A distribuição de rastreabilidade nos processos de entrada e inspeção

Receber mercadorias rastreadas do projeto em um armazém resulta em transações de estoque baseadas na distribuição de rastreabilidade subjacente da linha de recebimento relacionada.

Entrada e rastreamento

Isso resulta em uma atualização dos níveis de estoque rastreado na sessão Estoque rastreado por projeto (whwmd2560m000). A quantidade planejada da linha da ordem de entrada é atualizada na sessão Transações de estoque planejado (whinp1500m000), que também inclui os dados de rastreabilidade. Transações planejadas de estoque também são geradas para cada rastreabilidade.

Se a linha de recebimento estiver marcada para inspeção, a quantidade recebida será bloqueada. Dependendo das configurações de parâmetro, a quantidade também pode ser bloqueada para uso pelo Planejamento empresarial. Qualquer quantidade rejeitada (ou destruída) durante a inspeção de recebimento é atribuída a rastreabilidades com a última data necessária para garantir que os itens aprovados sejam atribuídos o máximo possível a rastreabilidades com a primeira data necessária para atender a demanda no prazo.

Armazéns do projeto

Para um armazém expedidor ou receptor, ou seja, um armazém de projeto ou WIP do projeto, nenhuma distribuição de rastreabilidade de linha de ordem de entrada/saída é criada. Em vez disso, os campos do projeto nas linhas de ordem de entrada/saída são usados. Porém, quando uma linha de ordem de entrada/saída é criada para um item rastreado por projeto relacionado a um armazém normal, uma distribuição de rastreabilidade é aplicável e os campos do projeto nas linhas de ordem de entrada/saída são desativados.

Distribuição de rastreabilidade da linha da ordem de entrada

Para uma linha da ordem de entrada, é possível somente visualizar os dados de distribuição de rastreabilidade, e não realizar a sua manutenção. No caso de ordens de transferência manuais, a distribuição de rastreabilidade pode passar por manutenção (manual) somente na linha da ordem de saída. Quando uma linha de transferência de saída é salva após a modificação da distribuição de rastreabilidade, a distribuição de rastreabilidade da linha de ordem de transferência de entrada muda de acordo.

Itens de custo e serviço

Para linhas de ordem com um item de serviço ou custo, também pode haver uma distribuição de rastreabilidade, mas a atribuição das quantidades recebidas desses tipos de item a linhas de rastreabilidade sempre é feita de maneira proporcional. Esses dados de distribuição de rastreabilidade são essenciais somente para alocação de custos adequada para projetos/rastreabilidades e não tem objetivo lógico, uma vez que esses itens são entidades não físicas. Ao solicitar zero peça de um determinado item de custo/serviço, também uma distribuição de rastreabilidade pode ser criada, consistindo em somente uma linha de rastreabilidade.

Recebimentos de armazém
  • Distribuição de rastreabilidade da linha de recebimento

    Ao confirmar uma linha de recebimento, o LN cria uma distribuição de rastreabilidade sob a linha de recebimento. Além disso, os dados de recebimento de distribuição de rastreabilidade são registrados para auditoria futura na sessão Auditoria de distribuição de rastreab. de linha de recebimento (whinh3579m000) se a caixa de seleção Transações de recebimento de rastreabilidade por projeto estiver selecionada na sessão Parâmetros de rastreamento de projeto (tcpeg0100m000).

    A sequência de atribuir itens recebidos a rastreabilidades é baseada das primeiras datas necessárias e nas quantidades necessárias recuperadas do Planejamento empresarial.

    Se uma linha de entrada contiver várias rastreabilidades e a quantidade recebida se desviar da quantidade solicitada, a quantidade recebida deverá ser distribuída proporcionalmente às linhas de distribuição de rastreabilidade de acordo com a prioridade determinada pela primeira data necessária como especificado no Planejamento empresarial. As linhas de distribuição de rastreabilidade são geradas quando o recebimento é confirmado.

    Às vezes, a quantidade solicitada da ordem excede a quantidade necessária total do item, resultante em uma quantidade excessiva. O excesso é determinado no Planejamento empresarial, caso em que as linhas de distribuição não possuem referência de ordem de demanda e têm uma data necessária vazia. Qualquer excesso além da quantidade necessária (não excedendo a quantidade solicitada) é atribuído às rastreabilidades na sequência da linha de rastreabilidade Qualquer excesso recebido além da quantidade solicitada é proporcionalmente distribuído às linhas de rastreabilidade com base na proporção de quantidades solicitadas

  • atualizar transações planejadas de estoque/níveis de estoque

    Ao confirmar uma linha de recebimento, as transações planejadas de estoque são atualizadas com base nas quantidades recebidas da distribuição de rastreabilidade da linha de recebimento correspondente. Assim, as transações planejadas de estoque são registradas em um nível de rastreabilidade de projeto.

    Ao confirmar uma linha de recebimento, o estoque disponível é aumentado na sessão Armazém - Estoque de itens (whwmd2515m000) De modo similar, o estoque disponível deve ser aumentado na sessão Estoque rastreado por projeto (whwmd2560m000) com base nas quantidades recebidas da distribuição de rastreabilidade da linha de recebimento correspondente

  • atribuir quantidades recebidas a rastreabilidades de projeto

    No caso de um recebimento total, parcial ou em excesso em uma linha de ordem de entrada esperada contendo várias linhas de rastreabilidade, o LN decide a quais rastreabilidades a quantidade recebida é atribuída, com base na seguinte sequência:

    1. As rastreabilidades com a primeira data necessária são recebidas primeiro, até que todas as quantidades necessárias sejam repostas.
    2. As rastreabilidades com quantidades solicitadas não repostas (e mais nenhuma quantidade necessária) são recebidas em sequência de linha de rastreabilidade.
    3. Qualquer excesso além da quantidade ordenada é proporcionalmente atribuído às rastreabilidades.

