Configuração de Kanban

O sistema de fornecimento kanban é configurado na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000). Para um armazém e item, especifique:

  • KANBAN como o sistema de fornecimento usado para abastecer o armazém com o item
  • os valores padrão para as ordens kanban
  • a máscara para o formato de etiqueta do recipiente

Geralmente, os itens são definidos como itens de estoque do chão de fábrica e os armazéns, como armazéns do chão de fábrica. Porém, o sistema kanban também permite o uso de itens de estoque não do chão de fábrica e armazéns normais.

Para definir um armazém como chão de fábrica, selecione WIP no campo Tipo de armazém da sessão Armazéns (whwmd2500m000). Para definir um item como um item de estoque do chão de fábrica, selecione a caixa de seleção Estoque de chão de fábrica na sessão Item - Armazenamento (whwmd4100s000).

Para ativar o fornecimento de itens ao armazém do tipo WIP usando o sistema de fornecimento kanban, na sessão Dados item armaz. (whwmd2110s000):

Na guia Fornecimento

  1. No campo Sistema de fornecimento, selecione KANBAN.
  2. Se o item for fornecido de um armazém, a caixa de seleção Armazém de fornecimento deve ser selecionada e o Armazém de fornecimento pode ser especificado.
  3. Se o item for fornecido por um fornecedor ou centro de trabalho, a caixa de seleção Armazém de fornecimento deve ser desmarcada. O tipo de item determina se o item é fornecido por um centro de trabalho ou fornecedor:

    • se o tipo de item for Comprado, o item é fornecido por um fornecedor. Um parceiro de negócios fornecedor e um parceiro de negócios expedidor podem ser especificados para fornecer o item. Se nenhum parceiro de negócios fornecedor e parceiro de negócios expedidor for especificado, o LN recupera o fornecedor padrão do item da sessão Itens - Parceiro de negócios de compra (tdipu0110m000)
    • Se o tipo de item for Fabricado, o item será fornecido de um centro de trabalho. O LN recupera o centro de trabalho do módulo Controle de produção por encomenda em Fabricação.

Na guia Kanban

  1. Quantidade bandeja
    A quantidade padrão que deve ser fornecida em um recipiente.
  2. Número de Kanbans
    O número de recipientes usados para abastecer a linha de montagem ou de produção. É possível também calcular o número de recipientes.
  3. Quantidade fornec.
    A quantidade padrão que deve ser fornecida para uma ordem kanban. A quantidade de fornecimento é calculada multiplicando a quantidade de recipientes pelo número de kanbans.
  4. Formato etiq.
    O código do layout usado para imprimir etiquetas para kanban.
  5. ID de kanban
    O número de identificação do recipiente. Para gerar o ID do kanban, selecione Gerar.

O número de recipientes kanban pode ser especificado manualmente ou calculado. Para calcular o número de recipientes, é preciso também especificar os seguintes campos:

  • Demanda média diária
  • Cobertura de estoque
  • Horizonte Kanban para demanda de histórico
  • Horizonte para demanda futura

Opcionalmente, você pode especificar uma percentagem no campo Pulmão. Para mais informações, consulte o Cálculo da quantidade de fornecimento, número de kanbans e demanda média diária.

Nota

Na sessão Atualização global de parâmetros KANBAN (whinh2200m100), é possível ajustar as configurações de kanban para intervalos selecionados de armazéns e itens.