Gestão ATP (cprrp4800m000)

Utilize esta sessão para verificar a disponibilidade para promessa (ATP) e/ou capacidade de promessa (CTP) de um item para o agrupamento de planejamento selecionado. Com essas funções, é possível verificar o estoque disponível de mercadorias finalizadas, os subconjuntos e componentes disponíveis assim como a capacidade disponível. Os resultados são cumulativos para todas as plantas vinculadas ao agrupamento de planejamento selecionado.

Sendo assim, é possível verificar:

  • Onde e quando os itens estão disponíveis.
  • Por que itens não estão disponíveis (em um determinado momento).
  • Se os itens estão disponíveis em outros agrupamentos de planejamento.
Nota

Se a rastreabilidade de demanda estiver vinculada à linha da ordem de venda, ou os campos de rastreabilidade de demanda forem inseridos manualmente nesta sessão, a rastreabilidade será levada em consideração durante a verificação de ATP.

 

ATP
Cenário
Esse código identifica o cenário para o item de planejamento.
Item
O item de planejamento para o qual o ATP/CTP deve ser verificado.
Canal
Um canal de vendas ou distribuição usado para atribuir mercadorias a grupos de clientes.

É possível vincular canais a parceiros de negócios clientes e a itens. Os canais podem ser usados em conexão com disponível para promessa (ATP).

É possível atribuir um determinado volume de ATP a um canal. Esse volume limita o ATP para esse canal a um máximo.

Variação do produto
A variação do produto para a qual o ATP/CTP deve ser calculado.
Unidade de efetividade
A unidade de efetividade para a qual o ATP/CTP deve ser calculado.
Dados de ordem
Companhia
A companhia da qual você deseja que o item seja entregue.
Agrupamento de planejamento
Um objeto usado para agrupar armazéns para os quais um fluxo de entrada e saída de bens e materiais é planejado coletivamente. Para esse fim, a demanda e a oferta dos armazéns do agrupamento de planejamento são agregadas. Em um agrupamento de planejamento, uma origem de fornecimento é usada, como produção, compra ou distribuição.

Se multiplanta for implementada, um agrupamento de planejamento deverá incluir uma ou mais plantas. As plantas incluem os armazéns para os quais os processos de planejamento são executados.

Disponível para promessa é calculado por agrupamento, conforme o planejamento é feito no nível do agrupamento.

Embora seja possível calcular o ATP no nível do armazém, o padrão é que se o armazéns 1 e 2 pertencerem ao mesmo agrupamento, o ATP para ambos os armazéns será o mesmo.

Planta
O código da planta.

Tópico relacionados

Armazém padrão
O armazém do qual você deseja que o item seja entregue.
Quantidade
A quantidade ordenada na cotação ou ordem de venda, expressa na unidade de estoque.
Data de entrega
A data de entrega planejada para a qual o ATP/CTP deve ser verificado.
Mínimo disponível
O tamanho do lote que o armazém de fornecimento deve entregar.

Durante o processo de pesquisa, o LN ignora as linhas de estoque que não têm o tamanho de lote especificado.

Entrega direta
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível alterar o armazém para uma entrega direta. Se a verificação de ATP/CTP apresentar um armazém diferente daquele para o qual executou a verificação de ATP/CTP, será possível alterar o armazém da linha de cotação/ordem de venda.
Tipo de verificação
Família
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível verificar também a quantidade ATP do item da família ao qual a mercadoria finalizada pertence.

Exemplo

O item mountain bike faz parte da família bicicleta.

Se o ATP de mountain bike precisar ser verificado, o LN verificará efetivamente a quantidade disponível do item bicicleta.

Tópico relacionados

Capacidade
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a capacidade de recursos críticos/centros de trabalho será levada em consideração quando uma verificação de ATP for realizada para uma mercadoria finalizada.
Nota
  • A verificação de capacidade ATP é realizada em recursos na lista de capacidades críticas definidos como ATP crítico.
  • Se essa caixa de seleção for marcada, o botão Onde disponível será desativado.

