Item - Armazenamento (whwmd4100s000)

Utilize esta sessão para visualizar e realizar a manutenção dos dados de armazenamento de item.

Todos os itens a serem usados no armazenamento ou que podem aparecer em uma ordem de armazenamento possuem um registro nesta sessão.

É possível iniciar essa sessão usando a sessão Itens - armazenamento (whwmd4500m000).

É possível definir os valores padrão para esta sessão na sessão Itens - Padrões de armazenamento (whwmd4501m000).

 

Geral
Item
o código do item
Geral
Tipo de item
Uma classificação de itens usada para identificar se o item é, por exemplo, um item comprado, um item fabricado ou um item de equipamento. Dependendo do tipo de item, certas funções irão se aplicar somente a esse item.
Grupo de itens
Grupo de itens com características similares. Cada item pertence a um grupo de itens em particular. O grupo de itens é usado em combinação com o tipo de item para configurar os padrões do item.
Grupo aval. de itens
Uma entidade usada para agrupar itens para fins de avaliação de estoque. Para definir um grupo de avaliação de item, é preciso vincular um código de grupo de avaliação de item aos itens que deseja incluir no grupo de avaliação de item. Os grupos de avaliação de item e os grupos de avaliação de armazém são vinculados, por exemplo, a métodos de avaliação de estoque para avaliar as combinações de item e armazém incluídas nos grupos de avaliação de armazém e item.
Chave de busca
Uma chave de busca é uma forma alternativa de recuperar o item.
Definição de embalagem
O código de definição da embalagem. É a definição da embalagem padrão do item.

Inicialmente, quando o item é inserido, esse campo está desativado, pois não é possível inserir uma definição da embalagem antes de o item estar inserido. Após inserir e salvar um item, é possível aplicar zoom para a sessão Item - Definições de embalagem (whwmd4130m000) para criar e selecionar uma definição de pacote para o item.

Nível de alocação
O nível de alocação do estoque do item atual armazenado no armazém atual. O valor padrão é obtido do campo Nível de alocação da sessão Comprometimento de estoque (whinp2100m000).

Para um item comprado configurável, o Nível de alocação é tratado como um Item físico. Isso significa que, quando você recebe um item comprado configurável, uma unidade de gestão é gerada e as especificações, incluindo o ID da lista de opções e as alocações, são armazenadas na unidade de gestão. Para mais informações, consulte o.

Instruções da embalagem
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a definição de pacote possuirá instruções de embalagem.

Para criar instruções de embalagem, clique no botão de texto para iniciar o editor e clique em Criar na caixa de diálogo exibida.

Material perigoso
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item será perigoso, o que é uma consideração importante para armazenamento e transporte.
Classe de risco
A classe de risco aplicável ao material perigoso. Esse campo estará acessível somente quando a caixa de seleção Material perigoso estiver selecionada.

Este campo é usado para selecionar os dados para imprimir conhecimentos de embarque nacional, CMRs, documentos de frete e dados de estoque no módulo Ordens de armazém.

Excluir de contagem cíclica
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a combinação item-armazém será ignorada em caso de contagem cíclica.
Se o estoque for zero
Indica o valor com base no qual os dados de contagem cíclica deverão ser processados se o estoque registrado de um ponto de estoque se tornar zero.

Os seguintes valores de contagem cíclica estão disponíveis:

  • Contagem cíclica forçada: Os dados de contagem cíclica existentes são mantidos.

    Use a opção para forçar contagens cíclicas para um ponto de estoque se o estoque do sistema se tornar zero. Se você selecionar o valor Contagem cíclica forçada, a caixa de seleção Forçar cont. cíclica na sessão Dados da contagem cíclica (whinh5140m000) será selecionada automaticamente.

  • Contagem cíclica regular: Os dados de contagem cíclica existentes são mantidos.

    Use a opção para contagem cíclica com base no intervalo de contagem cíclica especificado na caixa de grupo Intervalo de contagem em semanas.

  • Sem contagem cíclica: Os dados da contagem cíclica existentes serão excluídos se nenhuma ordem de contagem cíclica ativa estiver presente para o ponto de estoque.

    Use a opção para remover os dados de contagem cíclica de um ponto de estoque zero. Os dados de contagem cíclica são removidos quando o registro na sessão Estoque em ponto de estoque (whinr1540m000) é excluído.

Nota
  • O valor padrão do campo é recuperado da sessão Itens - Padrões de armazenamento (whwmd4501m000).

  • Este campo estará desativado se a caixa de seleção Excluir de contagem cíclica estiver selecionada e o valor padrão estiver definido como Sem contagem cíclica.

Usar plano de reposição
Este campo fornece o valor padrão para a caixa de seleção Usar plano de reposição na sessão de detalhes de Dados item armaz. (whwmd2510m000).
Propriedade
Nível de registro

O valor padrão neste campo é obtido da sessão Item - padrões de armazenamento (whwmd4101s000).

