Configuração dos dados mestres
Configuração de recuperação e perdão de dívida impagável
A configuração de recuperação e perdão de dívida impagável inclui as seguintes etapas:
- Especificar as contas para recuperação/perdão de dívida impagável e contas de imposto provisional na sessão Plano de contas (tfgld0508m000). O Tipo de conta das contas de imposto deve ser definido como Patrimonial. O Tipo de conta da Conta contábil usada para a recuperação e o perdão da dívida impagável deve ser definido como Patrimonial. Entretanto, é possível definir o Tipo de conta como Resultado.
- Especificar o Tipo da transação para recuperação/perdão de dívida impagável na sessão Tipos de transação (tfgld0511m000). A Categoria transação e a Subcategoria de transação devem ser definidas como Lançamentos Contábeis e Diário na moeda da transação.
- Especifique os campos a seguir na guia Dívida impagável nas sessões Parâmetros ACP (tfacp0100m000) e Parâmetros ACR (tfacr0100s000):
- Conta de perdão de dívida impagável
- Conta de recuperação de dívida impagável
- Tipo de transação p/ perdão de dív. impag.
- Série p/ doc. de perdão de dívida impagável
- Especifique as contas de imposto para recuperação/perdão de dívida impagável na sessão Códigos de imposto por país (tcmcs0536m000). A conta contábil para a recuperação e perdão da dívida impagável deve ser especificada nas sessões Dados de lançamento para códigos de imposto único (tfgld0571m000) e Dados de lançamento para vários códigos de imposto (tfgld0570m000). Para cada código de imposto, as seguintes contas de venda e compra devem ser configuradas:
- Uma conta de imposto para o perdão da dívida impagável na compra;
- Uma conta de imposto para a recuperação da dívida impagável na compra;
- Uma conta de imposto para o perdão da dívida impagável na venda;
- Uma conta de imposto para a recuperação da dívida impagável na venda
- Verifique ou ajuste a Posição imp. para declarar os ajustes de imposto na posição de imposto correta na sessão Posições do imposto (tfgld0120m000). O Tipo de ajst. de imp. na sessão Relações por posição do imposto (tfgld0121m000) pode ser usado para selecionar transações de imposto aplicáveis para um determinado código de imposto.
Pré-requisitos para recuperação/perdão de dívida impagável
- A configuração de dados mestres para a recuperação/perdão de dívida impagável deve estar concluída
- Faturas de compra e venda em aberto.
- O imposto sobre valor agregado (IVA) das faturas de compra e venda é declarado e a declaração do imposto é enviada.
Perdão de dívida impagável em Contas a receber (AR)
A recuperação e o perdão de dívida impagável em contas a receber consistem nas seguintes etapas.
- Perdão de dívida impagável a receber (tfacr2514m000): Use essa sessão para selecionar as faturas. É possível usar os filtros disponíveis para selecionar as faturas. É possível selecionar as faturas para o perdão de dívida impagável. É possível marcar a caixa de seleção Suprimir para evitar o processo de perdão de dívida impagável para uma fatura.
- Processo de perdão de dívida impagável (tfacr2214m000): Use a sessão Processar perdão de dívida impagável (tfacr2214m000) para imprimir um relatório de processo e/ou o relatório de erros. É necessário marcar a caixa de seleção Lançar perdão de dívida impagável para lançar as transações de perdão de dívida impagável. A Data do documento do perdão de dívida impagável e as informações de Período devem ser especificadas para lançar as transações em um determinado período de imposto, relatório e fiscal.
Após gerar o perdão de dívida impagável, é possível visualizar a transação de perdão na sessão Perdão / recuperações de dívida impagável por fatura (tfacr2515m000).
- Processo de recuperação de dívida impagável (tfacr2216m000): Use essa sessão para recuperar o perdão de dívida impagável. Entretanto, as transações relacionadas às faturas de recebimentos para todos os recebimentos ou atribuições devem ser finalizadas. Na sessão Processar recuperação de dívida impagável (tfacr2216m000), selecione o Período imposto. Os pagamentos recebidos nesse período são selecionados para recuperação. É necessário marcar a caixa de seleção Lançar recuperação de dívida impagável para lançar as transações de recuperação de dívida impagável. A Data do documento da recuperação de dívida impagável e as informações de Período devem ser especificadas para lançar as transações em um determinado período de imposto, relatório e fiscal.
Após gerar a recuperação de dívida impagável, é possível visualizar a transação de recuperação na sessão Perdão / recuperações de dívida impagável por fatura (tfacr2515m000).
O imposto a ser declarado após a finalização dos documentos de recuperação de dívida impagável.
Perdão de dívida impagável em Contas a pagar (AP)
A recuperação e o perdão de dívida impagável em contas a receber consistem nas seguintes etapas.
- Perdão de dívida impagável de pagamentos (tfacp2514m000): Use essa sessão para selecionar as faturas. É possível usar os filtros disponíveis para selecionar as faturas. É possível selecionar as faturas para o perdão de dívida impagável. É possível selecionar o campo Suprimir para evitar o processo de perdão de dívida impagável para uma determinada fatura.
- Processar perdão de dívida impagável (tfacp2214m000): Use essa sessão para imprimir o relatório de processo e/ou o relatório de erros. É necessário marcar a caixa de seleção Lançar perdão de dívida impagável para lançar as transações de perdão de dívida impagável. A Data do documento do perdão de dívida impagável e as informações de Período devem ser especificadas para lançar as transações em um determinado período de imposto, relatório e fiscal.
Após gerar o perdão de dívida impagável, é possível visualizar a recuperação na sessão Perdão / recuperações de dívida impagável por fatura (tfacp2515m000).
- Processar recuperação de dívida impagável (tfacp2216m000): Use a sessão Processar recuperação de dívida impagável (tfacr2216m000) para recuperar o perdão de dívida impagável. Entretanto, as transações relacionadas às faturas de recebimentos para todos os recebimentos ou atribuições devem ser finalizadas. Na sessão Processar recuperação de dívida impagável (tfacp2216m000), selecione o Período imposto e os pagamentos recebidos nesse período serão selecionados para recuperação. É necessário marcar a caixa de seleção Lançar recuperação de dívida impagável para lançar as transações de recuperação de dívida impagável. A Data do documento da recuperação de dívida impagável e as informações de Período devem ser especificadas para lançar as transações em um determinado período de imposto, relatório e fiscal.
Após gerar o perdão de dívida impagável, é possível visualizar a recuperação na sessão Perdão / recuperações de dívida impagável por fatura (tfacp2515m000).
O imposto a ser declarado após a finalização dos documentos de recuperação de dívida impagável.