão e efetivando o esquema de componente de custo

Se a caixa de seleção Custo padrão por unidade empresarial estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), o cálculo de custo padrão será feito no nível da unidade empresarial. É necessário ter uma unidade empresarial ou um intervalo de unidades empresariais especificado para realizar o cálculo.

Se a caixa de seleção estiver desmarcada, todos os cálculos serão feitos usando a data de custo do item definida no nível Companhia.

Nota: Os dados de custo do item para itens de serviço e custo são sempre definidos no nível Companhia.

Calcular o custo padrão para todos os itens fabricados e comprados definidos
Passo 1. Valide que o LN calcula o custo padrão de modo exato.

Use a sessão Calcular custo padrão (ticpr2210m000) para calcular o custo padrão automaticamente.

Passo 2. Efetive estruturas de componente de custo para os itens FAS e genéricos definidos.
  • Definir dados de custo do item

    Use a sessão Item - Custo (ticpr0107m000) para armazenar os dados de custo relacionados à combinação do item e da unidade empresarial.

    É necessário inserir um esquema de custo validado para lançar custos. No campo Esquema de componente de custo padrão, é possível inserir um esquema de custo ao qual todos os componentes de custo são vinculados.

    Nota: O esquema de custo selecionado deve ser válido e vinculado à unidade empresarial para a qual o custo padrão é calculado.

  • Efetivar dados de custo do item

    Use a sessão Item - Custo (ticpr0107m000) para efetivar os dados de custo do item.

    O esquema de componente de custo validado contém os componentes de custo agregados definidos para o item na sessão Item - Custo (ticpr0107m000). É possível visualizar a estrutura de componente de custo efetiva na sessão Estrut componente de custo efet. (ticpr3101m000). No campo Data de efetividade, é exibida a data em que o esquema de custo é efetivado.

  • Definir dados de sobretaxa

    Use a sessão Sobretaxas do item (ticpr1110m000) para definir as sobretaxas de uma ordem de produção. Sobretaxas são custos extras no custo padrão ou no preço de valoração de um item – por exemplo, custos de manuseio ou custos de inspeção.

    A sobretaxa serve como desconto se o montante ou percentagem introduzido for um valor negativo.