As seguintes restrições se aplicam aos valores desta lista:

  • O valor da lista Local estará disponível se o item atual tiver controle de local.
  • O valor da lista Item físico estará disponível se unidades de gestão forem usadas no pacote Armazenamento, ou seja, se a caixa de seleção Unidades de gestão em uso estiver selecionada na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000).
  • O valor da lista Item e local físico estará disponível se o item atual tiver controle de local e a caixa de seleção Unidades de gestão em uso estiver selecionada na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000).
Prioridade de baixa

O valor padrão neste campo é obtido da sessão Item - padrões de armazenamento (whwmd4101s000).

O valor de lista Estoque sem propriedade primeiro é aplicável aos itens fabricados, aos itens comprados e aos itens genéricos que não são itens padrão por ordem (STO) personalizados. Para itens STO personalizados, é necessário selecionar o valor Livre. No entanto, esse valor não estará disponível se o valor no campo Nível de registro for Armazém.

Propriedade de devolução para armazém
Esse campo determina como lidar com a propriedade das ordens de devolução de produção. Em uma ordem de produção, o parceiro de negócios é desconhecido. Assim, Fabricação não pode ler um acordo. Em vez disso, Fabricação obtém um valor padrão do campo atual. Os seguintes valores estão disponíveis: Comportamento de propriedade
Variações
Processar var. de estoque automaticamente
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN processará Variações de estoque automaticamente.
Estoque
Dados de armazenamento
Local controlado
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item terá local controlado.

Somente itens Comprado e Fabricado podem ter controle de local.

Sistema de fornecimento padrão
O sistema de fornecimento padrão. O valor nesse campo é recuperado da sessão Item - padrões de armazenamento (whwmd4101s000).

É possível selecionar um sistema de fornecimento padrão ou usar os valores de Aplicar padrão de armazém para especificar que sistema de fornecimento padrão do armazém deve ser usado. É possível especificar o sistema de fornecimento padrão do armazém na sessão Armazéns (whwmd2500m000).

Nota

O campo não é aplicável para itens de ferramenta.

Valores permitidos

Sistema de fornecimento

  • Nenhum: É usado para item configurável comprado.

  • KANBAN: É usado para itens de estoque de chão de fábrica. Kanban não é usado para Itens de controle externo por Kanban.

  • Ordem controlada/Única: É usado para itens de submontagem.

  • Ordem controlada/Lote, Ordem controlada/SILS e Ordem controlada/Única: São usados quando a Fabricação está implementada.

  • Ordem controlada/SILS: Usado quando o Controle de montagem para Fabricação está implementado.

Usar dados de ordem de item
As configurações que determinam se os valores do item da sessão Itens - Ordem (tcibd2100m000) serão usados como valores padrão para criar itens na sessão atual e na sessão Dados item armaz. (whwmd2510m000). O valor padrão neste campo é obtido do campo Usar dados de ordem de item da sessão Itens - Padrões de armazenamento (whwmd4501m000).

Valores permitidos

Usar dados de ordem de item

Peça de kit de montagem de produto
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item poderá ser usado como parte de um kit de montagem baseado em produto.
Estoque de chão de fábrica
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item será um item de estoque de chão de fábrica.

Os itens de estoque de chão de fábrica não estão incluídos no conteúdo da ordem. Então, nenhuma transação, como backflushing, é realizada neles, no Controle de produção por encomenda e no Controle de montagem.

No entanto, os itens de estoque de chão de fábrica são parte do conteúdo da ordem, apesar de nenhuma transação ser realizada neles.

Esse é o caso quando você imprime instruções de trabalho e as seguintes condições se aplicam:

  • Os itens fazem parte das instruções de trabalho.
  • A caixa de seleção Imprimir no documento da ordem está selecionada para os itens em questão na sessão Lista de material (tibom1110m000).

Os itens poderão ser armazenados como estoque de chão de fábrica se:

  • Os custos de manutenção de estoque associados forem baixos.
  • Estão presentes na produção por encomenda.
  • As baixas não podem ser inseridas manualmente.

O único sistema de fornecimento dos itens de estoque de chão de fábrica é o KANBAN. É possível selecionar o sistema de fornecimento na sessão de detalhes Dados item armaz. (whwmd2110s000)

Se esta caixa de controle estiver limpa, o custo será baseado no uso real.

Custos anuais de manutenção de estoque
Os custos de manutenção do estoque constituem o custo de armazenamento de uma unidade de estoque de um item por um ano: esses custos incluem juros, espaço de armazenamento e risco.

Valores permitidos

Mínimo: 0

Máximo: 9999999.9999

Nota

Os custos de estoque são usados na sessão Calcular quantidade econômica da ordem (Camp) (whina2201m000).