    Quando a quantidade de linha de ordem total é recebida na linha de recebimento vinculada, para cada rastreabilidade da linha da ordem, uma linha de recebimento é criada e o total das quantidades recebidas por linha de rastreabilidade é igual à quantidade solicitada

  • Ordens de reposição

    Para uma linha de recebimento confirmada, se a quantidade recebida for menor que a esperada, a diferença deve ser resolvida no Controle de compra processando a ordem de reposição criada (se permitido). Essa ordem de reposição é recebida em outra linha de entrada com uma distribuição de linha de rastreabilidade para as rastreabilidades que não foram totalmente recebidas.

    Quando a linha da ordem de reposição é recebida e confirmada, uma distribuição de rastreabilidade da linha de recebimento é criada para as rastreabilidades restantes recebidas

  • Correções de recebimento

    Você pode usar a sessão Correção de recebimento (whinh3121s000) para alterar a quantidade recebida confirmada. Aumentar a quantidade já recebida leva a uma correção de recebimento positiva. A quantidade recebida adicional é atribuída a rastreabilidades da mesma maneira que o recebimento inicial.

    1. As rastreabilidades com a primeira data necessária são recebidas primeiro.
    2. As rastreabilidades com quantidades solicitadas não repostas são recebidas em sequência de linha de rastreabilidade.
    3. Qualquer excesso além da quantidade ordenada é proporcionalmente atribuído às rastreabilidades.

    Reduzir a quantidade já recebida leva a uma correção de recebimento negativa.

    Quando a quantidade recebida é reduzida, a alteração na quantidade recebida é distribuída em todas as rastreabilidades recebidas, da seguinte maneira:

    1. Qualquer excesso além da quantidade solicitada é reduzido proporcionalmente.
    2. O excesso recebido além da quantidade necessária, mas menor que a quantidade solicitada, é reduzido em sequência de linha de rastreabilidade.
    3. Qualquer quantidade recebida restante é reduzida em sequência da última data necessária.
Procedimento de entrada - inspeção

A sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) não possui uma distribuição de rastreabilidade. O registro de quantidades inspecionadas/rejeitadas ocorre na distribuição de rastreabilidade da linha disponível sob as linhas de recebimento roladas para a distribuição de rastreabilidade da linha da ordem de entrada.

Em geral, estoque sujeito a inspeções de armazém permanecem bloqueados. De modo similar, o estoque rastreado do projeto a ser inspecionado permanece bloqueado. Após o processamento da inspeção, as transações planejadas de estoque e os níveis de estoque são atualizados de acordo, por nível de rastreabilidade.

Quantidades aprovadas são primeiro atribuídas a linhas de rastreabilidade com a primeira data necessária. Quantidades rejeitadas ou destruídas são atribuídas primeiro às linhas de rastreabilidade que possuem as últimas datas necessárias. No caso de haver quantidades excessivas, essas quantidades devem ser usadas primeiro. As quantidades rejeitadas ou destruídas são distribuídas com base nas quantidades recebidas reais da linha de recebimento (não nos valores totais da linha da ordem de entrada relacionada). As informações de rastreabilidade da linha de recebimento atualizadas são roladas para o nível da distribuição de rastreabilidade da linha da ordem de entrada.

Procedimento de saída - inspeção

A sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000) não possui uma distribuição de rastreabilidade. Não há distribuição de rastreabilidade específica relacionada ao aconselhamento de saída. Quantidades rejeitadas inspecionadas são registradas na sessão Distribuição rastreab. linha de saída da ordem (whinh2190m000).

Em geral, o estoque programado para inspeções de saída permanece bloqueado. De modo similar, o estoque rastreado do projeto a ser inspecionado permanece bloqueado. Após o processamento da inspeção, as transações planejadas de estoque e os níveis de estoque são atualizados de acordo, por nível de rastreabilidade.

Atualizar rastreabilidades da linha da ordem de saída

O campo A ser inspecionadana unidade de estoque na sessão Distribuição rastreab. linha de saída da ordem (whinh2190m000) inclui a quantidade de rastreabilidade aconselhada que já foi liberada e está sujeita a inspeção.

As seguintes condições são aplicáveis para gerir as rastreabilidades da linha da ordem de saída durante inspeções de armazém:

  • para cada aconselhamento de saída liberado, é criada uma linha de inspeção. Nesse ponto, a A ser inspecionadana unidade de estoque é definida e distribuída proporcionalmente às rastreabilidades em sequência da primeira data necessária
  • quando a quantidade aconselhada da primeira rastreabilidade é totalmente atribuída como A ser inspecionadana unidade de estoque, o restante da quantidade liberada é atribuído à A ser inspecionadana unidade de estoque da próxima rastreabilidade com a primeira data necessária, e assim por diante
  • quaisquer quantidades aprovadas são atribuídas às rastreabilidades em sequência da primeira data necessária
  • quaisquer quantidades rejeitadas são atribuídas às rastreabilidades em sequência da última data necessária. Mas no caso de entrega excessiva (quantidade aconselhada > quantidade solicitada), o excesso deve ser consumido primeiro em sequência da primeira data necessária
  • a A ser inspecionadana unidade de estoque das rastreabilidades é bloqueada para inspeção
  • ao processar um registro de inspeção, qualquer quantidade aprovada ou rejeitada é distribuída proporcionalmente somente às rastreabilidades que possuem uma A ser inspecionadana unidade de estoque. Essa A ser inspecionadana unidade de estoque é consumida pelas quantidades aprovadas e rejeitadas atribuídas à rastreabilidade. Efetivamente, a quantidade bloqueada é reduzida para a quantidade processada.