Planejamento por fornecedor

O cliente recupera os componentes do estoque que é de propriedade e gerenciado pelo cliente. O fornecedor é responsável pelo planejamento de fornecimento. Portanto, o fornecedor determina os níveis de estoque no armazém, mas não continua sendo o proprietário financeiro das mercadorias.

O Armazém de VMI é modelado como um armazém normal no sistema ERP do cliente, uma vez que realiza a gestão de armazém. Além disso, o cliente é o proprietário das mercadorias. Para ativar o planejamento de fornecimento adequado, o armazém de VMI é modelado como um armazém administrativo no sistema ERP do fornecedor. A vantagem para o fornecedor é que ele pode alocar mercadorias aos seus clientes no último momento, aumentando a flexibilidade e a confiabilidade.

Assim como no cenário de VMI total, neste cenário, o planejamento de fornecimento é baseado no reabastecimento do nível de estoque mínimo/máximo ou em um planejamento de fornecimento mais detalhado, em que o fornecedor deve comprometer-se com as quantidades de fornecimento programadas.

Passo 1. O cliente envia o consumo planejado ao fornecedor

O cliente envia o consumo planejado ao fornecedor

Passo 2. O fornecedor planeja o fornecimento

O fornecedor planeja o fornecimento

Passo 3. O fornecedor reabastece o estoque do cliente

O fornecedor reabastece o Armazém de VMI conforme necessário.

O cliente registra o recebimento das mercadorias no armazém de VMI.

Para notificar o fornecedor sobre os recebimentos, o cliente envia a mensagem RosettaNet-XML Relatório/recebimento de estoque ao fornecedor. Essa mensagem aciona um recebimento de estoque para atualizar os níveis de estoque nos armazéns administrativos do fornecedor, o que permite ao fornecedor realizar adequadamente o planejamento de fornecimento.

Outros meios de comunicação também são usados, caso em que os recebimentos são inseridos manualmente no armazém administrativo do cliente e no armazém administrativo do fornecedor. As quantidades recebidas são inseridas na programação de compra do cliente para cada fornecedor.

Passo 4. O fornecedor envia a fatura ao cliente

Uma vez que o cliente é proprietário dos componentes no recebimento, o fornecedor fatura o cliente a intervalos regulares; autofaturamento pelo cliente não é praticável nesse cenário.

Passo 5. O cliente realiza a baixa do estoque

O cliente realiza a baixa de componentes para produção ou vendas, uma vez que é responsável pela gestão de armazém para o armazém de VMI.

Passo 6. O cliente notifica o fornecedor de baixas

O cliente notifica o fornecedor de baixas de estoque por meio da mensagem RosettaNet-XML Distribuir relatório de estoque. O fornecedor precisa dessa informação para efetivamente realizar o planejamento de fornecimento.

Passo 7. O cliente paga o fornecedor

O cliente paga o fornecedor.