Alocação e alocação firme na Gestão de armazém

O principal objetivo da funcionalidade de alocação e alocação firme é vincular as ordens de fornecimento a ordens de demanda ou alocar estoque a uma ordem de demanda específica. Uma ordem de fornecimento, por exemplo, uma ordem de produção, contém uma quantidade de um item em particular necessário para atender uma demanda. Uma ordem de demanda é uma ordem de venda ou programação de vendas que atende à demanda do cliente.

O LN usa especificações para:

  • realizar alocação firme, em outras palavras, para vincular uma ordem de fornecimento a uma ordem de demanda
  • alocar estoque a uma ordem de demanda

Quando é criada uma ordem de demanda, o LN:

  • vincula uma especificação à ordem de demanda
  • aloca o estoque à ordem de demanda
  • atualiza a quantidade do campo Estoque alocado na sessão Estoque por especificação (whwmd2519m000) com a quantidade da ordem de demanda, mesmo que o estoque disponível seja insuficiente para preencher a ordem de demanda.

Se o estoque disponível for insuficiente para atender a uma ordem de demanda, será possível criar ordens de fornecimento ou alocar o estoque usando pulmões de alocação. Para mais informações, consulte o:

É possível também alocar estoque a ordens de demanda sem especificações. Alocar estoque sem especificações está disponível sem a funcionalidade de alocações e alocação firme. Para obter informações sobre alocação de estoque a ordens sem especificações, consulte Comprometimento de estoque.

Ordens de demanda não obtêm especificações se os termos e condições aplicáveis não permitirem o uso de alocação e alocação firme ou se a funcionalidade de alocação e alocação firme não for usada. Para obter informações sobre a configuração de alocações, alocações firmes e especificações, consulte Configurar rastreamento de demanda.

Para realizar a alocação firme de ordens de fornecimento

As ordens de fornecimento são geradas ou criadas manualmente se o estoque alocado ou não alocado for insuficiente para atender à ordem de demanda. Se uma ordem de fornecimento for gerada para a ordem de demanda, também será gerada uma especificação para a ordem de fornecimento. Essa especificação tem as mesmas características da especificação da ordem de demanda. Para mais informações, consulte o Ordens de fornecimento com rastreamento de demanda.

Quando as linhas de ordem de saída, linhas de aconselhamento de saída, linhas de expedição, e assim por diante, forem criadas para a ordem de demanda durante o processamento de armazém, são geradas especificações para essas linhas. Essas especificações obtêm as características de especificação da ordem de demanda.

Da mesma forma, as características de especificação da ordem de fornecimento são enviadas para as especificações geradas para as linhas de ordem de entrada, linhas de recebimento, linhas de inspeção ou unidades de gestão.

As configurações de parâmetro determinam se os itens recebidos por ordens de fornecimento tornam-se identificáveis no estoque por meio de unidades de gestão geradas para a linha de recebimento da ordem de fornecimento quando o recebimento é confirmado. Essas unidades de gestão obtêm especificações com características idênticas às da ordem de fornecimento. Para mais informações, consulte o Níveis de alocação do estoque.

Quando o aconselhamento de saída é gerado para a ordem de demanda, o LN dá baixa no estoque cujas características de especificação correspondem àquelas das linhas de ordem de saída da ordem de demanda. As configurações de parâmetro determinam se unidades de gestão específicas ou estoque alocado anônimo recebe baixa. Para mais informações, consulte o Níveis de alocação do estoque.

Pulmões de alocação

É possível usar pulmões de alocação para alocar estoque livre (não alocado) se houver estoque insuficiente. O estoque incluído em um pulmão de alocação está vinculado a uma especificação. Assim, o estoque com pulmão estará disponível para ordens de demanda com critérios de especificação correspondentes.

Para mais informações, consulte o Pulmões de alocação.

Nota

Diferente de ordens de fornecimento, para estoque alocado incluído em um pulmão de alocação, nenhuma unidade de gestão é gerada se o nível de alocação de estoque for o item físico. Para mais informações, consulte o Níveis de alocação do estoque.

Alterar alocações

É preciso alterar uma alocação de estoque, por exemplo, se a ordem para a qual o estoque está alocado for cancelada. Para alterar uma alocação, é preciso usar uma ordem de alteração de alocação.

Determinar o estoque não alocado disponível

O estoque disponível não alocado será calculado no LN. Para mais informações, consulte o Para calcular o estoque não alocado disponível

Níveis de alocação do estoque

Os níveis de alocação de estoque determinam se o estoque alocado é identificável e rastreável no armazém por meio de unidades de gestão ou está meramente registrado como estoque alocado.

Para mais informações, consulte o Níveis de alocação do estoque.