Esquema de componente de custo em FabricaçãoUm esquema de componente de custo é uma estrutura obrigatória que especifica a divisão do custo de um item para o nível de detalhe que você deseja, usando componentes de custo. É possível definir essa estrutura na sessão Esquema de componente de custo (ticpr0109m000). Na sessão Detalhes de esquema de custo padrão (ticpr0110m000), é possível coletar todos os componentes de custo do tipo Coleta em um esquema. Em outras palavras, na estrutura de componente de custo, é possível desmembrar o custo até o nível de detalhe desejado: de completamente agregado a uma divisão detalhada. Os componentes de custo também são usados para:
Os códigos de componente de custo são definidos na sessão Componentes de custo (tcmcs0148m000) e atribuídos a um dos seguintes tipos de custo:
É preciso vincular um componente de custo do tipo de custo aplicável a todas as entidades no LN que acarretem custos contábeis: materiais, operações, sobretaxas, mão de obra e assim por diante. Nota
Configuração de estrutura de componente de custo
Nota Quatro componentes de custo do tipo Agregado e Coleta são obrigatórios para um esquema de custo válido. Validação de esquema de componentes de custo É necessário validar um esquema de componente de custo novo ou modificado antes do uso. Um esquema de custo deve estar válido antes de ser vinculado a um item. O processo de validação para esquemas individuais é iniciado nas sessões Esquema de componente de custo (ticpr0109m000) e Esquema de componente de custo (ticpr0609m000) e a validação de vários esquemas simultaneamente ocorre na sessão Validar esquemas de componente de custo (ticpr0209m000). Para ser válido, o esquema de componente de custo deve conter:
Um esquema de componente de custo válido tem a caixa de seleção Validado selecionada e a data de validação exibida no campo Última data de validação. Se um esquema de componente de custo for modificado, a caixa de seleção Validado será desmarcada e a data será exibida no campo Modificado das sessões Esquema de componente de custo (ticpr0109m000) e Esquema de componente de custo (ticpr0609m000). Se o esquema de componentes de custo for modificado, mas não for validado, as modificações poderão ser removidas com a opção Desfazer modificações de esquema. As modificações são efetivas somente uma vez quando o esquema de componente de custo é validado. Nota Somente é possível usar esquemas de componente de custo validados nas sessões Item - Custo (ticpr0107m000) e Dados de custo de linha de montagem (ticpr0115m000). Registrar custos em componentes de custo Durante a produção de um item fabricado, todos os custos são registrados no componente de custo ao qual os custos estão vinculados. Esses componentes de custo podem diferir daqueles na estrutura de componente de custo do item final.
Após a produção, se você relatar uma ordem como concluída e os itens forem recebidos no armazém, os custos serão registrados nos componentes de custos, como definido na estrutura de componente de custo do item final. Se o campo Momento da conclusão do lançamento da sessão Ordens de produção (tisfc0501m000) for Quantidade completada, os custos serão registrados assim que uma quantidade de ordem de produção for relatada como concluída. Exemplo ![]() Explicação: Se você definiu um componente de custo detalhado SURCH_C para o item C do componente na sessão Detalhes de esquema de custo padrão (ticpr0110m000) e quer relatar os custos lançados no componente de custo detalhado SURCH_C separadamente para o item final A, também deve definir o componente de custo SURCH_C nos detalhes do gráfico para o item final A. Se você não definir um componente de custo SURCH_C para o item A, o componente de custo SURCH_C fará parte do componente de custo agregado SURCH_A do item A. É preciso definir os componentes de custo detalhados da estrutura de componente de custo de um item na sessão Detalhes de esquema de custo padrão (ticpr0110m000).
| |||