Cálculo da quantidade de fornecimento, número de kanbans e demanda média diária

O LN calcula a quantidade de fornecimento padrão para ordens kanban multiplicando a quantidade de recipientes pelo número de kanbans.

O número de kanbans é especificado ou calculado pelo LN. Se for calculado, esta fórmula será usada:

número de kanbans = D * T * (1+B/100)/Q
Legenda
D Demanda média diária
T Cobertura de estoque
B Pulmão
Q Quantidade bandeja

 

Demanda média diária

A demanda média diária para itens (finais) do armazém atual é baseada nas ordens de produção Produção (JSC). Os itens fornecidos pela ordem kanban são usados para montar ou produzir os itens (finais). A demanda média diária é usada para calcular o número de recipientes kanban e a quantidade de fornecimento padrão de ordens kanban.

O valor do campo Demanda média diária pode ser especificado manualmente ou calculado. Se for calculado, o LN determinará essa demanda para o período definido pelos horizontes histórico e futuro especificados nos campos Horizonte Kanban para demanda de histórico e Horizonte para demanda futura. Para o horizonte futuro, o LN verifica as baixas planejadas para ordens de produção na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000). Baixas planejadas com uma data no passado também são incluídas. Para o horizonte histórico, o LN verifica as baixas concluídas para ordens de produção na sessão Item - Armazém - Transações de estoque (whinr1510m000).

A quantidade de demanda assim encontrada é dividida pelo número de dias calculados ou especificados no campo Cobertura de estoque.

Cobertura de estoque

Esse é o número de dias dentro dos horizontes futuro e histórico em que há produção real ou planejada no armazém atual. Por exemplo, se os horizontes futuro e histórico abrangerem cinco dias, mas houver uma produção planejada ou real em quatro dias dentro desses horizontes, a cobertura em dias será de 4. O valor no campo Cobertura de estoque é especificado ou calculado manualmente.

Pulmão

Pulmão

Quantidade do recipiente

A quantidade padrão de itens que devem ser fornecidos em um recipiente kanban. Essa quantidade é inserida manualmente.