Glossário para Enterprise Modeler

acionador
Uma seta em um diagrama de controle de negócios que pode ser desenhado entre funções de negócios, agentes externos, atividades primárias e pulmões. Um acionador de entrada (loop de solicitação) representa a causa/origem de uma função de negócios; o acionador de retorno (loop de feedback) relata a confirmação/resultado da ação para a função/agente de chamada. Nota: um acionador de entrada e saída deve estar presente entre cada tipo de item de modelo.
agente externo
Partes externas (como clientes, fornecedores e governos) que afetam as funções de negócios em um diagrama de controle de negócios.
ajuda do repositório
Ajuda que fornece informações gerais sobre um item de modelo. A ajuda do repositório também pode ser visualizada a partir de um modelo de negócios.
ajuda específica do modelo
A Ajuda vinculada a um item de modelo e fornece informações sobre a função desse item de modelo em um modelo de negócios.
algoritmo de distribuição
Distribui instâncias de atividade para usuários do Workflow de acordo com um mecanismo de definição livre. O algoritmo de distribuição é definido por uma linguagem de script especial e é salvo no banco de dados do Workflow.
aplicar restrição
Determina a configuração de parâmetros no banco de dados do LN com base nas respostas da etapa do assistente.
aplicativo
Um aplicativo que é definido dentro de uma definição de componente.
aplicativo
Um aplicativo que é definido dentro de uma definição de componente.
aplicativo de suporte
Um ou mais aplicativos que podem ser vinculados a um processo de negócios ou a uma atividade para ajudar o funcionário a executar o processo/atividade. Observe que um aplicativo de suporte pode conter aplicativos e outros aplicativos de suporte.
argumento
Informações adicionais entregues a um componente, como resultado de quais ações predefinidas são executadas.
árvore da versão
Mostra a estrutura da qual as versões são derivadas.
assistente
Uma forma especial de assistência ao usuário que automatiza uma tarefa definindo os valores de parâmetro dentro de um modelo de negócios e que direciona o software para atender aos requisitos específicos de uma organização.
atividade
Parte de um processo de negócios que, dependendo do tipo de atividade, requer uma determinada ação do LN ou de um usuário do LN:
  • Atividade manual
    Uma tarefa que não pode ser automatizada
  • Processo de negócios
    Uma expansão hierárquica do processo de negócios
  • Aplicativo
    Um programa que pode ser executado no cliente ou servidor e é definido dentro de uma versão de componente
  • Baseado em arquivo (cliente)
    Um arquivo para o qual, com base na extensão do arquivo, o aplicativo associado no cliente é iniciado
  • Acionador de envio
    Um processo de negócios anexado que é iniciado sem interação do usuário
atividade de controle
Uma atividade no processo de negócios que representa um momento de decisão. O designer do processo de negócios define, com a ajuda de condições estáticas e dinâmicas para as transições de saída, o caminho através do processo (quais das atividades subsequentes serão executadas e em que ordem). Os diferentes tipos de atividades de controle são, por exemplo, XOR, OR e AND.
atividade principal
A representação da atividade básica de uma organização, situada no fluxo primário. Os exemplos são: recebimento de matérias-primas, produção de submontagens, montagem final e entrega dos produtos finais.
atributos do fluxo de trabalho
Uma variável para uso no Workflow que transfere um valor ao longo das atividades em um processo de negócios.
atributos do sistema de fluxo de trabalho
Variáveis e constantes contendo dados do sistema de fluxo de trabalho.
autorização de usuário
O nível de autorização que é dado a um usuário para trabalhar com uma atividade de componente.

