Determinação de custo da ordem de produção em JSCO custo da ordem de produção trata desses custos para todos os itens de todos os tipos de produção que são geridos no módulo Controle de produção por encomenda. A funcionalidade de custo da ordem de itens padrão e personalizados é a mesma. É possível calcular:
Nota: Se o parâmetro Custo padrão por unidade empresarial estiver ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), os cálculos de custo da ordem real e estimada serão baseados na unidade empresarial do armazém vinculado ao componente específico ou item final. Para criar uma estrutura de custo para ordens de produção, é preciso: Passo 1. Definir um departamento de cálculo Na sessão Ord. de produção (tisfc0101s000) é possível manter um departamento de cálculo para coletar os custos relacionados à ordem. O valor do WIP também é registrado no departamento de cálculo. Se o parâmetro Plantas estiver ativo na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), será possível usar a sessão Ord. de produção (tisfc0101s000) para especificar a planta onde ocorre a produção. Nota: O departamento de cálculo e o local em que a produção ocorre devem pertencer a mesma planta. Passo 2. Decidir se o WIP deve ser armazenado por centro de trabalho No campo Transações financeiras por Centro de Trabalho da sessão Ord. de produção (tisfc0101s000), é possível indicar onde o trabalho em curso (WIP) é lançado. Se a caixa de seleção Transações financeiras por Centro de Trabalho estiver marcada, o WIP de materiais e horas será armazenado no nível de centro de trabalho. Então, é possível:
Passo 3. Congelar custos estimados da ordem de produção Para efeito de comparação com os custos reais de ordem, as estimativas devem ser congeladas. O momento de congelamento é determinado pelo campo Momento de previsões congeladas, na seção Ord. de produção (tisfc0101s000). Três momentos estão disponíveis:
Passo 4. Ter transferências WIP As transferências WIP são lançamentos de um determinado valor de WIP (material e horas) de um centro de trabalho para outro ao concluir as operações intermediárias. Assim, é possível calcular as variações de preço e eficiência por centro de trabalho. Para ter transferências WIP, é preciso ter uma estrutura de custo definida, porque as transferências WIP usam a estrutura de custo (efetivo) atual dos itens. Passo 5. Definir variações de preço e de eficiência opcionais O LN calcula uma variação de preço, variações de eficiência e variações de cálculo durante o:
Com os parâmetros na sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000), é possível determinar se o LN calcula os resultados de preço e eficiência e em que nível o LN registra os resultados de eficiência calculados. Quando o campo Transações financeiras por Centro de Trabalho da sessão Parâmetros de ordem de produção (tisfc0100s000) é verificado, os resultados de produção, bem como as variações de preço e de eficiência, são calculados no nível de centro de trabalho. Para itens com um método real de valoração de estoque (UEPS, MAUC, FIFO, custos de lote), todas as variações de preço e de eficiência calculadas são lançadas no estoque, onde é feito um ajuste de valor. Se os itens não estão mais em estoque, as variações de cálculo são lançadas nas contas de estoque como correção de valor. Se os resultados não são registrados por centro de trabalho, as caixas de seleção Método de lançamento de variações de eficiência no dpto. de cálculo e Método de lançamento de variações de preço no Departamento de Cálculo determinam como lançar:
Os lançamentos de custos de materiais são feitos para as seguintes transações de origem/financeiras:
Passo 6. Fazer lançamento intermediário de resultados de produção É possível calcular os resultados de produção e lançá-los sem fechamento da ordem, se:
| |||