Custos anuais de manutenção de estoque
A moeda na qual os custos são expressos, que é a moeda de referência da companhia.
Frequência de inspeção de armazenamento
A frequência de inspeção de armazenamento do item em dias.

Valores permitidos

Mínimo: 0

Máximo: 999

Valor padrão

0

É possível gerar contagens cíclicas regulares. Nesse caso, somente os itens para os quais o valor desse campo é diferente de zero serão considerados.

Dimensões
Comprimento
O comprimento do item.
Comprimento
A unidade na qual o comprimento do item é medido. Esse valor é assumido como padrão com base na unidade de comprimento definida na sessão Parâmetros de dados mestres do armazém (whwmd0100s000).
Largura
A largura do item.
Altura
A altura do item.
Espaço no chão
O espaço no chão ocupado por um item. O espaço no chão é igual à Comprimento multiplicada pela Largura do Item.
Unidade
A unidade usada para expressar o espaço no chão do container. Esse valor é assumido como padrão da Unid. área derivada definida na sessão Relações dimensionais de unidade (tcmcs1101m000).
Volume
O volume ocupado por um item. O volume é igual à Comprimento multiplicada pela Largura multiplicada pela Altura.
Unidade
A unidade usada para expressar o volume do container. Esse valor é assumido como padrão da Unid. volume derivada definida na sessão Relações dimensionais de unidade (tcmcs1101m000).
Peso
O peso do item.
Unidade
As unidades em que o peso do item é expresso.
Dados de baixa
Perc. de baixa rotatividade
O limite até o qual um item é identificado como de baixa rotatividade.

Esse valor é recuperado com base na taxa de giro do item. Intervalos de P/ índice de giro (limite superior) existem, cada um com uma Perc. de baixa rotatividade atribuída.

A sessão Executar análise de baixa rotatividade (whina6220m000) usa essas informações para atribuir a Perc. de baixa rotatividade correta aos itens.

A taxa de giro é calculada da seguinte maneira:

Taxa de giro = uso anual/estoque disponível
Baixa anual prevista
A baixa anual esperada é a quantidade do item que se espera que seja usada (baixada) por ano, expressa na unidade de estoque.

Valores permitidos

Mínimo: 0

Máximo: 999999999.9999

Valor padrão

0

Para a análise ABC dos itens com um uso histórico de, no máximo, três períodos, a baixa anual esperada é usada na sessão Executar análise ABC (whina6210m000).

A baixa anual esperada também é usada na sessão Calcular quantidade econômica da ordem (Camp) (whina2201m000).

A baixa anual esperada é atualizada na sessão Calcular previsão de demanda (whina2202m000).

Baixa anual prevista
A unidade de medida em que o estoque de um item é registrado, como peça, quilograma, caixa de 12 ou metro.

A unidade de estoque também é usada como unidade de base nas conversões de medida, especialmente para conversões relativas à unidade da ordem e à unidade de preço em uma ordem de compra ou odem de venda. Essas conversões sempre usam a unidade de estoque como unidade de base. Uma unidade de estoque se aplica, portanto, a todos os tipos de item, e também a tipos de item que não podem ser mantidos em estoque.

Método de previsão
O método de previsão determina como a demanda esperada do item no próximo período é prevista.
  • média móvel
  • amortização exponencial
  • Cálculo do ano anterior, usando o cálculo do ano anterior como uma estimativa para a demanda.
  • Demanda do último período, usando a demanda do ano anterior como uma previsão para o período consecutivo.

Esses métodos devem ser predefinidos na sessão Métodos de previsão (whina2100m000). O método de previsão é usado somente na sessão Calcular previsão de demanda (whina2202m000). Ele é usado para calcular:

Código ABC
O código ABC mostra a contribuição de cada item ao volume de vendas anual. Os itens A são itens de alto valor, enquanto os itens C são itens de baixo valor.
Código ABC inserido manualm.
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o código ABC foi inserido manualmente no campo Código ABC. O LN não calculará e substituirá, a menos que a opção adequada esteja selecionada na sessão Executar análise ABC (whina6210m000).

Se esta caixa de controle estiver limpa, o campo Código ABC não foi inserido manualmente: ele é gerado pelo sistema ou ainda não foi calculado. O código ABC será calculado pela sessão Executar análise ABC (whina6210m000).

Tópico relacionados

Método de saída
Método de saída
O método pelo qual o LN determina quais itens baixar primeiro.
Nota
  • Para alterar o método de saída, use a sessão Definir novo método de saída (whwmd3202m000).
  • Se o item for do tipo Serviço ou Custo, o método de saída Por local será obrigatório.

Valores permitidos

  • UEPS
    Usando o sistema UEPS para determinar a demanda, o estoque com a data de estoque mais recente será o primeiro estoque a ser baixado.
  • PEPS
    Usando o sistema PEPS para determinar a demanda, o estoque com a data de estoque mais antiga será o primeiro estoque a ser baixado.
  • Por local
    Usando o sistema de saída Por local para determinar a demanda, o estoque será baixado do estoque com base na prioridade de saída dos locais. A data do estoque não será levada em conta. Observe que é possível usar o método Por local para armazéns com e sem locais.
Cuidado!