Os seguintes níveis de autorização existem:

  • Exibir
  • Imprimir/Exibir
  • Modificar/Imprimir/Exibir
  • Inserir/Modificar/Imprimir/Exibir
  • Autorização total
banco de dados do fluxo de trabalho
Os dados necessários para o Workflow Management System são armazenados neste banco de dados (exceto para arquivos de host e configuração de dados). Todos os programas do Workflow podem acessá-lo. O sistema de administração de fluxo de trabalho atende a administração do banco de dados.
biblioteca de links dinâmicos
Um recurso dos sistemas operacionais que permite que as rotinas executáveis sejam armazenadas separadamente como arquivos com extensões DLL e carregadas somente quando necessário por um programa.
Sinônimo: DLL
Cardinalidade
Uma especificação do número de entidades possíveis por tipo de entidade de um emparelhamento.
categoria
Uma divisão dentro de um sistema de classificação. A maioria dos itens do modelo pode ser categorizada.
cia. logística
Parte de um banco de dados do ERP no qual você pode armazenar dados referentes a transações logísticas.
Cliente de processamento do fluxo de trabalho
Um componente de software para o usuário do Workflow executar itens de trabalho, por exemplo, o Manipulador de lista de trabalho. O cliente está conectado ao servidor por meio de uma rede.
código do calendário
Identificação de um ano civil que é subdividido em partes e períodos do ano. A data de início e de término do ano podem cair em outro ano além do ano civil.

No calendário, os diferentes períodos são definidos por suas datas de início e término.

código externo
Um código definível pelo usuário que indica a posição de um item do modelo em relação a outros itens do modelo.
código padrão sazonal
O código para identificar um padrão sazonal. Um padrão sazonal descreve as razões relativas para valores de norma para um ou mais períodos em um ano. Esses valores podem ser vinculados a indicadores de desempenho.
código responsabilidade
Uma tarefa que pode ser vinculada a uma função e que é usada para fins de autorização. Se um código de responsabilidade estiver vinculado a uma função, pelo menos um dos códigos de responsabilidade deve ter o valor Sim para autorizar a função.
companhia
Um ambiente de trabalho no qual você pode realizar transações logísticas ou financeiras. Todos os dados referentes às transações são armazenados no banco de dados da companhia. Cada companhia possui suas próprias tabelas de banco de dados e seus próprios dados. O número da companhia identifica os dados. Dependendo do tipo de dados que a companhia controla, a companhia é:
  • Uma companhia logística.
  • Uma companhia financeira.
  • Uma companhia tanto logística quanto financeira. Em uma estrutura multiplanta, o banco de dados da companhia pode existir parcialmente para a companhia e consiste parcialmente em tabelas de banco de dados que a companhia compartilha com outras companhias.
companhia central
A companhia na qual todos os dados do item de modelo DEM são armazenados. O armazenamento central facilita a recuperação de dados do modelador empresarial.
companhia financeira
Parte de um banco de dados do LN no qual você pode armazenar dados referentes a transações financeiras.
componente
Um conjunto de aplicativos e seus dados relacionados.
componente do modelador empresarial
Um bloco de construção do Enterprise Modeler.
condição de regra
Uma expressão que contém processos de negócios e/ou funções de negócios e determina quais dos itens de modelo a seguir estão incluídos ou atribuiu um valor em um modelo de negócios.

O valor atribuído pode ser:

  • Função de negócios
  • Processo de negócios
  • Parâmetros
  • Condição estática
condição dinâmica
Uma condição que pode ser vinculada a uma transição de saída de uma atividade de controle. O resultado da condição (true ou false) é determinado em tempo de execução pelo Workflow e é usado para determinar o caminho por meio de um processo de negócios.
condição estática
Uma condição que pode ser vinculada a uma transição de saída de uma atividade de controle. Durante a implementação do LN, os valores de condição estática são avaliados por regras de configuração de condição estática e podem resultar na ativação/desativação de partes de processos de negócios.
consulta
O ato ou processo de extrair dados de um banco de dados para apresentá-lo para uso.
dados do indicador de desempenho por período
Os resultados do processo de cálculo, armazenados para os períodos específicos do ano. Refere-se aos resultados calculados, valores normativos, mínimos e máximos (periódicos e cumulativos), mas também ao proprietário do indicador de desempenho e, se aplicável, aos relatórios dos arquivos de saída.
dados do sistema de fluxo de trabalho
Dados do fluxo de trabalho gerenciados pelo Workflow Management System e/ou pelo mecanismo do Workflow. Esses dados são internos ao WMS e geralmente não são acessíveis para aplicativos.
data/hora do prazo
A data e hora em que uma instância de processo deve ser concluída.

