O procedimento de ordem de comércio entre companhias

Passo 1. Ajustar e aprovar

O status inicial de uma ordem de comércio intercompanhia é Em aberto. É possível alterar os dados da ordem de comércio entre companhias, como dados de preço ou dados do imposto.

Se uma aprovação manual for especificada para a ordem de comércio entre companhias, tanto a parte vendedora quanto a compradora da ordem devem ser aprovadas para que as linhas de transação possam ser criadas, as transações de custo e receita possam ser lançadas ou, se especificado, faturas internas possam ser criadas e enviadas.

Para aprovar uma ordem de comércio entre companhias individual, no menu adequado da sessão Ordem de comércio intercompanhia (tcitr3600m000) ou da sessão Ordem de comércio intercompanhia (tcitr3100s000), selecione:

  • Aprovação do vendedor de ordens de comércio intercompanhia para aprovar a parte vendedora.
  • Aprovação do comprador de ordens de comércio intercompanhia para aprovar a parte compradora.

Também é possível realizar aprovação em lote usando as sessões Aprovação do comprador de ordens de comércio intercompanhia (tcitr3200m100) e Aprovação do vendedor de ordens de comércio intercompanhia (tcitr3200m000).

Um aplicativo de workflow também oferece suporte para aprovação.

Passo 2. Aprovado – pronto para mais processamento

Quando as organizações de compra e de venda aprovarem manualmente ou automaticamente a ordem de comércio entre companhias, será possível criar as linhas de transação. O status da ordem muda para Pronto para processar.

Ainda é possível alterar os dados de preço da ordem de comércio entre companhias. Se você fizer isso, o status mudará de volta para Em aberto. Nesse caso, a aprovação automática não será permitida.

Se um workflow for utilizado e, durante o processo de aprovação, forem feitas alterações ao objeto de negócio de origem que afetam a ordem de comércio entre companhias, será necessário recuperar essa ordem do workflow e reenviá-la após a conclusão dos ajustes necessários.

Passo 3. Linhas de transação presentes, lançamento e faturamento em progresso

O status será definido como Em curso se uma ou mais linhas de transação forem criadas para a ordem de comércio entre companhias. Alterações à ordem de comércio entre companhias não são mais permitidas. Transações de custo e receita e, se faturamento interno for especificado, faturas internas serão lançadas para as linhas de transação. O status da linha de transação mostra o progresso desse processo. Consulte Linhas de transação de comércio entre companhias - procedimento.

Passo 4. Lançamento e faturamento concluídos, fechar e remover a ordem de comércio entre companhias

Será possível fechar uma ordem de comércio entre companhias se as transações de custo e receita e, se especificadas, as linhas de fatura das linhas de transação tiverem sido lançadas, o que é indicado pelo status da linha de transação Lançado ou Faturado.

As ordens de comércio entre companhias são fechadas manualmente ou em lote usando a sessão Fechar ordens de comércio intercompanhia (tcitr3200m200). O status da ordem é alterado para Fechada.

É possível remover ordens de comércio entre companhias fechadas e canceladas na sessão Remover ordens de comércio intercompanhia (tcitr3200m300).

Cancelar, excluir ou alterar a ordem de comércio entre companhias

É possível cancelar ou excluir uma ordem de origem ou linha de ordem, ou alterar a entidade, antes da realização das entregas. É possível executar essas atividades antes ou depois da aprovação da ordem de comércio entre companhias, assim, o status pode ser Em aberto ou Pronto para processar.

Uma ordem de comércio entre companhias receberá o status Cancelado se a ordem de origem ou a linha de ordem for:

  • Cancelado
  • Excluído
  • A entidade de destino da ordem de origem é alterada e nenhuma relação de comércio entre companhias é definida para a entidade de origem e a nova entidade de destino.

Se a entidade de destino da ordem de origem for alterada e houver uma relação de comércio entre companhias entre a entidade de origem e a nova entidade de destino, será criada uma nova ordem de comércio entre companhias substituindo a ordem antiga.

Outras alterações à ordem de origem, como data de entrega ou item, serão atualizadas na ordem de comércio entre companhias. O status retorna para Em aberto e nova aprovação é necessária.