Comparar o UEPS e o PEPS ao método Por local usando o UEPS e o PEPS pode resultar em um número de registros consideravelmente maior do que Por local. Isso porque para o UEPS e PEPS, os recebimentos são armazenados por data de estoque no estoque em ponto de estoque. O estoque em ponto de estoque é exibido na sessão Estoque em ponto de estoque (whinr1540m000).

Por exemplo, cinco recebimentos em diferentes datas para um item específico em um armazém específico são registrados como cinco entradas separadas com diferentes datas de estoque na sessão Estoque em ponto de estoque (whinr1540m000). Usando Por local, os mesmos recebimentos poderiam resultar em uma única entrada, desde que os itens sejam armazenados no mesmo local.

Aspectos de desempenho

O uso de métodos de saída pode resultar em um aumento significativo de registros no seu sistema e pode impactar o desempenho do sistema. Para obter informações sobre o uso de métodos de saída e limitação do crescimento dos dados e do uso dos recursos do sistema, consulte Métodos de saída

Período de prazo de validade
Período de prazo de validade
A unidade de tempo em que o prazo de validade do item é expresso.
Prazo de validade [períodos]
O prazo de validade indica o período que o item pode ser mantido no estoque.

Valores permitidos

Mínimo: 0

Máximo: 999

Rejeitar unidades de gestão
O método usado para gerir itens rejeitados durante a inspeção de armazém. É possível ajustar o valor nesse campo, mesmo se existirem linhas de inspeção não processadas.

Valores permitidos

Gestão de rejeições

Lead time de vencimento da disposição
A data e hora padrão nas quais o e estoque em quarentena fica disponível para planejamento usando Planejamento empresarial, TPOP ou SIC. O lead time de disposição será aplicável se Por data de vencimento estiver selecionado no campo Disponível para planejamento da sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000).
Lead time de vencimento da disposição
A unidade de tempo usada para o lead time de disposição.
Permitir estoque negativo
Permitir estoque negativo
Criar aviso de saída apesar da falta de estoque
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o LN permitirá que o aconselhamento de saída seja gerado mesmo que haja estoque insuficiente disponível. Para gerar o aconselhamento de saída para estoque negativo, a caixa de seleção Criar aviso de saída apesar da falta de estoque da sessão Gerar aconselhamento de saída (whinh4201m000) também deverá ser selecionada.

Se o valor do campo Permitir estoque negativo for:

  • Não, essa caixa de seleção estará indisponível.
  • Se segundo demanda, o aconselhamento de saída para estoque negativo não poderá exceder a quantidade da ordem esperada a ser recebida.
Nota

Se esta caixa de controle estiver limpa, ainda será possível criar manualmente o aconselhamento de saída usando a sessão Aconselhamento de saída (whinh4525m000) em caso de escassez de estoque.

Identificação
Lotes
Rastreabilidade do lote
Se esta caixa de controle estiver selecionada, os lotes do item serão rastreados na Armazenamento.

Será possível selecionar esta caixa de seleção somente se o item tiver controle de lote. O item terá lote controlado se a caixa de seleção Lote controlado estiver selecionada na sessão Itens (tcibd0501m000).

Tópico relacionados

Lotes em estoque
Se esta caixa de controle estiver selecionada, a funcionalidade completa de controle de lote estará disponível. Se esta caixa de controle estiver limpa, o LN não registrará o estoque de cada combinação de lote e armazém e de local. Para mais informações, consulte o Controle de lote (não em estoque).

Será possível selecionar esta caixa de seleção somente se o item tiver controle de lote. O item terá lote controlado se a caixa de seleção Lote controlado estiver selecionada na sessão Itens (tcibd0501m000).

Se esse item usar unidade de efetividade, não será possível desmarcar essa caixa de seleção, pois a unidade de efetividade usará lotes no estoque.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os seguintes campos, que são usados no cenário de alto volume, serão definidos como somente leitura e terão o valor Não aplicável:

  • Entrada lote p/ entrega direta
  • Entrada lote durante recebim.
  • Entrada lote durante transfer.
  • Registrar baixa do lote durante as-built.
Nota

Por padrão, este campo é selecionado pelo LN para itens de montagem fabricados somente se o item também tiver a unidade de efetividade ativada.

Preço lote
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível usar o método de avaliação de estoque Preço de lote (lote).

Será possível selecionar essa caixa de seleção se o seguinte se aplicar:

  • O item é controlado por lote.
  • a caixa de seleção Lotes em estoque está selecionada

Não será possível alterar a configuração dessa caixa de seleção após qualquer estoque ter chegado para o item ou após qualquer baixa ter sido feita. Nesses casos, é possível alterar o método de avaliação de estoque na sessão Alterar método de avaliação (whina1232m000).

