Para atualizar o armazém administrativo

Em vários cenários de VMI, a parte que gerencia o Armazém VMI ou estoque em consignação define o armazém como um armazém normal no seu sistema. A outra parte, que possui o estoque no armazém, ou é responsável pelo planejamento de fornecimento, não precisa registrar cada atividade envolvida na gestão do armazém. Para fins de planejamento de fornecimento ou faturamento, essa parte está satisfeita com uma simples visão geral dos níveis de estoque e, portanto, define o armazém como um armazém administrativo em seu sistema ERP.

Se o cliente gerenciar o armazém, o armazém será definido como um armazém administrativo no sistema ERP do fornecedor. Se o fornecedor gerenciar o armazém, o armazém será definido como um armazém administrativo no sistema ERP do cliente.

O armazém administrativo deve ser atualizado com os níveis de estoque do armazém "real" regularmente. A frequência e o nível de precisão necessário dessas atualizações dependem do cenário de VMI aplicável. Para mais informações, consulte o Visão geral dos cenários de negócio VMI.

No armazém administrativo do fornecedor, os recebimentos normalmente são registrados por meio de ordens de transferência ou mensagens de entrega de recebimento após os recebimentos no armazém real serem realizados.

Os consumos são registrados por meio de registros de consumo acionados por mensagens de consumo do cliente. Ao processar os registros de consumo, o LN inicia o faturamento, se aplicável, e reduz o estoque do armazém administrativo. Para registrar a redução de estoque, o LN cria uma ordem de venda do tipo Vendas (manual) e uma expedição, que pode ser visualizada na sessão Item - Armazém - Transações de estoque (whinr1510m000) e Consumos do estoque (whina1514m000). Para mais informações, consulte o Gestão de consumo de estoque.

O armazém administrativo do cliente é atualizado pelos recebimentos automáticos acionados pelas mensagens de entrega de recebimento após os recebimentos serem realizados no armazém real. Os consumos são registrados através de baixas para linhas de saída da ordem com base na ordem de produção ou de venda originada do cliente. Para mais informações, consulte o Método de atualização do estoque e Registros de consumo.

Método de atualização do estoque

No campo Método de atualização do estoque da sessão Termos e condições de logística (tctrm1140m000), os seguintes métodos para atualizar o armazém VMI estão disponíveis:

  • Recebimentos e consumos
  • Saldo de estoque
  • Recebimentos,consumos e saldo de estoque
  • Saldo de estoque como consumo
Recebimentos e consumos

Selecionar essa opção ativa os seguintes campos, que controlam como os recebimentos e consumos no armazém VMI atualizam os níveis de estoque do armazém administrativo:

Ainda, no sistema ERP do fornecedor, um registro de consumo é criado quando o Armazém VMI é reabastecido. Para mais informações, consulte o Gestão de consumo de estoque.

Processo de recebimento

As opções do campo Processo de recebimento determinam como os recebimentos no armazém VMI são atualizados no armazém administrativo:

Saldo de estoque

Não utilizado na versão atual.

Recebimentos,consumos e saldo de estoque

Os níveis de estoque são atualizados com base nos recebimentos e consumos completos e em um relatório de estoque. Este último é usado principalmente para fins de reconciliação. Observe que a mensagem de saldo de estoque não é usada na versão atual.

Ainda, no sistema ERP do fornecedor, um registro de consumo é criado quando o Armazém VMI é reabastecido. Para mais informações, consulte o Gestão de consumo de estoque.

Saldo de estoque como consumo

Não utilizado na versão atual.