Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000)

Utilize esta sessão para gerenciar a lista de materiais de uma JSBOM.

Nota

Para usar essa sessão, o parâmetro Produção (JSC) por planta na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) deverá ser definido como Ativo ou Em preparação.

 

Planta

A planta onde ocorre a produção.

Status

O status da JSBOM a qual a lista de materiais pertence.

Valores permitidos

  • Novo
  • Aprovado
  • Vencido
Produto

O ID do produto.

Modelo

O número da lista de material.

Posição

O número da posição do material.

Revisão

A revisão da lista de material.

Item

O ID do item usado como um material na produção.

Substitui item

O material da revisão da BOM anterior, que agora é um material esgotado. Enquanto o material esgotado estiver presente no estoque, ele será usado no lugar do material especificado no campo Item.

Última data da ordem permitida

O valor do campo Últ. data ordem permitida na sessão Item - Ordem (tcibd2100m000) ou o campo com o mesmo nome na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000), a que tiver efetividade.

Essas informações estão visíveis somente para materiais esgotados, não para materiais alternativos de prioridade mais baixa.

A configuração do campo Usar dados de ordem de item na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000) determina se você define esse parâmetro para todos os armazéns ou para um armazém específico.

Se a caixa de seleção Usar dados de ordem de item estiver marcada, será utilizado o valor geral do campo Última data da ordem permitida. Caso contrário, é possível especificar um valor específico do armazém no campo Última data da ordem permitida.

O LN verifica a última data de ordem permitida para o armazém vinculado à linha da BOM.

Quantidade líquida

A quantidade líquida de material necessária.

Percentagem de perda

A perda de material relativa esperada, por exemplo, devido a componentes com defeito. A quantidade bruta deve ser aumentada para compensar essas perdas de material.

Quantidade de perda

A quantidade de descarte esperada durante a produção, independentemente da quantidade da ordem. Esse campo é usado para definir a quantidade de material perdido sempre que a produção é iniciada, por exemplo, para testar o equipamento.

Unidade de tamanho

A unidade de medida para os campos Compr. e Largura.

Compr.

É possível usar esse campo para calcular a quantidade líquida se a unidade de estoque for Compr. ou unidade de área. No caso da unidade de área, esse campo é usado em combinação com Largura.

Os campos Compr., Largura, Unidade de tamanho e Número de unidades se aplicam somente se o material tiver comprimento ou unidade de estoque de área, como metro e metro quadrado. A unidade de estoque é definida na sessão Itens (tcibd0501m000).

Largura

É possível usar esse campo para calcular a quantidade líquida se a unidade de estoque for Largura ou unidade de área. No caso da unidade de área, esse campo é usado em combinação com Compr..

Os campos Compr., Largura, Unidade de tamanho e Nº de unidades se aplicam somente se o material tiver comprimento ou unidade de estoque de área, como metro e metro quadrado. A unidade de estoque é definida na sessão Itens (tcibd0501m000).

Número de unidades

A quantidade necessária do material, expressa como o número de unidades de comprimento e largura especificados.

Tópico relacionados

Percentagem necessária

A percentagem de matéria-prima que deve estar disponível antes que a operação possa ser iniciada.

Operação

O ID da operação para a qual o material é necessário.

Armazém

O armazém do qual o material é entregue.

Material fornecido pelo cliente

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o material será um material fornecido pelo cliente.

Nota

Somente visível quando o parâmetro Materiais fornecidos pelo cliente está selecionado na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000).

Contém material fornecido pelo cliente

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item final será um item construído utilizando um ou mais materiais fornecidos pelo cliente.

Rastreabilidade de demanda herdada

Se uma ordem de produção for transferida do Planejamento empresarial para o Controle de produção por encomenda, a ordem poderá ter rastreabilidade de uma demanda.

Nota

Uma especificação é gerada para a rastreabilidade.

É possível usar esse campo para determinar se o material deve ter essa rastreabilidade de demanda também.

Seleção de lote

Esse campo é aplicável para itens controlados por lote. Os valores Qualquer, O mesmo ou Específico referem-se às condições especiais para a entrega de itens de lote em linhas de ordem. Os valores também determinam como os números de lote são atribuídos.

Fornecido pelo subcontratado

Se você subcontratar uma ou mais operações, será possível escolher se deseja enviar o material ou não ao subcontratante para usar no item subcontratado.

Fantasma

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item de componente será definido como um fantasma na sessão Item - Produção (tiipd0101m000). É possível usar itens fantasmas para registrar informações técnicas sobre a estrutura de produto ou para realizar cálculos de custo padrão.

Nota
  • Se o item de componente for um fantasma, não será possível definir materiais alternativos.
  • Se o Item principal for um fantasma, uma marca de seleção será exibida no cabeçalho e derivada da sessão Item - Produção (tiipd0101m000).
  • Se o Item for um fantasma, a caixa de seleção na linha da BOM será marcada.

Aspectos de desempenho

A configuração desse campo pode afetar o desempenho do sistema e o aumento do banco de dados. Para mais informações, consulte o Fantasmas.

Tópico relacionados

Permitir vários itens

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN poderá distribuir a quantidade líquida do material entre vários itens. Por exemplo, a quantidade líquida poderá ser dividida entre o material esgotado e o material padrão, ou entre o material padrão e um ou mais materiais alternativos. Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN baixará somente um único item para essa linha de BOM para uma ordem de produção.

Para ver exemplos, consulte Como pesquisar materiais alternativos.

Configuração padrão

Se esta caixa de controle estiver selecionada, a linha de JSBOM faz parte da configuração padrão do produto.

Nota

Ao usar a unidade de efetividade, a unidade 0 representará a configuração padrão.

Imprimir em documento de ordem

Se esta caixa de controle estiver selecionada, o componente da JSBOM será impresso no documento da ordem.

É possível especificar se você deseja imprimir um material da JBOM no documento da ordem. Por exemplo, é possível optar por não imprimir o estoque do chão de fábrica na lista de material.

Herdar armazém se item principal for um fantasma

Determina em qual armazém o LN alocará as necessidades desse componente e de qual armazém ele será baixado se for um fantasma.

Especificar compens. de material

Se esta caixa de controle estiver selecionada, você poderá especificar a compensação de lead time.

Compensação material

A compensação do lead time. O LN utiliza a compensação de lead time em cálculos de capacidade de vendas. A data em que um componente deve estar disponível é calculada subtraindo a compensação do lead time da data da necessidade do item final.

Nota

Você poderá digitar a compensação de lead time somente se a caixa de seleção Especificar compens. de material estiver marcada.

Unidade de compensação de materiais

Selecione Horas ou Dias como a unidade de tempo em que deseja expressar a compensação de lead time.

Tópico relacionados

Texto

Se esta caixa de controle estiver selecionada, texto sobre o material estará presente.