Relatório de estoque de item para autoridades fiscais portuguesas

Na sessão Imprimir estoque de item (whwmd4400m100), é possível imprimir um relatório que atende a estas necessidades das autoridades fiscais portuguesas:

  • Um layout específico. Para isso, é necessário marcar a caixa de seleção Formato de Portugal.
  • Para os itens relevantes:

    • É indicado o estoque disponível na última data do ano anterior.
    • A categoria de produto aplicável é especificada. Consulte a tabela.
    • O estoque WIP (trabalho em andamento) disponível nessa data é adicionado à quantidade de estoque disponível de itens com a categoria de produto T - produtos e trabalho em andamento.

Para compor este relatório:

  • Para os itens relevantes, é necessário especificar a categoria de produto aplicável em um destes campos na sessão Itens (tcibd0501m000):

  • Pelo menos uma das companhias no intervalo de seleção deve estar localizada em Portugal.
  • Na sessão Imprimir estoque de item (whwmd4400m100), é necessário marcar estas caixas de seleção:

    • Trabalho em processo, se o relatório incluir itens com a categoria de produto T - Produtos e trabalho em andamento.
    • Formato de Portugal
Categorias de produto
CódigoDescrição
MMercadorias
PMatéria-prima e consumíveis
AMercadorias finalizadas e produtos intermediários
SSubprodutos, resíduos e descarte
TProdutos e trabalho em andamento

 

Formato de relatório

Por padrão, o relatório Formato de Portugal será impresso se a categoria de produto do item estiver especificada no campo Tipo de produto da sessão Itens (tcibd0501m000).

Se sua organização especificar a categoria de produto no campo Classe de produto ou no campo Linha de produto da sessão Itens (tcibd0501m000), será necessário detalhar o formato do relatório wmd440041100, intitulado Estoque de item (arquivo simples de Portugal) deve ser personalizado na sessão Report Layouts (ttadv3131s000).

Se a categoria do produto estiver especificada no:

Como o LN calcula o estoque de WIP
  1. Para os itens relevantes, recupere as ordens de produção de Controle de produção por encomenda que estão Completa ou Ativo na data de referência, mas têm baixas de material antes da data de referência. A data de referência é a última data do ano anterior, que é exigida pelas autoridades fiscais portuguesas.
  2. Para cada ordem de produção de Controle de produção por encomenda recuperada, determine a quantidade de itens finais recebidos na data de referência.
  3. Determine a quantidade de materiais baixados para fabricar os itens finais recebidos e os que ainda não foram concluídos. Esses materiais são baixados na data de referência ou antes.
  4. Calcule a quantidade de materiais necessária para fabricar os itens finais recebidos. Para calcular essa quantidade, são usadas as quantidades estimadas das ordens de produção recuperadas.
  5. Subtraia essa quantidade da quantidade de materiais baixados para os itens finais recebidos e os que ainda não foram concluídos.
Exemplo

O item A consiste em 10 componentes.

A data de referência é 28 de dezembro.

Uma ordem de fabricação para fabricar 5 itens A é criada em 12 de dezembro.

45 componentes são baixados em 16 de dezembro.

3 itens A são recebidos no armazém em 18 de dezembro.

O estoque de WIP (trabalho em andamento) é 45 - 30 = 15. 30 é o número de componentes em que consistem os três itens A recebidos.

Nota
  • Se houver estoque disponível de um item de componente com vários componentes de custo, o primeiro componente de custo será usado para determinar a quantidade ao criar transações financeiras.
  • O estoque em quarentena não é incluído ao calcular o estoque WIP (trabalho em andamento).
  • Fatores de conversão não são usados ao calcular o número de itens de componente necessários para fabricar um item final. Por exemplo, se a quantidade estimada de componentes necessários para fabricar um item final de 10 kg for 120 peças, a quantidade estimada calculada será 12 se o fator de conversão entre kg e peças não for usado.