Alteração da propriedade com base no consumoSe a alteração de propriedade for baseada em consumo, de acordo com o contrato firmado entre o fornecedor e o cliente, a propriedade das mercadorias muda do fornecedor para o cliente quando o cliente consome os itens para produção ou venda. Depois de o cliente se tornar o proprietário, ele deve pagar pelas mercadorias. Baixas de itens consignados do armazém VMI envolvidos em transferências de armazém podem ou não ser consumos que façam a propriedade das mercadorias mudar do fornecedor ao cliente. Para obter informações sobre a atualização do armazém administrativo com detalhes de consumo, consulte Gestão de consumo de estoque e Para atualizar o armazém administrativo. Para obter informações sobre a atualização do armazém VMI "real" ou administrativo do cliente, consulte Registros de consumo e Para atualizar o armazém administrativo. Critérios de consumo Normalmente, o contrato entre o fornecedor e o cliente determina se uma baixa de armazém é um consumo. No campo Uso na transf. do armazém da sessão Termos e condições de logística (tctrm1140m000), é possível especificar se uma transferência de armazém é um consumo. Para baixas de armazém não cobertas por contratos, é possível especificar se uma baixa é um consumo:
Por exemplo, se o campo Uso na transf. do armazém da sessão Termos e condições de logística (tctrm1140m000) for definido para Somente entre agrupamentos e o estoque consignado for transferido do armazém VMI para outro armazém dentro do mesmo agrupamento antes do consumo, o fornecedor continua sendo o proprietário. Se o estoque for transferido do armazém VMI para um armazém de chão de fábrica em outro agrupamento para produção, essa transferência é um consumo e, portanto, o cliente se torna o proprietário. Registros de consumo Se a baixa for um consumo de acordo com o parâmetro Uso na transf. do armazém, o LN criará um registro de consumo quando a ordem de saída para a qual as mercadorias receberão baixas para consumo for criada. Os registros de consumo são exibidos na sessão Consumos consignados (whwmd2551m000). O registro de consumo é atualizado quando a expedição contendo as mercadorias consumidas é confirmada ou se nenhum procedimento de expedição tiver sido definido para as linhas de ordem de saída, quando o aconselhamento de saída é liberado. O status do registro de consumo então muda de Alocado para Utilizado. Os registros de consumo são vinculados à ordem de compra e ao recebimento para o qual as mercadorias consumidas foram recebidas originalmente no armazém. O LN usa essas informações junto aos registros de propriedade de expedição ou registros de propriedade de aconselhamento de saída para criar:
Para obter mais detalhes sobre o aconselhamento de saída ou registros de propriedade de expedição, consulte Propriedade de acons. de saída (whinh4128m000) e Propriedade da linha de expedição (whinh4138m000). O preço de compra que o cliente deve pagar ao fornecedor é determinado pela configuração do campo Det de preço c/ base em da sessão Termos e condições de ordem (tctrm1130m000). Para obter informações sobre como o LN decide que estoque deve ser baixado, consulte Para determinar o estoque a ser baixado. Nota Se uma baixa para um consumo for realizada no lado de vendas, ou seja, no armazém administrativo do fornecedor, o LN criará um registro de consumo na sessão Consumos do estoque (tdsls4140m000). Para mais informações, consulte o Gestão de consumo de estoque.
| |||