Tópico relacionados

Componente
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será realizada uma verificação da disponibilidade de componentes críticos ao executar uma verificação de ATP para uma mercadoria finalizada.
Nota
  • Somente componentes críticos no ATP são verificados.
  • Se essa caixa de seleção for marcada, o botão Onde disponível será desativado.
  • A verificação de componente CTP ignora a especificação, independentemente do valor do campo Rastreabilidade de demanda herdada na sessão Lista de material (tibom1110m000). O LN simplesmente presume que todo o ATP dos componentes está disponível.

Tópico relacionados

Canal
Se esta caixa de controle estiver selecionada, uma verificação de canal ATP será executada.
Importante!

Se a caixa de seleção Progr de entrega c/ base no cal do armaz da sessão Parâmetros de planejamento (cprpd0100m000) estiver selecionada, as verificações de canal ATP poderão ter resultados incorretos.

Uma quantidade de canal ATP é válida somente por um período específico. O LN não pode transferir canal ATP não consumido para o próximo período. Se a caixa de seleção Progr de entrega c/ base no cal do armaz estiver selecionada, o LN poderá mudar a data de entrega planejada para um período futuro que tenha canal ATP insuficiente.

Tópico relacionados

Dados de fornecimento
Companhia receptora
Um ambiente de trabalho em que é possível realizar transações logísticas ou financeiras. Todos os dados da transação são armazenados no banco de dados da companhia.

Dependendo do tipo de dado que a companhia controla, a companhia é:

  • uma companhia logística
  • uma companhia financeira
  • uma companhia tanto logística quanto financeira.

Em uma estrutura multicompanhia, algumas tabelas do banco de dados podem ser únicas para a companhia, e a companhia pode compartilhar outras tabelas do banco de dados com outras companhias.

Nota

Aplicável apenas se a funcionalidade multiplanta não estiver ativa.

Armazém
O armazém de fornecimento.
Nota

Aplicável apenas se a funcionalidade multiplanta não estiver ativa.

Onde disponível
Onde disponível
O agrupamento de planejamento que tem a quantidade de componentes necessários disponíveis.

Além de verificar a disponibilidade do agrupamento de planejamento selecionado, a verificação Onde disponível pode ser usada para verificar a disponibilidade de materiais em outros agrupamentos da seguinte forma:

  • Verificando a disponibilidade em todos os agrupamentos.
  • Verificando um conjunto específico de agrupamentos relacionados a um departamento de venda especificado. Esse conjunto pode ser definido para verificar os agrupamentos mais próximos primeiro.
Nota

Aplicável apenas se a funcionalidade multiplanta estiver ativa.

Tipo ordem
O tipo de departamento que tem a quantidade de componentes necessários disponíveis.

Valores permitidos

  • Departamento de venda
  • Departamento de serviço
Departamento
O ID do departamento.
Prioridade de mensagem de exceção
Os agrupamentos vinculados ao departamento especificado são selecionados até a prioridade selecionada. A lista de agrupamentos por departamento, com prioridade, é definida na sessão Prioridades ATP (tcmcs0168m000).
Opções
Ignorar relações de fornecimento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN verificará o ATP de itens com o mesmo código de item geral. No entanto, essa verificação não é executada em um nível multicompanhia. Assim, as relações de fornecimento conforme definidas no Planejamento empresarial são ignoradas. O LN pesquisa Disponível para venda (ATP) em todos os armazéns na companhia atual.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN verificará o ATP do item, assim como de todos os itens de fornecimento em um nível multicompanhia. A verificação de ATP inclui todos os armazéns do item de planejamento não agrupado mais todos os armazéns vinculados a ele por meio de uma relação de fornecimento. Assim, as relações de fornecimento conforme definidas no Planejamento empresarial não são ignoradas. Propostas são feitas somente para companhias/armazéns que tenham uma relação de fornecimento válida com o armazém no qual a escassez foi detectada.

Nota

Aplicável apenas se a funcionalidade multiplanta não estiver ativa.