Consulte também: modo de data de destino

data de destino
Uma data em que a instância do processo deve ter atingido um estado específico. Se o estado não for alcançado, o Workflow Management System inicializa uma ação predefinida. Um prazo é uma data de destino especial.
definição de tabela
A definição de uma tabela e seus campos/colunas e assim por diante, no dicionário de dados do LN.
derivado da versão
Define de qual versão o item de modelo é derivado.
diagrama de controle de negócios
Um design gráfico que visualiza o processo primário que ocorre dentro de uma organização e mostra as funções de negócios usadas para controlar esse processo.
diagrama de controle de negócios filho
Um diagrama de controle de negócios vinculado a outro diagrama de controle de negócios. Um ou mais diagramas filhos podem ser vinculados a um diagrama pai. Um diagrama filho também pode ser vinculado a vários diagramas pai.
diagrama de função de negócios
Um design gráfico que visualiza os relacionamentos multiníveis entre as funções de negócios.
Nota

O nível mais baixo de funções de negócios é usado para definir o valor de condições estáticas. O nível acima do nível mais baixo é usado para vincular processos de negócios a funções de negócios.

diagrama de organização
Uma representação formal de uma organização, que distingue grupos de funcionários, funcionários e funções.
diagrama de processo de negócios
Um design gráfico que visualiza o objetivo de negócios por meio de uma estrutura de processo no formato de rede Petri.
diagrama de relacionamento de entidades
Um design gráfico da estrutura do modelo de dados relacionais. O diagrama mostra uma estrutura (multinível) que consiste em tipos de entidade e relacionamentos de tipo de entidade.
diagrama Ishikawa
Uma representação gráfica da hierarquia de indicadores de desempenho usados. O diagrama de Ishikawa é representado como um gráfico de espinha de peixe.
diagramas de estrutura empresarial
Um design gráfico que mostra a localização geográfica de unidades corporativas e os relacionamentos entre essas unidades corporativas em uma organização multiplanta.

Você pode modelar vários tipos de relacionamentos entre unidades corporativas; isso inclui fluxos de mercadorias, fluxos financeiros e fluxos de informações.

documento AO
Um documento que faz parte da organização administrativa de uma empresa e que você pode vincular a uma atividade.
duração estimada
Tempo médio necessário para concluir um processo de negócios ou uma atividade.
Editor do Modelador Empresarial
A ferramenta que permite criar e modificar o diagrama de estrutura empresarial (modelo de estrutura empresarial), o diagrama de controle de negócios (parte de um modelo de negócios), o diagrama de função de negócios (parte de um modelo de negócios), o diagrama de processo (parte de um modelo de negócio) e o diagrama de entidade-relacionamento (modelo de dados).
Acrônimo: EME
engenharia reversa
O oposto do processo de engenharia (normal). Em vez de criar novos dados para um produto de software, você extrai informações de um banco de dados existente.

As informações da estrutura de dados são geradas e podem ser usadas para projetar uma nova interface ou para descrever o software atual.

entidade
Um bloco de construção separado e independente para um cluster e/ou uma unidade empresarial. Por exemplo, armazém, centro de trabalho, funcionário, departamento de vendas, departamento de compras, projeto, cliente, fornecedor, companhia financeira.
ERP
Um sistema de informações orientado a contabilidade para identificar e planejar os recursos da empresa necessários para realizar, fazer, enviar e contabilizar pedidos de clientes.

Um sistema ERP difere do típico sistema MRP II em requisitos técnicos, como interface gráfica de usuário, banco de dados relacional, uso de linguagem de quarta geração e ferramentas de engenharia de software auxiliadas por computador."

