E-BOM (tiedm1110m000)

Uma EBOM é uma lista de material para uma revisão de item de engenharia.

Utilize esta sessão para exibir e editar as partes do componente da EBOM. Os componentes podem ser itens de engenharia ou de produção, como itens comprados ou fabricados.

 

Item de engenharia

O código do item de engenharia para o qual deseja definir uma lista de material (BOM). Para inserir um novo item de engenharia, clique em Novo ou Localizar um registro.

Nota

Os seguintes itens podem ser somente itens não configuráveis:

  • Item principal

  • Subitem

Descrição

O nome do item principal (ou pai).

Revisão de item de engenharia

A revisão do item de engenharia para a qual uma lista de material (BOM) está sendo definida.

Descrição

A revisão pai ou principal do item de engenharia para a qual uma lista de material (BOM) está sendo definida.

Nota

Cada revisão pode ter uma E-BOM separada.

Status

O status da revisão.

Quantidade da BOM

O número de produtos fabricados aos quais se aplica uma lista de material (BOM). A quantidade da BOM permite especificar quantidades de produtos muito pequenas como componentes da BOM.

Exemplo

Você precisa de quantidades muito pequenas de determinadas cores para misturar em um litro de uma tinta específica, branco algodão. Portanto, é definida uma quantidade de BOM de 1.000 litros. As quantidades de componentes para a tinta podem então ser as seguintes:

Tinta branco algodão, 1.000 litros:
Branco999 litros
Amarelo0,6 litro
Vermelho0,2 litro
Azul0,2 litro

 

Posição

O número da posição da linha da E-BOM.

Isso é equivalente ao número de posição de uma P-BOM, exceto por não haver número de sequência. Um número de sequência define itens válidos em diferentes datas. As revisões podem realizar a função (de definir itens válidos em diferentes datas) para itens de engenharia.

Tipo de componente

O tipo do componente na linha da E-BOM.

Componente

O componente da revisão de item de engenharia. O componente pode ser um item de engenharia ou um item padrão.

Nota
  • É possível inserir um novo componente se você clicar em Novo. É possível modificar um componente existente se clicar duas vezes na linha do componente.
  • Um E-BOM é formado listando os componentes de cada revisão de item. Os componentes da E-BOM podem ter sua própria BOM, onde são referidos como itens de engenharia.
Revisão de componente

Se o componente for um item de engenharia, o LN inserirá a revisão do item de engenharia selecionado que tem o status Em projeto nesse campo. É possível realizar a manutenção de EBOMs para revisões somente com o status Em projeto.

Configuraçãopadrão

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a linha da EBOM fará parte de uma configuração padrão de um item. Os custos da linha da EBOM estão incluídos no custo padrão. Se a caixa de seleção Configuração padrão estiver desmarcada, a linha da EBOM não fará parte da configuração padrão de um item. Os custos da linha da EBOM não estão incluídos no de custo padrão.

A caixa de seleção Configuração padrão em combinação com a configuração da caixa de seleção Válido na sessão Exceções (tcuef0105m000) indica se uma linha da EBOM é utilizada para uma unidade de efetividade específica.

  • Se a caixa de seleção Configuração padrão estiver marcada e a caixa de seleção Válido estiver desmarcada para uma exceção vinculada à linha da EBOM, a linha da EBOM será omitida para uma unidade de efetividade ou necessidade específica.
  • Se a caixa de seleção Configuração padrão estiver desmarcada e a caixa de seleção Válido estiver marcada para uma exceção vinculada à linha da EBOM, a linha da EBOM será adicionada para uma unidade de efetividade ou necessidade específica.
Nota

Se a linha da E-BOM tiver exceções anexadas, mas você não quiser utilizar exceções, por exemplo, para vender peças sobressalentes ou para um item final que não seja unidade efetividade, então, poderá desmarcar essa caixa de seleção.

Exceções presentes

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a exceção será anexada a essa linha da EBOM. É possível ver essa exceção clicando na sessão Exceções.

Comprimento

O comprimento do componente que está na linha da E-BOM.

Nota

Comprimento também pode ser utilizado para calcular Quantidade líquida:

                  Quantidade líquida = Comprimento * Largura * Nº de unidades.
			 
Unidade de tamanho

A unidade de medida usada.

Inf. extras

É possível inserir oito caracteres de texto. Se desejar inserir mais texto, clique em Editor de texto.

Largura

A largura do componente.

Nota

Largura também pode ser utilizada para calcular Quantidade líquida:

                  Quantidade líquida = Comprimento * Largura * Nº de unidades.
			 
Texto

Se essa caixa de seleção estiver selecionada, um texto estará presente.

Nº de unidades

O número de vezes que o componente ocorre na E-BOM. Para um item físico, é igual ao número de unidades no comprimento ou área definido.

Nota

Nº de unidades também pode ser utilizado para calcular Quantidade líquida:

                  Quantidade líquida = (Comprimento * Fator de conversão da BOM) * (Largura * Fator de conversão da BOM) * Nº de unidades / Fator de conversão
               
  • Se o componente não tiver Largura, o valor de ( Largura * Fator de conversão da BOM) será deixado fora da fórmula.
  • É possível definir fatores de conversão na sessão Fatores de conversão (tcibd0103m000). O LN utiliza o fator de conversão que é aplicável às unidades do item ou item de engenharia.
  • O Fator de conversão da BOM é aquele da unidade base para a quantidade da BOM.
Quantidade líquida

A quantidade de um componente ou material teoricamente necessária para fabricar determinada quantidade de um produto.

Essa quantidade é chamada de quantidade líquida, porque, na prática, pode ser necessário mais do que essa quantidade para compensar determinadas perdas de material ou produto durante o processo de produção.

Nota

Esse valor deve ser maior que zero.

Independente da quantidade

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a quantidade líquida do item de engenharia será copiada para atualizar a quantidade de descarte na BOM.

Se esta caixa de controle estiver limpa, a quantidade líquida do item de engenharia será copiada para atualizar a quantidade líquida da BOM.

Designadores de referência presentes

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um ou mais designadores de referência estarão presentes na sessão Designadores de referência por E-BOM (tiedm2110m000).

Não é possível modificar essa caixa de seleção.

Para visualizar ou manter designadores de referência, clique em Designadores de referência por E-BOM.

Alternativos presentes

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um ou mais materiais alternativos estarão presentes na sessão Materiais esgotados e alternativos por E-BOM (tiedm2115m000).

Não é possível modificar essa caixa de seleção.

Para visualizar ou realizar a manutenção de materiais alternativos, clique em Materiais esgotados e alternativos por E-BOM.

Materiais esgotados presentes

Se esta caixa de controle estiver selecionada, um material esgotado estará presente na sessão Materiais esgotados e alternativos por E-BOM (tiedm2115m000).

Não é possível modificar essa caixa de seleção.

Para visualizar ou realizar a manutenção de materiais alternativos, clique em Materiais esgotados e alternativos por E-BOM.

Permitir múltiplos itens

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN poderá distribuir a quantidade líquida do material entre vários itens. Por exemplo, a quantidade líquida poderá ser dividida entre o material esgotado e o material padrão, ou entre o material padrão e um ou mais materiais alternativos. Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN baixará somente um único item para essa linha de BOM para uma ordem de produção.

Para ver exemplos, consulte Como pesquisar materiais alternativos.