Exibir detalhes de CTP
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN exibirá a saída CTP em uma estrutura gráfica de navegador.
Criar linhas de ordem
Essa caixa de seleção determina como a programação de entrega é processada no nível da ordem de venda.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, linhas de ordem de venda adicionais serão geradas na sessão Linhas de ordem vendas (tdsls4101m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa, linhas de entrega serão geradas para a linha de ordem de venda na sessão Linhas de entrega planejada de ordem de venda (tdsls4101m100).

Nota
  • Para itens para os quais a caixa de seleção Personalizar esteja marcada na sessão Itens (tcibd0501m000) e itens genéricos que ainda precisem ser personalizados, essa caixa de seleção será desativada e marcada. O motivo para isso é que a programação de entrega proposta (ATP) poderá ser aceita para esses itens somente se diversas linhas de ordem forem criadas. Sendo assim, as linhas de ordem de venda serão geradas com diferentes datas e/ou armazéns.
  • Para itens personalizados, a programação de entrega pode ser configurada. Assim, após uma estrutura de produto/projeto ser gerada para as linhas na sessão Gerar estrutura (projeto PCS) para ordens de venda (tdsls4244m000), poderão ser criadas linhas de entrega da ordem de venda representando a programação de entrega.
Unidade é vinculante para planejamento
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a unidade de planejamento selecionada será vinculante para o planejamento adicional da ordem.
Especificação
Parceiro de negócios
O parceiro de negócios cliente ao qual o estoque que pode atender a essa demanda deve ter sido alocado ou ao qual a ordem que pode atender a essa demanda deve ter tido demanda rastreada.

Se o parceiro de negócios for inserido aqui, o LN pesquisará o fornecimento alocado ou a demanda rastreada para esse parceiro de negócios.

Tipo de objeto de negócios
O tipo de ordem para o qual o estoque que pode atender a essa demanda deve ter sido alocado ou para o qual a ordem que pode atender a essa demanda deve ter tido demanda rastreada, por exemplo, Ordem de venda ou Ordem de serviço.

Se um tipo de objeto de negócios e um objeto de negócios forem inseridos aqui, o LN pesquisará o fornecimento alocado ou a demanda rastreada a esse objeto de negócios.

Nota

Os campos a seguir sempre são usados em combinação; juntos, eles identificam a ordem relevante ou a linha da ordem:

  • Tipo de objeto de negócios
  • Objeto de negócios
  • Referência do objeto de negócios
Objeto de negócios
Esse campo indica a ordem, ou linha da ordem, à qual o estoque que pode atender a essa demanda deve ter sido alocado ou à qual a ordem que pode atender a essa demanda deve ter tido demanda rastreada.

Se um tipo de objeto de negócios e um objeto de negócios forem inseridos aqui, o LN pesquisará o fornecimento alocado ou a demanda rastreada a esse objeto de negócios.

Nota

Os campos a seguir sempre são usados em combinação; juntos, eles identificam a ordem relevante ou a linha da ordem:

  • Tipo de objeto de negócios
  • Objeto de negócios
  • Referência do objeto de negócios
Referência do objeto de negócios
Referência
Esse campo indica o código de referência ao qual o estoque que pode atender a essa demanda deve ter sido alocado ou ao qual a ordem que pode atender a essa demanda deve ter tido a demanda rastreada.

Se uma referência for inserida aqui, o LN pesquisará o fornecimento alocado ou a demanda rastreada para esse código de referência.

O LN poderá usar esse campo de duas maneiras:

  • Se o campo Parceiro de negócios estiver preenchido, o LN usará o campo Referência para registrar um código de referência definido por um cliente.
  • Se o campo Parceiro de negócios estiver vazio, o LN usará o campo Referência para registrar uma referência interna.

É possível usar um código de referência para manter uma coleção das partes vinculadas juntas, mesmo se seguirem diferentes roteiros, for exemplo, se algumas das partes forem transportadas para um subcontratante para serem devolvidas posteriormente.

Usar estoque não alocado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o Planejamento empresarial poderá usar estoque não alocado para suprir a demanda. O Planejamento empresarial usa primeiramente o estoque alocado. Se não houver estoque alocado suficiente, o Planejamento empresarial também usará estoque não alocado.

