Estoque em quarentena a pagar ao fornecedor

O parâmetro Pagar ao fornecedor na sessão Parâmetros de gestão de estoque (whinh0100m000) determina a capacidade de pagamento do estoque em quarentena que cumpre as seguintes condições:

  • Origem: ordens de compra ou programações de compra
  • colocado em quarentena depois de rejeição durante inspeção de entrada

Esse parâmetro não se aplica a itens colocados em quarentena depois da inspeção de saída.

Para itens rejeitados em inspeções de entrada, a pagar ao fornecedor permite faturamento e pagamento de toda a quantidade recebida antes da conclusão dos processos de inspeção de armazenamento e quarentena. Isso evita o risco de pagamentos em atraso ao fornecedor devido a procedimentos de disposição demorados. Liquidações para mercadorias descartadas, destruídas ou devolvidas pode ocorrer depois do processamento de quarentena.

Para esse fim, o LN registra a quantidade recebida como aprovada na linha de ordem de origem quando o recebimento de compra é confirmado. O LN não atualiza a quantidade aprovada para a ordem de compra enquanto os itens são geridos na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000), Visão geral de estoque em quarentena (whwmd2171m000) ou Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000). Essas atualizações ocorrem depois de as quantidades terem sido processadas.

Depois de rejeitar o estoque na sessão Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000), o LN não gera transações de integração financeira ou ordens de reposição (em potencial).

Nota

Para itens em quarentena comprados originados de ordens de compra ou programações de compra, as opções de retrabalho e a opção de reclassificar estarão indisponíveis se o fornecedor a pagar não estiver ativado. Isso porque, se a caixa de seleção Pagar ao fornecedor for desmarcada, o fornecedor será proprietário dos itens rejeitados e as mercadorias rejeitadas não serão pagas, enquanto retrabalho ou reclassificação serão permitidos somente se o fornecedor for pago.

Usar a pagar ao fornecedor após:

  • Aceitando o estoque em quarentena com a disposição Usar como está ou Nenhuma falha encontrada, o LN não cria um novo recebimento de compra, mas cria diretamente um aconselhamento de entrada para o local de armazenamento. Se o armazém não for controlado por local, o LN armazenará diretamente o estoque aceito.
  • Descartando o estoque em quarentena, o LN não cria ordens de reposição, nem ocorre liquidação com o fornecedor nesse estágio, pois os itens foram pagos após o recebimento.
  • devolvendo estoque em quarentena ao fornecedor, a propriedade do cliente de mercadorias próprias ou consignadas não muda. Para os itens devolvidos de propriedade da companhia, o fornecedor será cobrado, pois os itens foram pagos após o recebimento.
  • Os itens de disposição no local de quarentena são avaliados de maneira idêntica aos itens nos locais de recebimento. No relatório de avaliação de estoque, os itens de disposição são listados com o valor de recebimento original.

Usando o método a pagar ao fornecedor, o usuário gere os itens da mesma maneira que o método de gestão de quarentena padrão: através das sessões Visão geral de inspeções de armazém (whinh3122m000), Visão geral de estoque em quarentena (whwmd2171m000) e/ou Disposição de estoque em quarentena (whwmd2172m000).

Para cada decisão de disposição tomada pelo usuário, algumas etapas concluídas pelo LN quando a opção pagar ao fornecedor é ativada são diferentes da gestão de quarentena sem a opção pagar ao fornecedor.