Processo CINDI

Fabricantes de automóveis usam vários conceitos/procedimentos de entrega ao pedir componentes de fornecedores, resultando em necessidades de procedimentos e informações que os fornecedores automotivos devem cumprir. Um desses procedimentos é chamado de CINDI, um procedimento amplo que consiste em quatro aspectos:

  • ID de transporte
  • Zona de distribuição/código de roteiro
  • RAN/nº KANBAN/nº do chamado de entrega
  • Ponto de consumo/ponto de destino
ID de transporte

O ID de transporte é enviado pela organização do cliente como uma instrução de expedição ao fornecedor para indicar quais entregas (cargas/expedições) devem chegar à fábrica.

O LN permite reutilizar a referência de expedição existente como o ID de transporte. Caso somente um ID de transporte seja permitido por expedição, a caixa de seleção Referência de expedição única por expedição na sessão Tipos de ordens de armazenamento (whinh0110m000) deve ser selecionada. Caso o ID de transporte não seja fornecido pelo cliente, o LN criará um ID temporário porque é obrigatório definir a referência de expedição. Porém, o ID pode ser substituído manualmente pelo ID de transporte final durante o processo de saída posteriormente. O ID temporário pode ser mantido até o status Congelado ou Expedido antes de ser substituído pelo ID de transporte final.

O usuário é responsável pela substituição oportuna do ID temporário pelo ID de transporte final (referência de expedição) no momento adequado.

Zona de distribuição/código de roteiro

O fornecedor também pode ser informado sobre os destinos mais específicos dentro da organização para os quais a entrega deve ser feita. Esses destinos são definidos como zona de distribuição ou código de roteiro. Esses são locais intermediários para os quais as mercadorias são movidas após o recebimento na doca de descarga.

Se a zona de distribuição (ou código de roteiro) for fornecida por uma organização cliente, ela sempre deverá ser usada como critério de criação de pacote. Para esse fim, um campo de referência extra é adicionado à linha de programação de vendas chamada Referência de embalagem A, que é separada pela ordem de armazém e procedimento saída e de expedição como critério ao gerar unidades de gestão durante a expedição.

Os itens/necessidades dentro de um ID de transporte destinados à mesma zona de distribuição podem ser combinados na mesma unidade de gestão. Os itens/necessidades não podem ser mesclados a outros itens/unidades de gestão destinados a outras zonas de distribuição.

A zona de distribuição/código de roteiro deve estar disponível como informação extra e ser impresso nas etiquetas e nos documentos para permitir ao pessoal do OEM imediatamente reconhecer o destino (intermediário) de uma unidade de gestão.

Ponto de consumo/ponto de destino

O ponto de consumo (POC) ou o ponto de destino (POD) é o destino final dos itens recebidos. Normalmente, é a linha de produção ou montagem em que os componentes são usados.

Se o ponto de consumo (POC) for definido pela organização cliente e, assim, registrado na programação de vendas, o POC será usado como critério de criação de unidade de gestão. Uma nova unidade de gestão é iniciada para cada POC. Como consequência, um novo campo de referência Referência de embalagem B é adicionado. O campo é recuperado da programação de vendas e pode ser visualizado usando a opção Distribuição de referência do menu Referências na sessão Linhas de ordem de saída (whinh2120m000) e a opção Distribuição de referência do menu Referências na sessão Linhas de expedição (whinh4131m000).

Quando as unidades de gestão são criadas, os elementos individuais (= exemplo de nível de embalagem mais baixo, uma caixa) criados devem conter itens destinados ao mesmo ponto de consumo/ponto de destino. Os itens somente podem ser embalados e expedidos na mesma caixa (elemento individual) se o ponto de consumo/ponto de destino da caixa e das mercadorias separadas for o mesmo.

Para fácil alocação ao POC preciso, as informações do POC devem ser impressas nas etiquetas da embalagem.

RAN/nº KANBAN/nº do chamado de entrega

O RAN (número de autorização de registro) também pode ser fornecido pela organização do cliente. Esse número pode ser usado como uma restrição adicional durante a criação das unidades de gestão mestres (= paletes de exemplo de item de embalagem de nível superior) para cenários em que somente um número de KANBAN/RAN é permitido por unidade de gestão mestre. Essas unidades de gestão mestres são chamadas de homogêneas, enquanto unidades de gestão multiRAN ou MixRAN são chamadas de heterogêneas.

As informações de RAN podem ser impressas nas etiquetas e nos documentos de expedição.