Validação da expedição

A validação da expedição é uma etapa opcional que você pode adicionar ao fluxo de saída. É um processo que verifica se necessidades específicas do parceiro de negócios são atendidas. Para esse propósito, esse processo executa várias verificações em expedições e cargas, por exemplo:

  • As unidades de gestão necessárias estão presentes?
  • Os números de rastreamento estão presentes?
  • Os números de fornecedor estão presentes?

A validação da expedição é feita fora do LN pelo Automotive Exchange Export Manager (EXM), em que as verificações de validação foram definidas. BODs são usados para enviar as informações necessárias de expedição, carga e outros dados mestres do LN para o EXM e para retornar os resultados da validação do EXM para o LN.

O processo de validação da expedição
Passo 1.  Congelado: a validação da expedição começa

O processo de validação da expedição é ativado quando uma expedição ou uma carga é Congelado. Isso significa que as verificações de validação são iniciadas no EXM. Enquanto a validação está em progresso, o status da validação é definido como Validando.

O status da validação é exibido no campo Status de publicação na sessão Expedições (whinh4130m000) ou Cargas (whinh4140m000).

Passo 2.  Congelado: verificações concluídas e documentos de expedição impressos

Quando as verificações de validação no EXM são concluídas, o status da validação da expedição pode ser qualquer um dos seguintes:

  • Validado
    A validação no EXM foi bem-sucedida, os documentos de expedição são impressos. Veja a próxima etapa.
  • Erro de validação
    As cargas ou as expedições devem ser corrigidas no LN e as correções devem ser enviadas ao EXM. Isso redefinirá o status da validação como Validando.
Passo 3.  Confirmado: confirmar quando validado

Para validações bem-sucedidas, o status da validação é definido como Validado. O usuário pode confirmar as expedições e cargas, após o qual o EXM entrega o aviso adiantado de expedição (ASN). A melhor precisão resultante dos documentos de expedição e dos ASNs garante um processo de expedição mais econômico e eficiente.

Nota

Se o status de validação for Validando ou Erro de validação, expedições ou cargas não poderão ser confirmadas. Somente cargas ou expedições com o status Validado poderão ser confirmadas.

Configuração

Para usar a validação da expedição, é necessário marcar as caixas de seleção Congelamento obrigatório e Validação de expedição da sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000) e ativar a publicação de BOD.