Materiais esgotados e alternativos no Planejamento empresarial

Este tópico descreve como o Planejamento empresarial gerencia materiais esgotados e materiais alternativos.

Nota
  • Essa funcionalidade está disponível somente se a caixa de verificação Materiais Esgotados e Alternativos na seção Comps. software implementados (tccom0100s000) estiver selecionada.

  • Se a funcionalidade multiplanta estiver ativada, todos os materiais devem vir de armazéns vinculados a mesma planta e pertencer ao mesmo agrupamento de planejamento.
  • Um agrupamento de planejamento pode conter uma ou mais plantas, as verificações de ATP são feitas para todo o agrupamento de planejamento para que os resultados contenham resultados de estoque cumulativo para todas as plantas vinculadas ao agrupamento de planejamento.
  • Na sessão Item - Ordem (tcibd2100m000), é possível visualizar ou manter a última data da ordem permitida e o estoque de segurança por planta.
  • O LN também verifica se há um material esgotado que deve ser esgotado primeiro.
  • O valor do horizonte de ATP/CTP de materiais alternativos deve ser maior do que o horizonte de materiais alternativos. Além do horizonte de ATP/CTP, o LN supõe que o material está disponível ilimitadamente.

Planejamento com materiais alternativos

O processo de planejamento baseado em ordem verifica se o estoque projetado fica acima do estoque de segurança se você usar o material padrão para preencher o requisito de material para o agrupamento de planejamento para o qual o planejamento de ordem é feito

Se o estoque projetado cair abaixo do estoque de segurança, o LN procurará uma ordem planejada firme que possa ser reprogramada para uma data anterior a fim de preencher o requisito.

Se o LN não localizar essa ordem, o LN verificará a quantidade disponível para promessa (ATP) de materiais alternativos do componente (em ordem de prioridade) em todo o agrupamento de planejamento. Se o ATP localizar um material alternativo, o requisito de material será deslocado para esse material alternativo.

Se o ATP for insuficiente, o LN gerará uma nova ordem planejada para o material padrão do agrupamento de planejamento especificado.

Se o requisito de material não puder ser preenchido a tempo, o LN gerará um sinal para avisar o planejador.

Horizonte de materiais alternativos

Para os requisitos de material em um futuro relativamente distante, o LN não verifica materiais alternativos.

Para determinar o ponto futuro em que o LN verifica a existência de materiais alternativos, utilize o campo Horizonte materiais alternat. na seção Cenários (cprpd4100m000).

Permitir vários materiais

Se a caixa de seleção Permitir múltiplos itens na sessão Lista de material (tibom1110m000) estiver marcada para a combinação específica de item e planta, o LN poderá distribuir a quantidade estimada do material por vários itens.

Por exemplo, a quantidade estimada poderá ser dividida pelo material esgotado e material padrão ou pelo material padrão e um ou mais materiais alternativos.

Se você não permitir vários itens, o LN fará uma escolha com relação a cada linha de material: o LN dá baixa no material padrão ou no material alternativo, mas não em uma combinação de dois ou mais materiais.

Para ver exemplos, consulte Pesquisar materiais alternativos e esgotados.

Restrições

As seguintes restrições se aplicam:

Números de fase

A partir de todos os itens com o mesmo nº da fase, o LN primeiro planeja os itens que podem ser usados como material alternativo para determinar o ATP desses itens.

O nº da fase de um componente de BOM deve ser igual ao nº da fase de materiais alternativos do componente. Se esses números de fase forem diferentes, o LN primeiro tentará ajustá-los para resolver esse problema. Se as BOMs e as definições de material alternativo contiverem um ciclo, a alteração do nº da fase não resolverá o problema e o LN exibirá uma mensagem de erro.

Se o LN mostrar a mensagem de erro Ciclos alternativos detectados, use a sessão Materiais esgotados e alternativos (tibom0150m000) para remover o material alternativo que provoca o problema.

Exemplo

A situação a seguir é um exemplo de um ciclo alternativo:

  • O item A tem nº da fase 0.
  • B é um material na BOM de A (B tem nº da fase 1)
  • C é um material na BOM de B (C tem nº da fase 2)
  • A é alternativa ao material C. (A deve ter o mesmo nº da fase de C, mas A tem nº da fase 0)

Muitas outras combinações podem resultar em um ciclo alternativo.

Verificações no nível de execução

É possível repetir a verificação mais tarde, depois de transferir as ordens para o nível de execução. Nesse caso, o LN verificará novamente os níveis de estoque e alterará a seleção de materiais, se necessário.