estado
Parte de um processo de negócios que é usado internamente para controlar o caminho através do processo de negócios.
estrutura de empresa
Um conjunto de dados indicando as várias companhias filhas que compõem uma companhia pai e que são usadas para agregar o valor do indicador de desempenho da companhia pai. As companhias filhas devem ter a mesma combinação de pacotes que a companhia pai.
etapa do assistente
A seção de um assistente que realiza o diálogo com o usuário do ERP.
execução de componente ERP
O componente ERP que está atualmente ativo.
execução de componente ERP
O componente ERP que está atualmente ativo.
execução de versão de componente ERP
A versão do componente ERP que está atualmente ativa.
fase de otimização
Uma fase no ciclo de melhoria de negócios em que novas funções de negócios e processos de negócios são implementados em uma organização.
fase de otimização de tempo de execução
A fase de otimização usada no tempo de execução. Combinada com a versão de tempo de execução e o modelo de projeto de tempo de execução, a fase de otimização de tempo de execução determina quais processos são exibidos e como exibir esses processos no navegador de menus dinâmico.
fator por período pelo padrão sazonal
A relação relativa para os valores de norma para os períodos dentro de um calendário.
fictício
Um espaço reservado. Nada acontece em atividades fictícias, mas elas são necessárias para evitar bloqueios em redes de Petri.
fluxo de trabalho ativado
Um parâmetro de uma sessão do LN que indica que a sessão pode ser iniciada através do Workflow.
fluxo principal
O processo primário que é controlado no diagrama de controle de negócios. Por diagrama, apenas um fluxo pode ser inserido. Esse fluxo pode representar um fluxo de mercadorias, um fluxo de informações ou um fluxo financeiro. No fluxo primário, podem ser inseridas atividades primárias, pulmões e um ponto de desacoplamento de uma ordem de cliente.
fórmula fixa de data e hora
Uma fórmula para calcular a data e a hora de destino que podem ser vinculadas a um processo ou atividade empresarial para determinar o período no qual o processo de negócios ou a atividade deve ser realizado.
função
No DEM, uma função é um conjunto de qualificações e/ou habilidades específicas que um funcionário deve ter para ser autorizado a realizar um processo de negócios, uma atividade ou um subaplicativo.
função de ferramentas
função de negócios
Um item de modelo que define problemas de negócios relevantes.

Uma função de negócios é usada em diagramas de controle de negócios para mostrar como o processo primário de uma organização é controlado. Além disso, uma função de negócios é a parte principal de um modelo de função de negócios, que é uma estrutura de vários níveis das funções usadas no modelo de controle de negócios. Um modelo de função de negócios fornece uma análise hierárquica da função de negócios.

Você também pode usar uma função de negócios para transformar um modelo de função em um modelo de processo.

função dll do assistente
Uma DLL contém uma ou mais funções para realizar uma determinada tarefa. Entre outras coisas, essas funções podem ser usadas em restrições para verificar a resposta dada pelo usuário em determinadas condições, verificar a presença de uma função de negócios no modelo de função de negócios, ler parâmetros ou ler respostas da etapa do assistente.
funcionário
Um membro humano de um modelo de organização. Normalmente, os funcionários são usuários do Workflow que realizam atividades com o Manipulador de lista de trabalho.
grupo de funcionários
Uma unidade organizacional de funcionários. Por exemplo, departamento de vendas ou departamento de compras.
grupo de funcionários filhos
Um grupo de funcionários vinculado a outro grupo de funcionários em um nível abaixo do segundo.
identificação formal
Uma referência específica da versão para o processo de negócios real, estados e atributos do Workflow a serem usados em scripts de programas e durante a modelagem de atividades.
Ver: identificação real
identificação real
O nome que é dado a um processo de negócios, atributo de fluxo de trabalho ou estado externo durante o processo de modelagem.
Ver: identificação formal
indicador de desempenho
Um valor que indica as conquistas das unidades da companhia. O valor varia por unidade de tempo (como semana e dia) e é calculado por meio de um script. Se o valor for um número, ele será exibido como um gráfico. Se o valor estiver relacionado a uma coleta de dados, ele será armazenado em um arquivo ASCII.