Tópico relacionados

Ausência do lote no estoque
Entrada lote p/ entrega direta
Se o valor desse campo for Sim e a linha de ordem no ASN for uma linha de compra de entrega direta, será necessário registrar o código do lote na sessão Lotes e números de série de linha ASN (whinh3105m000).
Nota

Se você inserir um modelo no campo Modelo de registro de lotes e números de série, as configurações desse campo poderão substituir este campo.

Entrada lote durante recebim.
Se o valor desse campo for Sim, será necessário registrar os códigos de lote dos itens com controle de lote quando você receber esses itens no estoque. No entanto, o recebimento de itens que resultam de uma ordem de transferência será excluído, a menos que a caixa de seleção Entrada lote durante transfer. também esteja selecionada.

Se o valor desse campo for Sim e a caixa de seleção Gerar lotes automaticamente na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000) estiver selecionada para o tipo de ordem das linhas de ordem associadas aos itens recebidos, os códigos de lote serão gerados automaticamente para os itens recebidos.

Se a caixa de seleção Lotes em estoque estiver selecionada, este campo terá o valor Não aplicável e não poderá ser alterado.

Se o valor desse campo for Não, a opção para registrar os códigos de lote dos itens recebidos durante o recebimento não estará disponível.

Nota

Se você inserir um modelo no campo Modelo de registro de lotes e números de série, as configurações desse campo poderão substituir este campo.

Entrada lote durante transfer.
Este campo determina a necessidade de preencher as tabelas de distribuição de lote durante transferências de armazém.

Esse campo pode ter os seguintes valores:

  • Não aplicável
    A caixa de seleção Lotes em estoque está selecionada e este campo é somente leitura.
  • Sim
    O registro dos códigos de lote para ordens de transferência é obrigatório. No entanto, o impacto desse valor depende do valor do campo Entrada lote durante recebim.:
    • Se o valor do campo Entrada lote durante recebim. for Sim, o registro do lote para linhas de entrada e saída de ordens de transferência será obrigatório.
    • Se o valor do campo Entrada lote durante recebim. for Não, o registro do lote não estará disponível para as linhas de recebimento de ordem de transferência.
  • Não
    O registro do lote não esta disponível para linhas de recebimento ou de saída da ordem de transferência.
Nota

Se você inserir um modelo no campo Modelo de registro de lotes e números de série, as configurações desse campo poderão substituir este campo.

Importante!

Deixar este campo definido como Não pode afetar de forma negativa à rastreabilidade do lote.

Registrar baixa do lote durante as-built.
Este campo determina a necessidade de preencher as tabelas de distribuição de lote para baixas de itens de componente para uma ordem de produção.

Esse campo pode ter os seguintes valores:

  • Não aplicável
    A caixa de seleção Lotes em estoque está selecionada e este campo é somente leitura.
  • Sim
    Se um componente for baixado para a produção de um item serializado (origem da ordem Produção JSC), o registro dos códigos de lote será obrigatório. É possível inserir os códigos de lote na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000). Se a rastreabilidade do lote for necessária, essa entrada também resultará em uma entrada para rastreabilidade do lote. Se o componente não for um item serializado, será necessário registrar o lote durante a saída ou a expedição.
  • Não
    Não é possível registrar lotes no processo as-built. Nesse caso, é necessário registrar os lotes antes de confirmar a expedição na sessão Lotes e números de série de aconselhamento de saída (whinh4126m000) ou na sessão Detalhes de ponto de estoque da linha de expedição (whinh4133m000).
Registrar baixa do lote em serviço e manutenção
Este campo determina a necessidade de preencher as tabelas de distribuição de lote para baixas de itens em Armazenamento ou em Serviço.

Os valores desse campo determinam em qual ponto é necessário registrar os números de lote para itens de lote cuja baixa do armazém é iniciada por ordens das seguintes origens:

  • Trabalho de manutenção
  • Trabalho de manutenção (manual)
  • Serviço
  • Serviço (manual)
  • Vendas de manutenção
  • Vendas de manutenção (manual)

Para esse campo, os seguintes valores estão disponíveis:

  • Se a caixa de seleção Lotes em estoque estiver desmarcada e o valor do campo atual for Não, o registro dos números de lote baixados será realizado por Armazenamento. As informações do lote são passadas para o Serviço quando a ordem de armazém é expedida.
  • Se a caixa de seleção Lotes em estoque estiver desmarcada e o valor do campo atual for Sim, o registro dos números de lote usados em manutenção será realizado por Serviço.
  • Se a caixa de seleção Lotes em estoque estiver selecionada, caso no qual o cenário de baixo volume é usado, o valor do campo atual será Não aplicável.
Números de série
Rastreabilidade de número de série
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o número de série do item será rastreado na Armazenamento, o que permite a visualização das seguintes informações sobre os itens serializados:
  • As ordens de entrada e saída para as quais os números de série são registrados. Essas informações são exibidas na sessão Rastreabil. de números de série - visão geral (whltc5515m000).
  • As ordens de saída para as quais os números de série são registrados. Essas informações são exibidas na sessão Item - Nº série - Baixa (whltc5510m000).
  • As ordens de entrada para as quais os números de série são registrados. Essas informações são exibidas na sessão Item - Nº série - Recebimentos (whltc5511m000).
  • O número de série, a ordem de origem e outros dados por item para os itens de entrada na sessão Ordem - Nº de série (whltc5512m000).