Se esta caixa de controle estiver limpa, o Planejamento empresarial poderá usar somente estoque alocado para suprir a demanda.

Nota

Se o item do plano tiver a origem de fornecimento Repetitivo, esse campo não poderá ser selecionado.

Rastreabilidade de projeto
Projeto
Um conjunto de ações de fabricação e compra executadas para determinada ordem do cliente. Um projeto é iniciado para planejar e coordenar a produção dos itens fabricados.

Para uma produção padrão para ordem, o projeto é usado somente para vincular o item à ordem do cliente. Um projeto também pode incluir o seguinte:

  • Dados de item personalizados (BOMs e roteiros)
  • Planejamento do projeto (ou de atividade)
Elemento
Atividade
Lead times
Lead time de entrada
O intervalo de tempo entre a chegada dos itens e o armazenamento real no armazém.
Lead time de saída
O intervalo de tempo entre pegar os itens do armazém e a partida da transportadora em que os itens são colocados.
Tempo de segurança
O tempo que pode ser adicionado ao lead time normal para proteger a entrega de mercadorias contra flutuações no lead time de modo que uma ordem possa ser concluída antes da data da necessidade real da ordem.
Exemplo

A duração da atividade vinculada é de 30 dias, e a data final mais antiga da atividade é 30 de janeiro. Se você especificar 10% de tempo de segurança, o GOP planejará o material em 3 dias úteis antes de 30 de janeiro.

Lead time extra
Tempo reservado para atividades extras que são necessárias para concluir totalmente a ordem planejada.

O Planejamento empresarial trata o lead time extra da mesma maneira que o tempo de segurança: a ordem deve ser entregue antes com base no lead time extra.

O lead time extra é expresso em dias ou em horas.

Entrega fixa
Código que identifica uma coleção de datas e horários fixos em que se espera que os fornecedores externos e internos façam as entregas no seu endereço.

Para cada item de planejamento, é possível selecionar o código de entrega fixa apropriado.

Regras de tamanho do lote
Usar dados de ordem do item
Se esta caixa de controle estiver selecionada, com base nos padrões de ordem do item, os dados de ordem serão criados para novos itens na sessão Item - Ordem (tcibd2600m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa, os dados de ordem não serão criados para itens.

Método de ordem
O parâmetro da ordem que controla as quantidades pedidas das ordens de produção e compra recomendadas.
Quantidade econômica da ordem

Exemplo

O LN gera uma ordem planejada para 20 unidades de um item com um sistema de ordem SIC e o método de ordem Quantidade econômica de ordem.

  • A quantidade econômica de ordem é 30 unidades
  • A quantidade mínima de ordem é 25

Assim, a ordem é ajustada para 30 unidades.

Qtd. fixa ordem
Uma quantidade fixa predefinida de um item para o qual são geradas ordens reais e planejadas. Se as necessidades líquidas para o período excederem a quantidade fixa de ordem, um múltiplo da quantidade fixa é pedido.

Ordens geradas sempre têm uma quantidade fixa de ordem.

Quantidade mínima de ordem
A quantidade mínima de itens a serem comprados ou produzidos. Quando ordens planejadas são geradas, a quantidade de itens a serem comprados ou produzidos nunca é menor que a quantidade mínima da ordem. A quantidade mínima da ordem impede a compra ou a produção desse item em quantidades pequenas demais.
Quantidade máxima de ordem
A quantidade máxima de itens a serem comprados ou produzidos de uma só vez.

Quando ordens planejadas são geradas, a quantidade de itens a serem comprados ou produzidos e uma só vez nunca é maior que a quantidade máxima da ordem. A quantidade máxima da ordem impede a compra ou a produção de um item em quantidades grandes demais.

Incremento de quantidade de ordem
O tamanho do passo pelo qual a quantidade da ordem pode ser aumentada.

A quantidade da ordem recomendada deve ser múltiplo da quantidade especificada como incremento de quantidade da ordem. O LN verifica isso quando as ordens planejadas são geradas.

Exemplo

Se a quantidade de ordem necessária for de 62 e o incremento da quantidade de ordem for 8, o LN recomendará uma quantidade de ordem de 64.