Materiais esgotados e alternativos no Planejamento empresarial

Este tópico descreve como o Planejamento empresarial gerencia materiais esgotados e materiais alternativos.

Nota
  • Essa funcionalidade está disponível somente se as caixas de seleção Materiais alternativos e Material esgotado na sessão Comps. software implementados (tccom0100s000) estiverem marcadas.

  • Se a funcionalidade multiplanta estiver ativada, todos os materiais devem vir de armazéns vinculados a mesma planta e pertencer ao mesmo agrupamento de planejamento.
  • Um agrupamento de planejamento pode conter uma ou mais plantas, as verificações de ATP são feitas para todo o agrupamento de planejamento para que os resultados contenham resultados de estoque cumulativo para todas as plantas vinculadas ao agrupamento de planejamento.
  • Na sessão Item - Ordem (tcibd2100m000), é possível visualizar ou manter a última data da ordem permitida e o estoque de segurança por planta.
  • O LN também verifica se há um material esgotado que deve ser esgotado primeiro.
  • O valor do horizonte de ATP/CTP de materiais alternativos deve ser maior do que o horizonte de materiais alternativos. Além do horizonte de ATP/CTP, o LN supõe que o material está disponível ilimitadamente.

Planejamento com materiais alternativos

O processo de planejamento baseado em ordem verifica se o estoque projetado fica acima do estoque de segurança se você usar o material padrão para preencher o requisito de material para o agrupamento de planejamento para o qual o planejamento de ordem é feito

Se o estoque projetado cair abaixo do estoque de segurança, o LN procurará uma ordem planejada firme que possa ser reprogramada para uma data anterior a fim de preencher o requisito.

Se o LN não localizar essa ordem, o LN verificará a quantidade disponível para promessa (ATP) de materiais alternativos do componente (em ordem de prioridade) em todo o agrupamento de planejamento. Se o ATP localizar um material alternativo, o requisito de material será deslocado para esse material alternativo.

Se o ATP for insuficiente, o LN gerará uma nova ordem planejada para o material padrão do agrupamento de planejamento especificado.

Se o requisito de material não puder ser preenchido a tempo, o LN gerará um sinal para avisar o planejador.

Horizonte de materiais alternativos

Para os requisitos de material em um futuro relativamente distante, o LN não verifica materiais alternativos.

Para determinar o ponto futuro em que o LN verifica a existência de materiais alternativos, utilize o campo Horizonte materiais alternat. na seção Cenários (cprpd4100m000).

Permitir vários materiais

Se a caixa de seleção Permitir vários itens na sessão Lista de material de produção (JSC) (tibom3610m000) estiver marcada para a combinação específica de item e planta, o LN poderá distribuir a quantidade estimada do material por vários itens.

Por exemplo, a quantidade estimada poderá ser dividida pelo material esgotado e material padrão ou pelo material padrão e um ou mais materiais alternativos.

Se você não permitir vários itens, o LN fará uma escolha com relação a cada linha de material: o LN dá baixa no material padrão ou no material alternativo, mas não em uma combinação de dois ou mais materiais.

Para ver exemplos, consulte Como pesquisar materiais alternativos.

Restrições

As seguintes restrições se aplicam:

Números de fase

A partir de todos os itens com o mesmo nº da fase, o LN primeiro planeja os itens que podem ser usados como material alternativo para determinar o ATP desses itens.

O nº da fase de um componente de BOM deve ser igual ao nº da fase de materiais alternativos do componente. Se esses números de fase forem diferentes, o LN primeiro tentará ajustá-los para resolver esse problema. Se as BOMs e as definições de material alternativo contiverem um ciclo, a alteração do nº da fase não resolverá o problema e o LN exibirá uma mensagem de erro.

Se o LN mostrar a mensagem de erro Ciclos alternativos detectados, use a sessão Remover materiais esgotados dos materiais alternativos (tibom0252m000) para remover o material alternativo que provoca o problema.

Exemplo

A situação a seguir é um exemplo de um ciclo alternativo:

  • O item A tem nº da fase 0.
  • B é um material na BOM de A (B tem nº da fase 1)
  • C é um material na BOM de B (C tem nº da fase 2)
  • A é alternativa ao material C. (A deve ter o mesmo nº da fase de C, mas A tem nº da fase 0)

Muitas outras combinações podem resultar em um ciclo alternativo.

Verificações no nível de execução

É possível repetir a verificação mais tarde, depois de transferir as ordens para o nível de execução. Nesse caso, o LN verificará novamente os níveis de estoque e alterará a seleção de materiais, se necessário.