É possível vincular indicadores de desempenho a funções de negócios para monitorar e para aprimorar o desempenho dessas funções de negócios.

instância de atividade
Representa uma atividade (executável) em uma única promulgação de uma instância de processo.
instância de processo
Uma representação única de uma definição de processo, que consiste em uma sequência de instâncias de atividade e instâncias de estado (conectadas por transições). Sua relação é definida na definição do processo.
item de trabalho
Uma instância de atividade relacionada ao usuário que é inserida na lista de trabalho do usuário. O Workflow Management System programa uma instância de atividade para todos os usuários autorizados do Workflow, para que uma instância de atividade possa ter mais de um item de trabalho.
lista de trabalhos
Uma lista completa de itens de trabalho para um usuário específico no Workflow no Manipulador de lista de trabalho.
login
O nome de logon (código de logon) que um funcionário usa para fazer logon no servidor (UNIX, Windows) no qual os aplicativos do LN são executados.
logon
A ID do usuário e a senha que o usuário do Manipulador de lista de trabalho deve inserir para efetuar logon no Workflow Server.
Manipulador de lista de trabalho
Um componente de software que gerencia a interação entre o usuário do Workflow e o Mecanismo do Workflow para executar itens de trabalho.
mapa
Um design gráfico que é usado para visualizar localizações geográficas das unidades corporativas em um diagrama de estrutura corporativa.
mecanismo de fluxo de trabalho
Uma parte do software do Workflow Server. O mecanismo do Workflow usa a API do Workflow para fornecer dados e serviços aos clientes de processamento do Workflow. O mecanismo do Workflow consiste em vários trabalhadores, o gerente de tarefas e o gerente operador.
Modelador Empresarial Dinâmico
Uma ferramenta que permite criar uma estrutura multinível que representa uma organização usando o software ERP.

A estrutura multinível consiste nos seguintes itens de modelo:

  • Modelo de estrutura empresarial
  • Modelos de negócios
  • Modelos de dados
modelo de controle de negócios
Uma parte de um modelo de referência ou modelo de projeto que é construído a partir de uma seleção de diagramas de controle de negócios que são criados inicialmente no repositório (biblioteca de itens de modelo).
modelo de dados
Consiste em um ou mais diagramas de relacionamento de entidade que juntos representam a maneira como as informações são armazenadas em um banco de dados.
modelo de estrutura empresarial
Um diagrama de estrutura empresarial que mostra a localização geográfica de unidades empresariais e os relacionamentos entre essas unidades empresariais em uma organização multiplanta.
modelo de função de negócios
Uma parte de um modelo de negócios que é construído a partir de uma seleção de funções de negócios que são criadas inicialmente no repositório.
modelo de negócios
Um modelo que representa a organização.

Existem dois tipos de modelos de negócios:

  • Modelos de Referência se aplicam a indústrias específicas ou tipologias de negócios.
  • Modelos de Projeto aplicam-se a uma organização específica.
modelo de processo de negócios
Uma parte de um modelo de referência ou modelo de projeto criado a partir de uma seleção de diagramas de processos de negócios que são criados inicialmente no repositório (biblioteca de processos de negócios).
Modelo de projeto principal (tempo de execução)
Um modelo de projeto de tempo de execução que funciona como padrão para a companhia à qual o modelo de projeto está vinculado. Só pode haver um modelo de projeto principal por companhia.
modelo de referência
Um modelo que representa uma linha de negócios ou tipologia de negócios.

Um modelo de referência é criado a partir de um repositório de biblioteca destes itens de modelo:

  • modelo de controle de negócios
  • modelo de função de negócios
  • modelo de processo de negócios
modelo do projeto
Um modelo que representa uma organização específica.

Um modelo de projeto é criado a partir de um repositório de biblioteca destes itens de modelo:

  • modelo de controle de negócios
  • modelo de função de negócios
  • modelo de processo de negócios
modelo do projeto do tempo de execução
Um modelo de projeto (dentro de uma companhia) usado em tempo de execução. Combinado com a versão de tempo de execução e a fase de otimização de tempo de execução, o modelo de projeto de tempo de execução determina os processos exibidos no navegador de menu dinâmico.
modelo empresarial
Um design completo que visualiza uma organização multiplanta. Um modelo empresarial consiste em um modelo de estrutura empresarial e modelos de negócios relacionados.
modelo operacional da estrutura empresarial
Um modelo de estrutura empresarial de uma versão específica que reflete as transações na organização atual (empresa).
modo de data de destino
Determina como a data do prazo deve ser interpretada pelo Workflow Management System.
Ver: Consulte também: data/hora do prazo
navegador de processos
O Navegador de processos é uma árvore de menus no Worktop ou WebUI. Trata-se da interface de usuário do runtime do DEM e consiste em uma janela na qual os funcionários podem iniciar as atividades para as quais estão autorizados. No Navegador de processos, você verá funções por funcionários. Os processos de negócios com atividades são vinculados a essas funções.
navegador do menu dinâmico
Uma estrutura de menu pessoal que mostra os processos de negócios e atividades para os quais um funcionário está autorizado.
navegador do modelo empresarial
Um navegador que apresenta graficamente (partes do) modelo empresarial.
número da posição
Um número interno que indica o local da atividade, estado ou atividade de controle no diagrama do processo de negócios.
número de sequência
Um número que determina a sequência na qual os registros são exibidos em uma sessão de visão geral ou caixa de listagem.
O visualizador do processo
Um aplicativo cliente que exibe graficamente um processo de negócios. Se você tiver as autorizações apropriadas, poderá usar o Process Viewer para iniciar atividades.
parâmetro
Uma variável que direciona o software para atender aos requisitos específicos de uma organização.
pasta
No DEM, uma coleção de instâncias de processo. Essas instâncias de processo podem ser derivadas de diferentes definições de processo. Uma pasta pode representar um grupo lógico de instâncias de processo. Por exemplo, uma pasta para o cliente Jones.
prioridade
Uma indicação da urgência em que os itens de trabalho devem ser processados. A prioridade da instância de atividade pode ser o fator decisivo para classificar itens de trabalho no Manipulador de lista de trabalho.
processamento do fluxo de trabalho
Compreende todas as ações para realizar os processos de negócios atuais. As instâncias do processo são subdivididas em etapas únicas e são fornecidas aos usuários do Workflow apropriados. Responsabilidades e direitos de acesso são verificados. O processamento do fluxo de trabalho fornece às pessoas certas as ferramentas certas e os dados certos no momento certo.
processo de negócios
Um conjunto de uma ou mais atividades e estados que coletivamente realizam um objetivo de negócios.
proprietário
Um usuário do ERP que criou um item de modelo ou versão, ou o usuário do ERP responsável pelo modelo ou pela versão.
pulmão
Um ponto de estoque que está localizado no fluxo primário em um diagrama de controle de negócios.
redirecionar
Um usuário do Workflow autorizado pode redirecionar os itens de trabalho para outro usuário, grupo ou função do Workflow. O reencaminhamento pode ser feito individualmente por item de trabalho, coletivamente por instância de processo ou por pasta.
registrar
Colocar um item de trabalho no modo de reenvio para que ele não apareça na lista de trabalho. Se o item de trabalho tiver que ser executado, o usuário deverá reenviá-lo. O registro pode ser feito individualmente por item de trabalho, coletivamente por instância de processo ou por pasta.
regra
Uma expressão.

Uma regra é usada para:

  • verificar a consistência de um modelo de função de negócios (regras de consistência).
  • transformar um modelo de função de negócios em um modelo de processo de negócios (regras de transformação).
  • atribuir um valor aos parâmetros do aplicativo (regras de configuração de parâmetros).
  • atribuir um valor a condições estáticas (regras de configuração de condição estática).
regra de consistência
Uma expressão contendo uma ou mais funções de negócios com base na qual uma ou mais funções de negócios devem estar presentes no modelo de negócios.
regra de definição de condição estática
Uma expressão que contém funções de negócios e/ou processos de negócios cuja presença ou ausência determina os valores de condições estáticas em um modelo de negócios.
regra de definição de parâmetro
Uma expressão que contém funções de negócios e/ou processos de negócios cuja presença ou ausência determina o valor de um ou mais parâmetros em um modelo de negócios.
regra de transformação
Uma expressão que impõe uma dependência unilateral dos processos de negócios em relação às funções de negócios. Ao executar as regras, os processos de negócios são importados para o modelo de negócios com base nas funções de negócios que já estão presentes.
relacionamento de otimização
Um relacionamento, representado graficamente por uma seta curva, conectando duas funções de negócios.