Será possível selecionar esta caixa de seleção somente se o item for um item serializado. Um item será serializado se a caixa de seleção Serializado estiver selecionada na sessão Itens (tcibd0501m000).

Núm. de série no estoque
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cenário de baixo volume é usado, o que significa que os números de série são armazenados individualmente no estoque. É possível visualizar os números de série no estoque na sessão Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000).
Nota

Selecione esta caixa de seleção para ambientes de baixo volume nos quais o rastreamento intensivo de itens serializados durante todo o fluxo de mercadorias é necessário e no qual cada item serializado deve ser gerido individualmente.

Desmarque esta caixa de seleção para ambientes de alto volume nos quais os itens serializados não exigem rastreamento durante o fluxo de mercadorias, gestão individual e armazenamento no estoque.

Se os números de série estiverem armazenados no estoque, não será possível ativar o backflushing em Fabricação. Para mais informações, consulte o Backflush de materiais.

Por padrão, este campo é selecionado pelo LN para itens de montagem fabricados.

Importante!

Se esta caixa de seleção estiver indisponível, certifique-se de que a caixa de seleção Processamento direto da linha da ordem de armazém esteja desmarcada na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000).

Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível converter o item serializado para ele não ser registrado no estoque. Para isso, escolha Converter em não de estoque se o item tiver estoque. Assim, a caixa de seleção será desmarcada e o número de série nos registros de estoque que estão armazenados no Controle de lote serão excluídos.

Se esta caixa de controle estiver selecionada, os seguintes campos, que são usados no cenário de alto volume, serão definidos como somente leitura e terão o valor Não aplicável:

  • Entrada de número de série p/ entrega direta
  • Entrada de número de série durante o recebimento
  • Entrada de número de série durante transferência
  • Registrar baixa nº de série durante as built
  • Registrar baixa nº série em serviço e manuten.
Preço nº série
Se esta caixa de controle estiver selecionada, será possível usar o método de avaliação de estoque preço do número de série.

Será possível selecionar essa caixa de seleção se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada para o item.

O valor desse campo é obtido da sessão Item - padrões de armazenamento (whwmd4101s000).

Essa caixa de seleção está selecionada por padrão para itens provenientes da linha de montagem que devem ser armazenados no estoque, caso no qual o item:

  • Possui a caixa de seleção Núm. de série no estoque selecionada
  • Possui o sistema da ordem FAS
  • É fabricado
Nota

Por padrão, este campo é selecionado pelo LN para itens de montagem fabricados.

Ausência de números de série no estoque
Entrada de número de série p/ entrega direta
Este campo está disponível se o cenário de alto volume for usado. O cenário de alto volume será usado se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada.

Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada, o cenário de baixo volume será usado. Assim, o campo atual será somente leitura e o seu valor será Não aplicável.

Se o valor desse campo for Sim e a linha de ordem no ASN for uma linha de compra de entrega direta, será necessário registrar o número de série na sessão Lotes e números de série de linha ASN (whinh3105m000).

Entrada de número de série durante o recebimento
Este campo está disponível se o cenário de alto volume for usado. O cenário de alto volume será usado se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada.

Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada, o cenário de baixo volume será usado. Assim, o campo atual será somente leitura e o seu valor será Não aplicável.

Se o valor desse campo for Sim, será necessário registrar os números de série dos itens serializados recebidos na sessão Lotes e números de série de linha de recebimento (whinh3123m000). Se o valor desse campo for Sim e a caixa de seleção Gerar números de série automaticamente na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000) estiver selecionada para o tipo de ordem das linhas de ordem associadas aos itens recebidos, os números de série serão gerados automaticamente para os itens recebidos.

Se o valor desse campo for Não, a opção para registrar os números de série dos itens serializados recebidos durante o recebimento não estará disponível.

O registro dos números de série recebidos pode ser útil no rastreamento do que acontece com cada número de série, por exemplo, durante a inspeção. Para itens serializados que devem ser inspecionados, os números de série são copiados da sessão Lotes e números de série de linha de recebimento (whinh3123m000) para a sessão Linhas de inspeção (whinh2131m000).

É possível alterar a configuração dessa caixa de seleção, mas se o item atual possui estoque, uma mensagem sobre isso será exibida.

