Ativar plantas – Modelo empresarial em preparação

O primeiro estágio do processo de ativação da planta inclui adicionar plantas ao modelo empresarial. Esse estágio inclui estas etapas:

Passo 1. 

Em qualquer uma das companhias logísticas do ambiente de companhia atual, clique em Modelo empresarial em preparação na guia Plantas na sessão de console Ativação do conceito de multiplanta (tcemm4600m000).

Assim, o status muda de Inativo para Modelo empresarial em preparação para as companhias do ambiente de companhias atual definido na sessão Companhias (tcemm1170m000).

Nota:

Passo 2. 

Feche e reabra o LN. Assim, as sessões Plantas (tcemm0150m000) e Planta (tcemm0650m000) ficarão disponíveis.

Passo 3. 

Defina plantas usando as sessões Plantas (tcemm0150m000) e Planta (tcemm0650m000). Na sessão Plantas (tcemm0150m000), clique em Novo para definir uma nova planta.

Na sessão Planta (tcemm0650m000) que se abre, especifique:

Passo 4. 

Na guia Configurações da sessão Planta (tcemm0650m000), defina as configurações de subentidade por planta.

Ao iniciar estas sessões, as configurações padrão serão geradas dos parâmetros de companhia relacionados às subentidades. Por exemplo, se você clicar em Armazenamento, a sessão Configurações de armazenamento por planta (whwmd2101m000) se abrirá e as configurações de armazenamento de várias sessões de parâmetro de armazenamento serão assumidas como padrão para essa sessão. Se necessário, é possível alterar as configurações padrão.

Definir configurações de subentidade por planta é um pré-requisito para atribuir plantas a entidades; consulte a próxima etapa. Por exemplo, não será possível vincular uma planta a um departamento de produção se as configurações de produção por planta não estiverem presentes. Mais informações são apresentadas na Ajuda online dessas configurações por sessões da planta.

Passo 5. 

Na sessão Atribuir plantas (tcemm0250m000), atribua plantas a entidades. Selecione as plantas a serem atribuídas e os tipos de entidades às quais as plantas selecionadas devem ser atribuídas. É possível executar essa sessão diversas vezes, sempre usando atributos de endereço diferentes como critérios.

Nota: As plantas não podem ser atribuídas a armazéns financeiros.

É recomendável executar esta sessão em um modo de simulação e imprimir um relatório de erro antes de executar o processo de atribuição real. Isso o ajuda a verificar os resultados e identificar erros no processo de atribuição de planta. É possível repetir a execução de simulação para corrigir erros com a frequência necessária.

Depois de executar o processo de atribuição real, ainda é possível alterar as plantas atribuídas.

Passo 6. 

Verifique os resultados do processo de atribuição de planta. Você deve atribuir manualmente plantas a entidades para as quais o processo de atribuição não foi bem-sucedido. Repita o processo de atribuição e verifique os resultados até que todas as entidades sejam atribuídas conforme necessário.

Para atribuir manualmente as plantas a entidades, nas guias relevantes na sessão Unidade empresarial (tcemm0630m000) ou Planta (tcemm0650m000), é possível iniciar estas sessões:

EntidadeSessão
Centro de trabalho Centros de trabalho (tirou0101m000)
Estação de linha Estações (tiasl1545m000)
Células de trabalho Células trabalho (tirpt0140m000)
Células de reparo Células de reparo (tirpt0140m100)
Departamento de produção Departamentos de produção (tirou2100m000)

Quando uma planta é atribuída a um departamento de produção durante o processo de atribuição de planta, a planta é automaticamente passada para os componentes de chão de fábrica relacionados ao departamento de produção.

Os componentes do chão de fábrica incluem:

Nota

Se uma planta não tiver sido atribuída a um departamento de produção, ou se uma planta não tiver sido atribuída ao componente de chão de fábrica relacionado, será preciso atribuir a planta manualmente:

  1. Abra a sessão Departamentos de produção (tirou2100m000).
  2. Para cada departamento de produção, especifique uma planta (se não estiver presente) e clique em Propagar a planta na sessão Departamento de produção (tirou2600m000).
Departamento de vendas Departamentos de venda (tdsls0512m000)
Departamento de compras Departamentos de compras (tdpur0112m000)
Departamento de serviço Departamentos de serviço (tsmdm1100m100)
Departamento de contabilidade Departamentos (tcmcs0165s000)
Departamento logístico Departamento logístico (fmfmd0680m000)
Linhas de montagem Linhas de montagem (tiasl1530m000)
Armazéns Armazéns (whwmd2500m000)
Locais de serviço Locais (tswcs0125m000)

 

Passo 7. 

Se máquinas não relacionadas a centros de trabalho estiverem presentes, vincule-as manualmente a plantas usando a sessão Máquinas (Tipos de máquina) (tirou0102m000).

Passo 8. 

Na sessão Gerar dados mestres por departamento (tccom0232m000), defina dados padrão por departamento. Os dados padrão por departamento são criados com base nos dados padrão globais.

Os dados padrão globais são configurações de sessões de parâmetros de venda, aquisição e serviço assumidos como padrão para departamentos de vendas, de compras e de serviço, respectivamente. Essas configurações padrão podem ser alteradas para departamentos de venda, departamentos de compra ou departamentos de serviço individuais depois de você desmarcar a caixa de seleção Usar global nestas sessões:

DepartamentoSessãoUsar global
Departamento de vendas Departamentos de venda (tdsls0512m000) Usar parâmetros de vendas globais
Departamento de compras Departamentos de compras (tdpur0112m000) Usar parâmetros de aquisição globais
Departamento de serviço Departamentos de serviço (tsmdm1100m100) Usar parâmetros globais de serviço

 

Passo 9. 

Use a sessão Validar modelo empresarial para multiplanta (tccom0230m000) para validar o modelo empresarial definido nas etapas anteriores.

O relatório de erro lista, por exemplo, os armazéns, os departamentos ou outros departamentos sem plantas, ou elementos de chão de fábrica cujas plantas são diferentes daquelas dos armazéns de chão de fábrica relacionados. A lista completa de verificações usadas nesta validação será exibida no relatório se a caixa de seleção Informações de validação estiver marcada.

Repita a validação até não haver mais erros listados.