A funcionalidade pode representar:

  • Uma variante (substitui a função de negócios).
  • Uma opção (função adicional de negócios).
relacionamento de subtipo
Um relacionamento de entidade entre dois tipos de entidade (um subtipo e um supertipo) que é usado para indicar que os atributos do supertipo também se aplicam ao (são herdados do) subtipo.
relacionamento de unidade empresarial
Uma descrição da relação entre duas unidades empresariais.
relacionamento opcional
Um relacionamento entre dois tipos de entidade que não é obrigatório. Para identificar a opcionalidade do relacionamento, o lado N do relacionamento é igual a zero.
relacionamento tipo-entidade
Um motivo de relevância para a associação de entidades de um ou dois tipos de entidades.
repositório
Uma biblioteca de itens de modelo.

O LN distingue os seguintes repositórios:

  • Função de negócios
  • Processos de negócios
  • Diagrama de controle de negócios

Em coerência entre si, os itens do modelo de repositório podem formar um modelo de negócios.

resposta à etapa do assistente
A resposta a uma etapa do assistente que o usuário pode selecionar dentre uma variedade de respostas possíveis. Geralmente, o LN cria automaticamente respostas com base no domínio vinculado ao parâmetro que pode ser definido no assistente.
restrição do assistente
Determina o que você deve fazer quando uma etapa do assistente é executada. Você só deve aplicar uma restrição de assistente se as ações envolverem mais do que simplesmente configurar um parâmetro; por exemplo, iniciar um assistente aninhado.
Servidor do fluxo de trabalho
O mecanismo do Workflow e o banco de dados do Workflow sendo executados no servidor (físico). No caso de vários servidores lógicos, isso é chamado de multiservidor.
Sinônimo: servidor lógico
servidor lógico
Sistema de gerenciamento de fluxo de trabalho
Um sistema que usa software para definir, criar e gerenciar a execução de processos de negócios. O WMS é executado em um ou mais servidores do Workflow. O WMS pode interpretar definições de processos, interagir com usuários do Workflow e, se necessário, usar ferramentas e aplicativos de TI.
status
O estágio no desenvolvimento de um item de modelo.
status do processo de fluxo de trabalho
O estágio de desenvolvimento de um processo de negócios.

O estágio determina se:

  • Você pode modificar o processo de negócios
  • O Workflow pode utilizá-lo
subaplicativo
Um aplicativo definido como acessível a partir de um aplicativo de componente definido. Se o aplicativo do componente for uma sessão do LN, os subaplicativos serão equivalentes a subsessões do LN.
subfunção
Uma função regular que está vinculada a outra função em um nível abaixo do último.
supervisor
O funcionário que gerencia um ou mais grupos de funcionários e que distribui todos os processos de negócios que pertencem ao(s) grupo(s) de funcionários que ele supervisiona.
tabela de período empresarial
Para cada calendário, a tabela de períodos do EIS contém os dados que definem os períodos dentro de um ano e parte do ano. O número máximo de partes do ano dentro de um ano é 99. O número máximo de períodos dentro de uma parte do ano é 13.
texto de dica do assistente
Texto que contém informações para respostas da etapa do assistente com base na prática comum.
texto de dica do assistente
Texto que contém informações de segundo plano ou uma descrição detalhada da questão da etapa do assistente.
texto de pergunta do assistente
A pergunta que um usuário é perguntado em um assistente. A pergunta é exibida na caixa de diálogo da etapa do assistente.
texto introdutório sobre o assistente
Um texto que explica a função do assistente.
texto sobre os resultados do assistente
Um texto que explica o resultado do assistente após o usuário do ERP ter concluído todas as etapas do assistente.
tipo de categoria de unidade empresarial
Identifica o tipo de fluxo entre duas unidades da companhia.

O LN distingue os seguintes tipos de categoria:

  • Um fluxo de documentos
  • Um fluxo de mercadorias
  • Um fluxo de dinheiro
  • Um fluxo de ordens
tipo de entidade
Um objeto (pessoa, lugar, coisa ou conceito) para o qual você deve registrar informações.