Entrada de número de série durante transferência
Este campo está disponível se o cenário de alto volume for usado. O cenário de alto volume será usado se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada. Esse campo pode ter os seguintes valores:
  • Não aplicável
    A caixa de seleção Núm. de série no estoque está selecionada e este campo é somente leitura ou o item não é um item serializado.
  • Sim
    O registro dos números de série para ordens de transferência é obrigatório. No entanto, o impacto desse valor depende do valor do campo Entrada de número de série durante o recebimento:
    • Se o valor do campo Entrada de número de série durante o recebimento for Sim, o registro do número de série para linhas de entrada e saída de ordens de transferência será obrigatório.
    • Se o valor do campo Entrada de número de série durante o recebimento for Não, o registro do número de série não estará disponível para as linhas de recebimento de ordem de transferência.
  • Não
    O registro do número de série não esta disponível para linhas de recebimento ou de saída da ordem de transferência.
Registrar baixa nº de série durante as built
Este campo está disponível se o cenário de alto volume for usado. O cenário de alto volume será usado se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada. Os valores deste campo determinam em qual ponto é necessário registrar os números de série para itens de componente que são baixados do armazém para a produção por encomenda fabricar itens finais em ordens de produção em Fabricação.

Para baixar itens de componente, os seguintes métodos estão disponíveis:

  • O LN aloca os itens de componente à ordem de produção sem realizar um procedimento de baixa de armazém, então nenhuma linha de saída da ordem é criada para baixar os componentes.
  • Processamento automático de armazém
    Após você liberar a ordem de produção, o LN cria uma ordem de armazenamento processada automaticamente da origem Baixa e Produção JSC.
  • Processamento manual de armazém
    O mesmo do método anterior, exceto que a ordem de armazenamento é processada manualmente.

Os valores neste campo estão relacionados ao terceiro método, o Processamento manual de armazém.

Esse campo pode ter os seguintes valores:

  • Não aplicável
    A caixa de seleção Núm. de série no estoque está selecionada e este campo é somente leitura ou o item não é um item serializado.
  • Sim
    Após a ordem de produção ser liberada, registre os números de série dos itens de componente a serem baixados na sessão Item final serial - Componentes as-built (timfc0111m000) de Fabricação.
  • Não
    Quando você processa a ordem de saída para baixar os itens de componente, é necessário registrar os números de série para o aconselhamento de saída relacionado às linhas de saída da ordem. Observe que, se você selecionar esse valor, não será possível selecionar as caixas de seleção Backflush de materiais e Processamento direto da linha da ordem de armazém na sessão Itens - Produção (tiipd0101m000). As configurações dessas caixas de seleção determinam qual método de baixa de componentes para ordens de produção é usado. No entanto, se as caixas de seleção Backflush de materiais e Processamento direto da linha da ordem de armazém estiverem selecionadas em Fabricação, não será possível selecionar esse valor.
Registrar baixa nº série em serviço e manuten.
Este campo está disponível se o cenário de alto volume for usado. O cenário de alto volume será usado se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada.

Os valores desse campo determinam em qual ponto é necessário registrar os números de série para itens serializados cuja baixa do armazém é iniciada por ordens das seguintes origens:

  • Trabalho de manutenção
  • Trabalho de manutenção (manual)
  • Serviço
  • Serviço (manual)
  • Vendas de manutenção
  • Vendas de manutenção (manual)

Para esse campo, os seguintes valores estão disponíveis:

  • Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada e o valor do campo atual for Não, o registro dos números de série baixados será realizado por Armazenamento.
  • Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver desmarcada e o valor do campo atual for Sim, o registro dos números de série usados em manutenção será realizado por Serviço.
  • Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada, caso no qual o cenário de baixo volume é usado, o valor do campo atual será Não aplicável.
Lotes e números de série
Modelo de registro de lotes e números de série
O modelo de registro de lotes e números de série. Para selecionar um modelo, aplique zoom à sessão Modelos de reg. de lotes e núm. série (whwmd4102m000).
Imprimir detalhes de ponto de estoque da linha de expedição em relatórios de expedição
Se essa caixa de seleção estiver selecionada, o LN imprimirá os códigos de lote e números de série nos documentos de expedição. Essa opção será especialmente necessária se os documentos de expedição forem impressos automaticamente.
Nota

O valor desse campo é obtido do campo Imprimir detalhes de ponto de estoque nos documentos de expedição na sessão Itens - Padrões de armazenamento (whwmd4501m000).

Essa caixa de seleção será relevante somente se os itens com controle de lote para os quais a caixa de seleção Lotes em estoque está desmarcada e para itens serializados para os quais a caixa de seleção Núm. de série no estoque está desmarcada

Se a caixa de seleção Lotes em estoque estiver selecionada, os números do lote serão sempre impressos nos documentos de expedição.

