Custo padrão e preço de valoração

O custo padrão é calculado para uma combinação de item e unidade empresarial usando um código de cálculo de custo padrão e tomando como base o esquema de custo vinculado ao item.

O objetivo do cálculo do custo é:

  • Simulação
  • Estimativa
  • Análise

Em um ambiente multiplanta há diversos cenários para acionar um cálculo de custo padrão:

  • Somente para uma unidade empresarial

    Um registro de dados de custo do item e uma unidade empresarial são selecionados.

    Dependendo do método de cálculo de custo selecionado, o cálculo é realizado de forma descendente, ascendente ou em um nível único.

    Nota: Para materiais com o custo de curso Transfer. de comércio intercompanhia ou Compra intercompanhia, os custos padrão são calculados com a funcionalidade de comércio intercompanhia. Os custos padrão efetivos dos materiais na unidade empresarial de fornecimento são usados para preencher os valores de origem.

  • Para todas as unidades empresariais vinculadas à companhia

    Todos registros com origem de custo A ser atribuído, Produção (JSC) ou Compra são selecionados primeiro. Uma mensagem de erro será mostrada se nenhum registro estiver presente para um material em uma unidade empresarial selecionada. Para materiais com uma origem de fornecimento Transfer. de comércio intercompanhia ou Compra intercompanhia, os custos padrão na unidade empresarial de fornecimento também são recalculados.

    Nota: Quando o cálculo é concluído para uma combinação de item e unidade empresarial, é necessário verificar se a combinação está em uso como fornecimento entre companhias em outros lugares e recalcular os custos padrão na unidade empresarial de destino.

    Assim que os cálculos para todas as outras origens de custos forem concluídos, selecione todos os registros com a origem de custo Transfer. de comércio intercompanhia e Compra intercompanhia, se os custos padrão para essas combinações de item e unidade empresarial não tiverem sido calculados durante a execução.

  • Para um intervalo de unidades empresariais vinculadas à companhia

    O cálculo de custo padrão é feito em um loop para todas as unidades empresariais no intervalo selecionado. Para cada unidade empresarial individual, o primeiro cenário é executado.

    As únicas exceções ocorrerão se houver materiais com a origem de custo Transfer. de comércio intercompanhia e Compra intercompanhia e a unidade empresarial de fornecimento estiver selecionada no intervalo. Os custos padrão são então recalculados para a combinação de item e unidade empresarial de fornecimento de uma só vez.

Nota

Se a caixa de seleção Custo padrão por unidade empresarial estiver marcada na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000), mas a caixa de seleção Custos padrão por nível na sessão Itens (tcibd0501m000) estiver definida como Companhia para o item selecionado, o item será excluído do cálculo de custo por unidade empresarial. Isso pode ocorrer quando um item já existente foi convertido em um ambiente multiplanta.

Custo real

O cálculo do custo real é efetuado usando um método de valoração ( custo padrão, último a entrar, primeiro a sair (UEPS), primeiro a entrar, primeiro a sair (FIFO), média móvel de custo unitário (PEPS) ou custo de lote) e baseia-se no valor econômico. O cálculo do preço de valoração depende da situação e da transação. O cálculo do preço de valoração é feito com base em:

  • Valor estoque
  • Baixa
  • Recebimento
  • Transferir

O objetivo do cálculo de custo real é facilitar as transações financeiras e a contabilidade.

Dois preços diferentes ocorrem dentro do custo real. Isso depende do momento em que o LN registra a sobretaxa, o que pode acontecer durante o recebimento ou a baixa de um item. O cálculo desse chamado custo real de recebimento e do preço de valoração de baixa são diferentes. Os cálculos são expressos da seguinte forma:

Para o cálculo do preço de valoração de recebimento do item A no armazém 001, o LN determina:

  • sobretaxas independentes
  • sobretaxas específicas do armazém
  • sobretaxas específicas do item e do grupo de itens

O custo real de baixa é igual ao preço de valoração de recebimento mais:

  • sobretaxas do item de baixa
  • sobretaxas do item/armazém de baixa
  • sobretaxas de armazém de baixa