O LN fornece os seguintes tipos de entidade:

  • Tipo de entidade lógica: um significado para o mundo real e é composto por um ou mais tipos de entidades físicas.
  • Tipo de entidade física: tabelas de banco de dados nos pacotes de aplicativos do LN.
  • Tipo de entidade associativa: um tipo de entidade que é usado para vincular outros tipos de entidade.
tipo de entidade associativa
Um tipo de entidade que é usado para vincular dois outros tipos de entidade que possuem um relacionamento muitos para muitos entre eles.
tipo de entidade física
Definições da tabela de banco de dados do aplicativo LN, por exemplo, a tabela de dados do item geral (tcibd001).

O código do tipo de entidade é geralmente igual ao código da tabela.

tipo de entidade lógica
Um tipo de entidade que possui um significado para o mundo real e que contém vários tipos de entidades físicas. Por exemplo, um item ou um armazém.
tipos de grupos de funcionários
Uma etiqueta que pode ser usada para categorizar grupos de funcionários.
transição
Um link direcionado ou conexão entre uma atividade e um estado em uma rede de Petri. Você pode vincular uma condição estática e/ou dinâmica a uma transição.
unidade
A quantidade física na qual as mercadorias são gerenciadas. Por exemplo, a madeira pode ser expressa pelo comprimento em metros ou pelo volume em metros cúbicos.
unidade empresarial
Uma parte financeiramente independente da sua organização que consiste em entidades como departamentos, centros de trabalho, armazéns e projetos. Todas as entidades da unidade empresarial devem pertencer à mesma companhia logística, mas uma companhia logística pode conter várias unidades empresariais. Uma unidade empresarial é vinculada a uma única empresa financeira.

Quando você realiza transações logísticas entre unidades empresariais, elas são lançadas nas companhias financeiras às quais cada unidade empresarial está vinculada. Os modelos de estrutura empresarial definem os relacionamentos entre as unidades empresariais e a transferência de mercadorias que pode ocorrer entre as unidades empresariais. Para usar faturamento e preços entre unidades corporativas, você deve vincular as unidades corporativas aos parceiros de negócios internos.

É possível usar unidades empresariais para realizar contabilidade financeira separada para partes do seu negócio. Por exemplo, você pode definir unidades empresariais para partes separadas de sua organização que pertencem a uma companhia logística, mas que estão localizadas em países diferentes. A contabilidade de cada unidade empresarial é realizada na moeda nacional de cada país e na companhia financeira vinculada à unidade empresarial.

URL
Uniform Resource Locator (URL). Um endereço para um recurso na Internet. As URLs são usadas pelos navegadores da Web para localizar recursos da Internet.

Uma URL especifica:

  • O protocolo a ser usado no acesso ao recurso (como http: para uma página da World Wide Web ou ftp: para um site FTP).
  • O nome do servidor no qual o recurso reside (como www.whitehouse.gov).
  • O caminho para um recurso (como um documento HTML ou um arquivo nesse servidor).
usuário do ERP
Uma pessoa que está autorizada a fazer logon nos aplicativos do LN, para quem dados como um menu de inicialização, um idioma operacional e funções (autorizações) são definidos.
usuário do fluxo de trabalho
Um usuário do Manipulador de lista de trabalho. Os usuários do Workflow podem ser funcionários e usuários internos do sistema.
versão
Um grupo de itens de modelo que compartilham algumas características, como cliente, proprietário e data de efetividade
versão de modelagem atual
A versão que você usa atualmente para criar e modificar itens de modelo.
versão de tempo de execução
A versão que contém o modelo de projeto de tempo de execução. Combinada com o modelo de projeto de tempo de execução e a fase de otimização de tempo de execução, a versão de tempo de execução determina os processos exibidos no navegador de menus dinâmico.
versão do componente
A identificação do problema de um componente.
Workflow System Administration
Esta ferramenta de administração é uma interface gráfica do usuário para o banco de dados do Workflow. Cada tabela de banco de dados possui um formulário correspondente para pesquisa e entrada de dados e a opção para geração de relatórios.
Abreviação: WSA