Se a caixa de seleção Núm. de série no estoque estiver selecionada, os números de série serão sempre impressos nos documentos de expedição, pois somente um item serializado está disponível para cada linha de ordem.

Unidades de gestão
Unidades de gestão em uso
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o uso de unidades de gestão estará ativado para o item. Essa caixa de seleção é selecionada automaticamente se o valor do campo Nível de registro for Item e local físico ou Item físico.

O uso de unidades de gestão é obrigatório para itens comprados configuráveis. O LN seleciona e desativa essa caixa de seleção para itens comprados configuráveis. Para mais informações, consulte o.

Controle de versão da unidade de gestão
Se esta caixa de controle estiver selecionada, as unidades de gestão usadas para o item atual terão controle de versão. As unidades de gestão para as quais a divisão está ativada podem ser definidas como com controle de versão. Se uma unidade de gestão tiver controle de versão, será possível usar a unidade de gestão após sua divisão. Para cada unidade de gestão dividida, um novo código de versão é gerado.

As unidades de gestão podem ser divididas em duas ou mais unidades de gestão, por exemplo, como resultado do aconselhamento de entrada para diferentes locais. Uma unidade de gestão com controle de versão é modificada e mantida ativa após atividades como lançamento ou baixa de estoque.

Registrar histórico de versões
Se esta caixa de controle estiver selecionada, registros de histórico serão mantidos para as versões das unidades de gestão com controle de versão do item. O histórico de versão da unidade de gestão é exibido na sessão Hist. de versão da unidade de gestão (whwmd5531m000).
Acompanhar status da unidade de gestão
Se esta caixa de controle estiver selecionada, um registro de histórico será gerado para cada alteração de status de uma unidade de gestão. O histórico da unidade de gestão é exibido na sessão Hist. de versão da unidade de gestão (whwmd5531m000).
Cross-dock dinâmico
Cross-dock dinâmico
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o cross-dock dinâmico será possível para o item.

Tópico relacionados

Quantidade mínima cross-dock
Nenhuma ordem cross-dock será gerada para quantidades inferiores a esse valor.
Nota
  • O valor definido nesse campo é usado como padrão para o campo correspondente na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000).
  • Sempre é possível criar manualmente ordens cross-dock que não são compatíveis com os valores dos campos de quantidade. Esses campos se aplicam somente à geração de ordens de cross-dock durante a liberação para armazenamento e à sessão Gerar ordens cross-dock e linhas de ordem cross-dock (whinh6200m000).
Quantidade máxima cross-dock
Nenhuma ordem cross-dock será gerada para quantidades superiores a esse valor.
Nota
  • O valor definido nesse campo é usado como padrão para o campo correspondente na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000).
  • Sempre é possível criar manualmente ordens cross-dock que não são compatíveis com os valores dos campos de quantidade. Esses campos se aplicam somente à geração de ordens de cross-dock durante a liberação para armazenamento e à sessão Gerar ordens cross-dock e linhas de ordem cross-dock (whinh6200m000).
Criar ordem cross-dock para máximo
Esse campo indica se a ordem cross-dock será gerada para a quantidade máxima de cross-dock se a quantidade solicitada da linha de saída da ordem for maior do que a quantidade definida no campo Quantidade máxima cross-dock.
Quantidade máxima cross-dockOrdem de baixa liberada ao armazémOrdem cross-dock resultante se essa caixa de seleção estiver...
... selecionada... desmarcada
100 peças120 peças100 peças-
100 peças80 peças80 peças80 peças

 

Nota
  • O valor definido nesse campo é usado como padrão para o campo correspondente na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000).
  • Sempre é possível criar manualmente ordens cross-dock que não são compatíveis com os valores dos campos de quantidade. Esses campos se aplicam somente à geração de ordens de cross-dock durante a liberação para armazenamento e à sessão Gerar ordens cross-dock e linhas de ordem cross-dock (whinh6200m000).
Fornecimento direto de material
DMS fornecido
Se esta caixa de controle estiver selecionada, o item será fornecido por DMS.
DMS após recebimento
Indica se o DMS será realizado para o item após a confirmação do recebimento.
DMS no recebimento produção (JSC)
Indica se o DMS será realizado para o item após a confirmação do recebimento de uma ordem de SFC.
DMS em estoque
Indica se o DMS será aplicado ao estoque para esse item.

 

Converter em não de estoque
Converte o item serializado em um item não registrado no estoque. Assim, a caixa de seleção Núm. de série no estoque será desmarcada e o número de série nos registros de estoque que estão armazenados na sessão Item - Números de série e armazéns (whltc5100m000) será excluído. Para obter mais informações, consulte Itens serializados em Armazenamento.
Imprimir dados de arm. de item
Inicia a sessão Imprimir dados de arm. de item (whwmd4400m000). Por padrão, o LN inicia esta sessão para imprimir o relatório.